Aprenda a identificar informações para surpreender seu paladar com um bom vinho.| Foto: Pexels
  • Por Frères Gastronomia
  • 20/11/2023 10:30
  • Atualizado em 17/11/2023 às 11:22
Ouça este conteúdo

Se você gosta de um bom vinho, mas é iniciante na arte de degustar, escolher um bom vinho pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, quem nunca se deparou com diversas garrafas e marcas e diversos tipos de uvas no mercado? Pensando nisso, para facilitar esta escolha compomos este guia com 6 dicas fundamentais que vão facilitar suas compras e vão entregar um sabor surpreendente para seu paladar. Confira!

6 dicas para escolher vinhos

Um bom vinho é uma bebida que serve para diversos momentos. Sejam reuniões entre amigos, família, colegas de trabalho e diversas outras comemorações. Se você quer surpreender a todos com um bom vinho, confira as dicas a seguir!

  • Conheça os diferentes tipos de uvas

Entender um pouco sobre as diferentes uvas usadas na produção de vinhos é como dar o primeiro passo rumo a uma escolha mais acertada quando se trata de vinho. A razão é simples: cada tipo de uva tem suas próprias características únicas, e ao conhecê-las, você já terá uma boa ideia do que esperar em termos de cheiro, sabor, intensidade e corpo do vinho que está prestes a degustar.

Exemplo prático:  Se você conhece o perfil de diferentes uvas, saberá que vinhos feitos com uvas como Cabernet Sauvignon, Tannat e Malbec tendem a ser mais encorpados, com mais taninos e um teor alcoólico mais alto. Enquanto isso, vinhos tintos produzidos com Pinot Noir e Carménère costumam ser mais leves, frutados e com menos taninos.

  • Rótulos que indicam a ocasião

Existem alguns rótulos que indicam a ocasião adequada para a escolha da abertura do vinho. Mas, se você não encontrar, sugerimos seguir as seguintes escolhas:

  • Almoço ao ar livre e piquenique: Vinhos leves, como brancos não envelhecidos em barris de madeira, rosés frisantes e espumantes. 
  • Jantares e eventos noturnos: Escolha um espumante para harmonizar com aperitivos. Em seguida, escolha uma garrafa que harmonize com o prato principal.
  • Sobremesa: Escolha um vinho mais doce e licoroso.
  • Selecione o vinho indicado para cada prato

Todos sabemos que não adianta escolher um vinho caro ou um vinho bom se o prato não combinar com o sabor do vinho. Inclusive, uma boa harmonização faz com que a experiência gastronômica seja ainda maior.

Para simplificar, aqui estão algumas dicas que irão te ajudar a encontrar o vinho certo para sua harmonização com o prato principal:

  • Peixes, Frutos do Mar e Carnes Brancas: Esses pratos costumam se dar super bem com vinhos brancos como Sauvignon Blanc ou Chardonnay. E se você é fã de rosés e espumantes, também pode seguir por esse caminho. Mas, atenção, evite pratos muito apimentados, pois isso pode atrapalhar a harmonização.
  • Carnes Vermelhas e Mais Gordurosas: Agora, quando o assunto são as carnes vermelhas, é hora de pensar em vinhos tintos mais encorpados, como um bom Malbec e Tannat. Esses vinhos têm a robustez necessária para enfrentar os sabores intensos da carne.
  • Sobremesas: Devido à sua doçura, as sobremesas pedem vinhos igualmente doces, como o Vinho do Porto e outros vinhos fortificados. Essa combinação doce com doce cria uma harmonização que surpreende sem enjoar!
  • Considere o clima

Escolher o vinho conforme o clima é uma tarefa essencial para melhorar a experiência. Inclusive, diversos vinhos são voltados para degustação em diferentes estações do ano.

  • Dias mais frios (Outono e Inverno): Nestes momentos,  é interessante escolher vinhos que trazem aquela sensação gostosa de calor para o corpo. É hora dos vinhos encorpados com uma graduação alcoólica mais elevada, como os tintos feitos com a uva Malbec, Cabernet Sauvignon, Tempranillo, e por aí vai. 

Se você é fã de vinhos brancos, procure os que passaram um tempo em barricas de carvalho, por costumarem ser mais intensos, com aquela pegada de inverno.

  • Primavera e Verão: Quando o calor chega, é hora de buscar vinhos mais leves e frescos para combinar com o clima ensolarado. Espumantes, vinhos brancos e rosés são os reis da estação. Eles são leves, frutados, com aquela acidez refrescante perfeita para apreciar na beira da piscina ou na praia. 

Se você prefere tintos, vá de Pinot Noir, eles têm menos taninos e são mais leves, uma ótima escolha para os dias quentes.

  • Opte por vinhos D.O.C. e rótulos premiados

Quando você está começando no mundo dos vinhos e quer garantir que está adquirindo uma garrafa de qualidade, fique de olho nos vinhos com a sigla D.O.C. (Denominação de Origem Controlada) no rótulo. Esses vinhos são produzidos seguindo regras rigorosas da região onde são feitos, passando por avaliações de qualidade.

Além disso, buscar vinhos que receberam altas pontuações de especialistas e guias famosos, como Jancis Robinson e Robert Parker, pode ser uma boa indicação de qualidade.

No entanto, lembre-se sempre de considerar seu próprio gosto ao escolher um vinho, pesquisando rótulos em sites de avaliação como o Wine Searcher para encontrar vinhos que se adequem às suas preferências pessoais. Afinal, a melhor experiência com vinho é aquela que agrada o seu paladar.

  • Compre em estabelecimentos especializados

Quando você está buscando orientações sobre como escolher vinho, seja branco, tinto ou de qualquer tipo, é uma boa prática fazer suas compras em lugares especializados, como adegas, lojas online especializadas em vinhos ou supermercados que oferecem uma ampla seleção de rótulos. Isso lhe dará acesso a uma variedade maior de opções e a oportunidade de experimentá-las gradualmente.

Dica prática: Se não houver um especialista para lhe orientar na escolha do vinho, você pode recorrer a avaliações disponíveis na internet. Muitas vezes, essas avaliações fornecem informações detalhadas sobre as características de cada rótulo, ajudando você a compreender melhor as nuances e fazer uma escolha informada.

Veja também | Guia do Vinho Francês: Conheça as vinícolas e 8 sugestões de combinação

Lembre-se: A dica mais importante na hora de ajudar você a escolher os seus vinhos é experimentar e testar diversas opções. É treinando nosso paladar que vamos aprendendo a complexidade deste universo.

E se você quiser experimentar um bom vinho harmonizado com uma culinária afetiva, o Frères Gastronomia, é referência na cidade de Curitiba. Além de trabalhar com a culinária internacional e regional, o restaurante entrega uma experiência que você não irá encontrar igual na cidade: sabor combinado de pratos e vinhos que despertam memórias afetivas.

O Frères está localizado na área gourmet do Park Shopping Barigüi e tem horário de atendimento de Segunda a Sábado das 10h às 22h e no Domingo das 12h às 22h.

Embarque em uma experiência que combina perfeitamente o vinho com a alimentação no Frères!