A dependência das empresas pelas plataformas tecnológicas e suas soluções aumentam, mas esse não é exatamente um problema. Automatizar e centralizar o controle da gestão em ferramentas é um caminho sem volta e necessário.
A implementação desses softwares, no entanto, pode ser traumática quando eles demandam muito conhecimento técnico de programação e muito tempo do time de TI das empresas, que se encontram afogadas em trabalho por falta de acessibilidade de plataformas de gestão e de mapeamento de fluxo empresarial.
A solução desse gargalo está no uso dessas ferramentas que, por serem mais amigáveis ao usuário e não requisitarem conhecimento em programação, permitem a utilização por todas as equipes.
Essas são as chamadas ferramentas no-code? Entenda mais sobre essas alternativas que trazem mais praticidade à sua empresa.
No-code
O conceito de ferramentas baseadas em no-code está em alta na área de TI. Em 2022, o mercado dessas tecnologias cresceu para US$21 bilhões e não deve parar. Sua principal vantagem é a quebra de barreiras para a adoção de soluções digitais dentro de empresas mesmo com uma equipe que não sabe programar.
O no-code é um conceito de desenvolvimento de software que elimina a necessidade de usar códigos para a criação de apps e programas. Assim, o desenvolvedor ou operador consegue criar soluções de forma ágil e acessível.
Mesmo um colaborador de fora da área de TI consegue adaptar essas soluções à sua realidade. Afinal, não existe a barreira dos códigos de programação para ser ultrapassada. Todo o desenvolvimento ocorre de forma visual.
Low-code vs. no-code
Ao adquirir uma ferramenta que, na teoria, não usa códigos de programação, existem duas opções: a low-code e no-code. Esse último termo já explicamos acima, são ferramentas que não usam qualquer tipo de código e usam desenvolvimento completamente visual.
O low-code é similar, mas não está completamente isento dos códigos. Dependendo do software, talvez seja necessário que seu operador possua conhecimentos básicos de programação. Mesmo assim, ele é mais simples do que as alternativas que exigem conhecimentos avançados e usa uma plataforma visual.
As melhores plataformas low-code costumam estar presentes em departamentos de TI. Mesmo que essas equipes saibam programar, utilizar tal tipo de ferramenta acelera o processo e diminui a quantidade de bugs e problemas.
Como uma plataforma no-code ajuda nas empresas
Enquanto o low-code exige certo conhecimento, o no-code permite que todas as equipes e setores da empresa utilizem a plataforma. Ou seja, podem aplicar uma variedade de soluções usando poucos cliques, arrastando botões e soltando elementos nas telas de um dispositivo móvel ou desktop.
Entenda como uma plataforma de desenvolvimento no-code pode ajudar equipes em toda a empresa.
Independência do setor de TI
Algumas plataformas que exigem programação deixam a equipe de TI mais atarefada. Sempre que departamentos específicos precisam de uma alteração ou personalização, precisam recorrer a esses profissionais. Algo que não acontece usando ferramentas no-code.
Por serem de fácil uso e utilizarem uma interface visual, qualquer um consegue aprender a usá-las. Sem barreiras, todas as ferramentas de TI deixam os processos mais fluídos.
Um exemplo comum é o uso do Wordpress para gerenciamento de sites. Tradicionalmente, um programador precisaria realizar qualquer tipo de atualização, por mais simples que fosse. Usando essa ferramenta, qualquer um consegue alterar informações ou o layout de páginas sem dificuldade.
Melhor produtividade para todas as equipes
A tecnologia tem um objetivo importante dentro das empresas: simplificar processos e trazer soluções inovadoras para seus problemas. Infelizmente, isso fica mais difícil quando tudo precisa passar pelo departamento de TI.
Por isso, o uso de ferramentas no-code está tão popular. Com o acesso democrático às tecnologias é possível melhorar a produtividade de todas as áreas.
Melhor experiência dos colaboradores
Todo gestor já passou pela dificuldade de implementar uma nova solução tecnológica dentro da organização. Frequentemente o maior empecilho são os próprios colaboradores, que têm receio de adotar a ferramenta e mudar a rotina de trabalho.
Essa é uma grande vantagem de usar o no-code. Plataformas e interfaces visuais trazem experiências positivas aos colaboradores, que têm mais facilidade de adotá-las. Portanto, a resistência durante o período de adaptação diminui consideravelmente.
Maior colaboração entre os times
Quanto mais simples for o uso de ferramentas e plataformas, melhor será a integração entre equipes. Interfaces visuais facilitam o compartilhamento de informações e padronização de processos.
Seus processos fluem melhor com a GoEPIK
A plataforma GoEPIK é um exemplo claro de aplicação do no-code para facilitar a rotina empresarial. Por meio de uma interface user-friendly, ela permite automatizar processos complexos de variados tipos de empresas.
Com processos padronizados e uma plataforma simples de introduzir, as chances de sucesso são altíssimas. Para organizações em crescimento, essa é a grande diferença entre o lucro e as dificuldades operacionais.
GoEPIK: automatização de processos, integração de sistemas e workflows em um só lugar
Quais as vantagens da integração de sistemas para o seu negócio?
A importância de gerar relatórios de indicadores de desempenho em tempo real para a sua empresa
Por que você precisa promover uma transformação digital na sua empresa?