O Outsourcing é a prática de deixar operações, procedimentos ou tarefas para uma equipe externa. Trata-se de uma terceirização de um setor ou de uma demanda.
O principal objetivo do outsourcing é melhorar a eficiência da empresa, oferecendo apoio à estrutura principal e auxiliando nas operações diárias. Essa prática também ajuda a reduzir custos, ao mesmo tempo que traz para a empresa funcionários mais especializados. Entenda no artigo as vantagens dessa estratégia operacional.
Setores da empresa que podem ser terceirizados
Atividades desse tipo foram reconhecidas pela primeira vez no ano de 1989 e se tornaram um marco nos negócios internacionais na década de 90. Nessa época, houve um aumento na necessidade das organizações de terceirizarem o setor de sistemas de informações para fornecedores externos.
Hoje em dia, o outsourcing não é feito apenas na área de TI. O principal critério para procurar esse serviço é que ele não seja associado ao core business (atividade central, essência, principal foco de atenção) da empresa. É muito comum, por exemplo, a terceirização de uma equipe jurídica ou de uma firma de contabilidade. Atualmente, o outsourcing que mais tem ganhado força é o do setor comercial.
Modelos de outsourcing de áreas comerciais
No comercial, existem vários modelos possíveis. A empresa contratante pode terceirizar completamente o setor de vendas ou, como é mais comum, mesclar representantes comerciais próprios com terceirizados. Como nesses casos os vendedores podem ter outros clientes, nem sempre estão focados exclusivamente no seu negócio.
Por isso, há também o outsourcing da gestão comercial, que é basicamente a substituição do gerente comercial e não dos vendedores. Esse modelo de terceirização apresenta vários benefícios para o empresário que procura mais eficiência nos resultados de vendas e mais tempo para focar em outros pontos do negócio.
Ganhe mais tempo para focar no seu core business
Ao terceirizar a gestão para uma empresa externa, é mais fácil se concentrar nas atividades principais e melhorar a eficiência do seu negócio. Aumentar a receita é uma tarefa atingível em menor prazo, pois a equipe interna pode focar na parte técnica da qual tem mais conhecimento, o que leva a uma gestão mais orientada à execução de tarefas estratégicas e cruciais.
O outsourcing comercial permite que especialistas externos capacitados e treinados possam focar na gestão de vendas do negócio. Eles trazem soluções práticas, isentas, exterminam vícios já enraizados na empresa e tornam o processo mais fluido.
Redução de custos operacionais
Setores específicos requerem o emprego de uma equipe especializada: contratação, treinamento e capacitação geram custos altos, que são mitigados ao transferir essas funções para uma empresa externa. O outsourcing diminui as despesas com o time e tende a diminuir a rotatividade e, consequentemente, a rampagem, que é o período necessário para novos vendedores se adaptarem ao processo de vendas e atingirem o potencial máximo de desempenho.
Comprometimento e transparência nos resultados
Ao terceirizar a gestão de vendas, você tem o objetivo de trazer profissionais de uma empresa disposta a realizar a parte burocrática do processo com disciplina e eficiência, que têm o compromisso de prestar contas e mostrar resultados de forma clara e constante.
A GGV Inteligência em Vendas é especializada em prestar serviços de terceirização da gestão comercial. Contando com um time de consultores especializados em processos, mapeamentos e técnicas de vendas, a GGV é capaz de tomar decisões baseadas em inteligência de mercado e ciência de dados, sem empregar achismos e intuições.
A GGV possui sedes em Curitiba e São Paulo, oferecendo uma série de soluções inteligentes na área comercial para ajudar no crescimento do seu negócio.