A pesquisa de mercado pode trazer insights de valor para o aprimoramento da sua empresa. É a partir dessa pesquisa que você descobre detalhes e informações fundamentais sobre o mercado e faz planejamentos mais eficientes que podem trazer melhores resultados.
É importante saber como fazer, pois, apesar de ser uma ótima ferramenta, ela pode trazer informações inconsistentes, se feita de forma errada.
O que é pesquisa de mercado?
A pesquisa é um instrumento de análise de mercado. Ela é essencial para que as empresas melhorem os seus planos de ação e, consequentemente, a atuação no mercado.
Na pesquisa de mercado são coletadas informações em relação aos hábitos de consumo, comportamentos, benchmarking, preços, satisfação, qualidade de serviço, tendências, canais de mídia mais utilizados, comunicação, entre outras. Qualquer informação que é relevante para o seu setor pode entrar em uma pesquisa de mercado.
Basicamente, a pesquisa de mercado é utilizada para entender como você pode melhorar as vendas e a reputação de sua empresa. É um ótimo estudo de viabilidade de negócio.
Esse instrumento é dividido em dois tipos: pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa.
A pesquisa qualitativa possibilita conhecer mais profundamente o indivíduo, as perguntas são subjetivas e abertas. Por esse motivo, os resultados não têm números exatos, e os dados podem ser coletados por meio de grupos de discussão (grupo focal), entrevistas individuais e observação. Normalmente, o número de entrevistados é pequeno e são cuidadosamente selecionados.
A pesquisa quantitativa é usada para coletar dados em grande quantidade, com perguntas rápidas e fáceis de responder. Os entrevistados ficam limitados a responder entre algumas opções em questões como múltipla-escolha, ranking e matriz.
Veja cases de sucesso de empresas que fizeram pesquisa de mercado.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Para a pesquisa de mercado, você precisa definir o objetivo da pesquisa, o público a ser pesquisado, a quantidade de entrevistados, o roteiro de perguntas, a área ou setor da empresa que utilizará as informações, a estratégia e a metodologia de aplicação da pesquisa.
Você pode enviar um formulário digital, entrevistar pessoalmente ou enviar e-mails: a forma de realizar a pesquisa fica a seu critério.
É importante que seja feita com planejamento, pois quando realizada sem definição dos objetivos e de estratégias de ação, você pode acabar levando o seu negócio para o caminho errado.
Tenha cuidado com a coleta de dados, organize-os, compreenda-os e use-os estrategicamente, pensando em reduzir riscos e ter oportunidades lucrativas no futuro.
Faça uma pesquisa de mercado de qualidade
A forma mais segura e eficiente de fazer uma pesquisa de mercado é contratando uma empresa de consultoria. A GGV Inteligência em Vendas é uma renomada empresa de consultoria de vendas que já realizou mais de 1.200 pesquisas em todo o Brasil. Foram mais de 700 empresas atendidas no Brasil, China, EUA e Reino Unido.
A empresa utiliza a inteligência de mercado como pilar para embasar a metodologia das pesquisas. Se você precisar de auxílio para estruturação do processo e mapeamento das vendas, a GGV também pode ajudar.
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