Um tradicional espresso é sempre bom para trazer uma dose extra de disposição no meio do dia. Para quem prefere um sabor mais suave, com leite, há sempre as opções do latte, macchiato ou cappuccino. Mas esses já são estilos bastante conhecidos de café — e as cafeterias brasileiras estão buscando bem ir além disso, para atrair os clientes.
Nesse sentido, a rede de cafeterias Go Coffee busca trazer criatividade em cada uma das suas receitas. Mesmo os cafés tradicionais e clássicos são especiais, feitos com grãos 100% arábica, com perfil de sabor criado especialmente para a marca.
Esses grãos são cultivados na região do Cerrado Mineiro e proporcionam "uma bebida suave com aroma intenso, acidez equilibrada e finalização achocolatada de longa duração", explica Elói Ferreira, chef e um dos fundadores da Go Coffee.
A partir de seus grãos especiais, a cafeteria desenvolveu um cardápio com receitas bastante originais. Para começar, além do espresso, latte ou macchiato tradicionais, há a opção do café coado na Hario V60, um método japonês que acentua a acidez e doçura naturais do grão.
Já o Espresso Honey traz um toque diferente para a clássica bebida, que ganha sabor de mel.
Também há o saboroso Carmelotto, que junta o sabor do café com leite vaporizado com a doçura do caramelo.
Ainda nas bebidas quentes, há três opções de Capuccino: brasileiro, italiano e o exclusivo Go Coffee, com um sabor extra do chantilly. Quem não curte café pode saborear os chocolates quentes com ou sem marshmallow, além do sabor singular do chai latte.
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Das pesquisas de tendências às cafeterias
Para os dias mais quentes, o cardápio da Go Coffee traz diversas opções de cafés gelados: latte ou americano ice, além do Espresso Tônica, que traz uma sensação borbulhante para o café gelado — e pode receber essências de romã ou cereja, para ainda mais sabor.
Além dos cafés gelados, há o chá gelado de hibisco e as Go Sodas, em diversos sabores.
Outra estrela do cardápio da Go Coffee é o frappé. Essa bebida gelada, de origem francesa, pode ter uma base neutra ou de café, que é batida com leite, gelo e sabores deliciosos. Há desde o frappé de capuccino, vanilla macchiato ou chocollate, mais tradicionais, até os sabores mais criativos, como o banoffe, caramel ou o frappé de paçoca.
Além disso, a Go Coffee chama atenção pelos seus frappés secretos: receitas temáticas que não constam no cardápio normal, mas que a marca prepara como surpresa para os clientes, de tempos em tempos.
Entre os frappés secretos que já passaram pela cafeteria estão sabores como o Smores, inspirados nos tradicionais doces tostados na fogueira, populares nos EUA.
Todos esses sabores únicos são criados pela Go Coffee para trazer novidades constantes às lojas. As ideias para receitas saem da mente de Eloi Ferreira, chef e um dos sócios da Go Coffee, que afirma ser apaixonado por criar.
Ferreira conta que seu processo criativo começa com pesquisas de tendências, para saber quais são as novidades mais buscadas pelos clientes ou os sabores desejados pelo público das cafeterias.
Depois de definir um caminho, o chef começa a pensar nas formas e cores dessa receita, com desenhos em papel. Ao chegar no plano teórico, começam os testes de sabores, texturas e finalizações — para então chegar ao resultado ideal, entre visual e paladar.
"Ao finalizar, sempre procuro criar um produto com sabor único, aparência instagramável e que gere vontade de correr até a loja mais próxima, assim que for lançado", conta Ferreira.
Acesse o perfil do Instagram e encontre a Go Coffee mais próxima de você
De fato, a ideia de uma bebida saborosa para fazer uma pausa agradável no meio de um dia ocupado dá bastante vontade de ir até uma Go Coffee. Para saber qual é a loja mais próxima de você, consulte os destaques no Instagram da marca. São dezenas de cafeterias em vários estados brasileiros.