A importância do calendário vacinal na infância e adolescência
O calendário da vacinação é um documento bastante importante, e deve ser seguido em todas as fases da vida. As vacinas devem ser tomadas na idade correta e o reforço das doses feitos respeitando o intervalo mínimo. Assim o organismo é estimulado a produzir os anticorpos necessários para se proteger de determinadas doenças.
Os bebês são ainda mais vulneráveis, por isso, é essencial seguir a risca o calendário de vacinação que é proposto de acordo com os meses. E a família também pode contribuir com esta proteção estando adequadamente imunizada.
O Brasil apresenta um dos maiores e melhores programas de vacinação do mundo e já conseguiu erradicar diversas doenças. Infelizmente nos últimos anos, a adesão ao calendário reduziu e algumas doenças erradicadas, voltaram a aparecer. Por esse motivo, é um compromisso de todos cuidar do cumprimento do calendário vacinal para o bem da saúde de toda a comunidade.
O Calendário de Vacinação é diferente do “Programa Nacional de Imunização”. O “Calendário Vacinal” apresenta todas as vacinas que a pessoa deve tomar, sendo elas oferecidas ou não pelo serviço público, já o “Programa Nacional de Imunização” apresenta somente as vacinas oferecidas nas unidades públicas de saúde.
Em caso de dúvidas se você tomou ou não determinada vacina, a melhor conduta é tomá-la novamente. Essa medida não traz nenhum mal à saúde. Não podemos permitir que doenças já erradicadas e que causaram epidemias de saúde na história mundial retornem por falta de vacinação! A vacina está disponível, é segura e eficaz.
Quais as diferenças entre as vacinas dos Postos de Saúde e as da Rede Particular?
Essa é uma dúvida muito comum e que preocupa os pais.
As vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunização, são aquelas contra doenças que oferecem riscos à saúde pública. Na rede privada, as vacinas tanto do programa como as que não fazem parte, ficam disponíveis o ano todo.
As vacinas oferecidas na rede pública são de ótima qualidade e garantem a imunização. A diferença das vacinas oferecidas na Rede Privada, é a redução da ocorrência de reações vacinais, em virtude da possibilidade da oferta de versões acelulares e combinadas.
As vacinas podem ser produzidas das seguintes formas:
- Agentes atenuados (vivos e menos agressivos)
- Agentes inativados (mortos ou parte dos agentes)
- Conjugadas (mais de uma vacina na mesma aplicação)
As vacinas de agentes atenuados são as que “podem” oferecer mais reações, e exigem cautela na administração em grupos de risco, imunodeprimidos e gestantes como exemplo.
Para saber mais sobre vacinas e o calendário vacinal acesse o site www.vacinas.com.br
Os diferenciais que você encontra no Frischmann Aisengart
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância do calendário vacinal e também da importância de vacinar seus filhos, não podemos deixar de citar que no Frischmann Aisengart cada paciente encontra atendimento diferenciado, tranquilidade e a certeza de que todas as vacinas são armazenadas e aplicadas obedecendo um rígido padrão de qualidade.
O Frischmann Aisengart tem a preocupação em ser um agente promotor de saúde para a população e possui três unidades de vacinação onde você pode tirar suas dúvidas e realizar uma avaliação na sua carteirinha de vacinas. As unidades de vacinação estão localizadas no nos bairros Alto da XV, Batel e Xaxim, em Curitiba.
Acesse o site www.labfa.com.br, confira os endereços das unidades e verifique qual está mais próxima de você!