Uma etapa valiosa no processo de vendas é o follow-up, termo em inglês que significa acompanhamento. Esse método visa manter contato com o cliente em potencial, para que a temperatura da relação comercial não esfrie, ele tenha suas dúvidas respondidas mais rapidamente e fique mais envolvido com a sua empresa.
O follow-up pode ser feito de várias maneiras: telefone, e-mail ou presencialmente, mas é importante destacar que não deve ser uma importunação para o lead. Pelo contrário, serve para manter o contato com ele de um jeito receptivo enquanto o encaminha para o fechamento da venda.
Saiba no texto abaixo um pouco mais sobre as vantagens do follow-up e como é possível aplicá-lo em sua empresa.
Importância do follow-up para seu processo comercial
A principal função do follow-up é estruturar um relacionamento sólido com o lead, guiando-o pelas etapas do processo de vendas e aumentando a chance de convertê-lo em um cliente. Isso garante uma experiência de compra positiva e mais próxima.
Definir com clareza as necessidades do lead facilita o acompanhamento durante todo o processo de compra. Ao realizar contatos objetivos, roteirizados e ensaiados, que fazem o lead sentir que recebe a devida atenção em vez de ficar incomodado, o relacionamento entre o cliente e a sua empresa se firma mais.
Passo a passo de implementação de um follow-up
A importância do follow-up é clara, mas também é essencial saber como e quando ele deve ser feito. As estratégias de acompanhamento variam de acordo com os leads que você tem, atendendo as especificidades deles e as necessidades da sua empresa.
O primeiro passo é estabelecer um fluxo de cadência. Uma cadeia sistematizada do processo de follow-up é um planejamento de como contatar seu lead pelo período necessário e com um intervalo de tempo saudável, para que o contato não fique desagradável e seja mais eficiente. Deve ser estabelecido, também, por quais meios o cliente deve ser contatado. Ao entender e seguir as preferências dele, a relação torna-se mais estreita.
A seguir, é essencial elaborar um script de vendas personalizado, que detalha o que será falado e enviado ao cliente, já antecipando possíveis objeções e dúvidas. O script é importante também para a sua equipe passar informações precisas sobre a empresa, seus produtos e serviços.
Por último, é importante definir uma oferta para aumentar a conversão no fechamento de vendas. Uma oferta que recebe muitos leads, mas que não são convertidos, pode indicar que os clientes potenciais não acreditam na qualidade e no real valor do seu produto.
Uma oferta coerente e sólida ajuda a aumentar a conversão em vendas, sendo necessários menos leads para gerar maior número de clientes. Logo, um follow-up bem estruturado, personalizado e finalizado com a melhor oferta para cada cliente, tende a gerar mais vendas e aumentar o seu faturamento.
Follow-up case de sucesso
A GGV Inteligência em Vendas auxiliou a madeireira Madeleste na implementação de metas, follow-ups e criação de scripts comerciais. Essa otimização do processo de vendas gerou um aumento de 30% para 65% de conversão, sem ser necessário aumentar a equipe. Gabriel Lazzari, presidente da Madeleste, afirma que:
“O Follow-up, ferramenta apresentada pela GGV, foi essencial para mantermos o contato ativo entre os colaboradores e seus clientes, podendo direcioná-los para as próximas etapas. As estratégias feitas no planejamento com a GGV foram de extrema importância para o crescimento da empresa: mantivemos os acompanhamentos dos leads, fizemos o fechamento e não perdemos oportunidades, também utilizando outras táticas de pré-venda e pós-venda.”
A GGV Inteligência em Vendas pode ajudar sua empresa a explorar estratégias que visam melhorar as estratégias de venda da sua empresa.
Com mais de 700 empresas atendidas no Brasil, EUA, Reino Unido e China, a GGV já gerou mais de R$ 2 bilhões em aumento de vendas para seus clientes. Ela é especializada em estruturar processos de vendas e analisar com proficiência seu negócio, propondo soluções inteligentes e baseadas em dados para sua empresa.