A sua empresa faz benchmarking? Se a resposta é negativa ou você não sabe o que é isso, saiba que essa é a análise de concorrência, processo de pesquisa e análise importante e que traz várias informações que podem mudar a forma como você faz negócios.
Veja abaixo como fazer uma análise de concorrentes eficiente e que ajude a melhorar os processos da sua empresa.
O que é análise de concorrência?
A análise de concorrência é uma forma de monitorar empresas do mesmo segmento e público que o seu negócio. Por meio dessa análise, sua empresa está ciente do que os concorrentes estão implementando, quais são os diferenciais deles, os pontos positivos e negativos, além dos valores.
É a partir desses dados que você entende o que o seu negócio precisa para se destacar da concorrência, seja no atendimento, nos serviços, nos preços, na variedade de produtos ou nas formas de pagamento. A análise de concorrência possibilita identificar riscos e oportunidades para impulsionar vendas.
Saiba como fazer uma pesquisa de mercado.
Como fazer análise de concorrência?
Para fazer essa análise, você precisa:
- Definir quem são seus concorrentes;
- Estabelecer os objetivos;
- Definir critérios;
- Escolher os métodos de pesquisa.
Por exemplo, você tem uma distribuidora de embalagens de papel e quer ter uma cartela de clientes maior. Então, você procura por empresas concorrentes que vendem para o mesmo público, restaurantes e deliveries de pequeno porte. Você lista os seguintes objetivos: entender a satisfação dos clientes com os serviços, observar a gama de produtos e a qualidade deles, verificar a velocidade de entrega e os preços.
Depois, você procura pelas empresas em sites de avaliação, analisa os feedbacks e anota os motivos recorrentes dos elogios e das reclamações; acessa os catálogos de produtos; procura por benefícios ou programas de vantagens; e confere os prazos de entrega. Por fim, você analisa os pontos que faz o concorrente ser melhor ou pior que a sua empresa e cria planos de ação para melhorar os seus serviços.
Por que a análise de concorrência é importante?
Por meio da análise de concorrência, fica clara a posição da sua empresa em relação aos concorrentes. Você pode estar bem atrás em diversos quesitos sem nem perceber. Por isso, é muito importante acompanhar as novidades do seu nicho e ficar de olho no que os “rivais” estão fazendo.
Consequentemente, você tem um entendimento maior do mercado, possibilitando aumento nas vendas, no faturamento, maior autoridade e reconhecimento.
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A melhor forma de você realizar uma boa análise de concorrência é com uma consultora capacitada, como a GGV Inteligência em Vendas. A empresa realiza consultorias em abertura de empresa, pesquisa de mercado, estudo de viabilidade, vendas, atendimento ao cliente e muito mais.
A inteligência de mercado é o pilar para embasar a metodologia das pesquisas da GGV. Foram mais de 1.200 pesquisas em todo o Brasil e mais de 700 empresas atendidas no Brasil, na China e na Inglaterra.
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