Você sabe qual a importância da pesquisa de clima organizacional para sua carreira e para a qualidade do seu tempo durante o trabalho?
Pesquisa de clima organizacional
A Gazeta do Povo, um dos maiores jornais do país, faz regularmente uma pesquisa de clima organizacional que traça o índice de satisfação dos colaboradores com o ambiente laboral. Esse trabalho identifica quais são as oportunidades de melhoria e os pontos positivos na visão deles em relação a relacionamentos organizacionais, lideranças, desenvolvimento profissional, remuneração e benefícios.
Naflali Oliveira, gestora de tráfego do time de Operações Comerciais e Publicidade, explica: “as pesquisas de clima organizacional são importantes para a empresa compreender a satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho e promover ações internas nos apontamentos de melhoria.”
Esse não é o único benefício da aplicação dessa pesquisa. Confira outras:
Aumenta o engajamento da equipe
A ferramenta identifica fatores que fortalecem ou prejudicam o engajamento dos colaboradores. “Essa voz que nos é dada e a transparência do processo traz o sentimento que juntos somos mais fortes e nos dá orgulho de vestir a camisa da empresa”, conta Elves Silva, responsável pelos vídeos publicitários produzidos pela Gazeta.
Melhora a produtividade e performance individual
O clima organizacional influencia diretamente na felicidade e satisfação dos colaboradores. Com base nas informações levantadas na pesquisa, os líderes estimulam um ambiente cada vez melhor para trabalhar.
Retém talentos, reduz a rotatividade e absenteísmo
A pesquisa ajuda a aperfeiçoar ações para promoção de saúde mental dos colaboradores, evitando situações que podem provocar o adoecimento e a rotatividade. Ao ouvir os colaboradores, a empresa tem possibilidade de ampliar ações para criar um clima saudável para o desenvolvimento de performance.
Cristiano Cândido, Gerente de Planejamento, Operações Comerciais e Publicidade, afirma que a empresa realmente aplica as melhorias que identificam nas respostas dos colaboradores: “os colaboradores participam todos os anos do Fale Francamente, que mostra para a empresa onde ela deve investir para corrigir essas questões de clima. A diretoria leva muito a sério o resultado da pesquisa e coloca em prática o que observa que pode ser melhorado. Por isso, há grande seriedade sobre o sigilo de todos que respondem, para que se sintam à vontade e de fato falem francamente.”
Case de sucesso: pesquisa de clima do GRPCOM
De acordo com os resultados obtidos nas últimas pesquisas, a Gazeta do Povo percebe que é vista pelos seus colaboradores como um ambiente de meritocracia, autonomia, autogestão, empatia, em que colaboração e amizade prevalecem, e onde politicagem e intrigas para obtenção de vantagens não têm vez.
“Na Gazeta do Povo, há transparência, flexibilidade, boa liderança e liberdade de expressão. Podemos sugerir e falar abertamente. Sinto orgulho da empresa e dos produtos dela, isso é um sentimento muito forte que me mantém motivada a trabalhar muito tempo aqui”, relata a designer sênior Kamila Bontorin.
Trabalhe em uma empresa que ouve todos os envolvidos para melhorar sempre. Venha ser uma voz ativa em um dos maiores jornais do Brasil, confira as vagas disponíveis na Gazeta do Povo.