O porcelanato é um material moderno extremamente durável e resistente, que pode ser aplicado em qualquer ambiente, imóveis residenciais e comerciais. Por isso, vale muito a pena conhecer os tipos de porcelanato mais procurados e entender como utilizá-los no seu apartamento.
O principal aspecto do material é a versatilidade. O porcelanato pode ser encontrado no mercado em diferentes modelos e acabamentos, e você pode brincar com a criatividade para combinar tonalidades e formatos. O resultado é um espaço sofisticado e com a sua personalidade.
Outra característica do porcelanato é que ele não mancha com facilidade, já que absorve apenas 0,5% da água: porosidade quase nula. Limpeza e manutenção diária se tornam atividades simples e práticas.
Também é fundamental avisar que o porcelanato é feito com dois tipos de rejunte: o bold, que é mais clássico, e o retificado, mais moderno. A diferença está no formato das bordas. Enquanto o bold é arredondado, o retificado é reto, com menor espessura de rejunte. A vantagem do retificado é que as divisões entre as peças ficam quase imperceptíveis.
Tipos de porcelanatos mais procurados e suas aplicações
O porcelanato, por ser muito versátil, é vendido em pelo menos quatro tipos principais de acabamento, que atendem necessidades diferentes. Antes de comprar, faça um pequeno estudo para saber qual tipo encaixa melhor no seu projeto.
A G. Baraldi Revestimentos, referência em pisos e revestimentos há 26 anos, tem a opção de porcelanato perfeita para o seu imóvel.
Porcelanato polido
O porcelanato polido é aquele de superfície lisa e brilhante. Como são mais escorregadios, costumam ser indicados para ambientes secos e internos, como salas, quartos e corredores. Não são a melhor aposta para cozinhas, banheiros e espaços externos.
Porcelanato acetinado
O revestimento acetinado é aquele que não possui brilho (matte). Oferece uma sensação de aconchego e é pouco escorregadio. Essas características fazem com que o material possa ser aplicado em qualquer piso ou parede de ambientes internos. Também é muito indicado para cozinhas, já que minimiza o risco de quedas por não ter superfície lisa.
Porcelanato natural
O porcelanato natural tem superfície com acabamento matte, o que o torna resistente e menos escorregadio. Por outro lado, apresenta texturas um pouco rústicas, que combinam melhor com áreas comerciais ou ambientes externos.
Porcelanato rústico
Porcelanatos com textura rústica têm superfície irregular e antiderrapante. É indicado para ambientes externos, descobertos e com contato direto com água. Áreas com piscina, garagens, rampas, banheiros, calçadas e escadarias são alguns exemplos.
Porcelanato em 3D
Como muitos outros tipos de materiais, o revestimento em porcelanato também pode ser utilizado para montar painéis tridimensionais. O projeto é feito com diferentes acabamentos e, com uma boa luminosidade, pode criar jogos de luz e sombra em qualquer ambiente do apartamento. Uma experiência única para você e seus convidados.
Para facilitar ainda mais a sua escolha, a G. Baraldi Revestimentos oferece atendimento personalizado e desenvolvimento de projetos exclusivos, tudo feito para que você tenha o melhor resultado.
Clique aqui para conferir o endereço da loja, entrar em contato ou tirar dúvidas.