No Brasil, somente em 2022, foram abertas mais de 1,3 milhão de empresas até o momento. Segundo uma pesquisa da CONAJE (Confederação Nacional dos Jovens Empresários) com 6.000 empresários, entre 18 e 39 anos, os empreendedores brasileiros têm as seguintes motivações para abrir um negócio:
- 25% sonham com o próprio negócio;
- 25% vão atrás de uma oportunidade;
- 18% querem mais independência;
- 12% viram oportunidade no negócio da família;
- 11% querem flexibilidade de horários;
- 9% têm necessidade de uma fonte de renda.
Você se identificou com alguns deles? Ficamos felizes que sim e incentivamos o sonho dos empreendedores brasileiros, mas alertamos que é preciso ter cuidado no momento de começar um negócio. Abrir uma empresa é algo sério e não pode ser fruto de uma decisão tomada impulsivamente.
Números alarmantes para novos empreendedores no Brasil
Apesar do alto número de novas empresas, muitas não passam dos primeiros anos. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), uma em cada cinco empresas fecham em menos de um ano de operação. A causa principal é a falta de planejamento estratégico.
Primeiros passos para abrir uma empresa no Brasil
Se você quer que a sua empresa prospere, não adianta confiar na sorte: a organização, a gestão, o conhecimento de mercado e o planejamento são cruciais para não sair no prejuízo e fechar as portas rapidamente.
Abrir um negócio não é fácil, e as dúvidas recorrentes são sobre o que fazer antes de começar esse processo:
Amadureça seu conhecimento sobre o modelo de negócio
Estude e pesquise sobre o mercado em que irá atuar e seus potenciais clientes. Entenda os pontos fortes e fracos do segmento, o que está em falta, o que precisa de melhoria, as tendências, as demandas, as ofertas, a concorrência e o investimento necessário.
Elabore uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) e outras ferramentas de análise de mercado para entender onde você está mergulhando.
Entenda com profundidade o seu público
Faça pesquisas de mercado com o público do segmento, identifique os hábitos de consumo, os padrões comportamentais fora e dentro da internet, suas dores, necessidades, linguagem usada, e o que busca em uma experiência de compra. Sempre molde seus produtos e soluções pensando nesse perfil identificado.
Identifique o potencial de demanda
Para abrir uma empresa, você precisa analisar se há um potencial de mercado para absorver a empresa. Sem um público para consumir o que você quer vender, a probabilidade do seu negócio virar mais uma estatística de empresas que não deram certo é alta.
Faça projeções financeiras do retorno de investimento
Elabore um plano de negócio com projeções financeiras em diferentes cenários, incluindo indicadores de retorno como payback, TIR (Taxa Interna de Retorno) e VPL (Valor Presente Líquido), para identificar a viabilidade ao longo do tempo, conforme o investimento realizado para começar o empreendimento.
Realize um estudo de viabilidade do negócio
Começar uma empresa do zero não é brincadeira. Se você ainda não sabe como fazer estudo de viabilidade de negócio, contrate uma empresa séria, comprometida e experiente para auxiliá-lo em todo o processo.
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