Uma empresa que deseja adotar a integração de sistema precisa primeiro entender todos os custos envolvidos| Foto: Shutterstock
  • Por GoEPIK
  • 16/01/2023 13:05
Ouça este conteúdo

Empresas têm compreendido cada vez mais a importância do compartilhamento e acesso fácil aos dados. É por isso que a integração de sistemas faz parte dos planos futuros de muitas companhias, mas não são todas que cumprem esse processo até o fim.

Quando o gestor começa a fazer as contas, percebe que o custo poderá ser elevado. Por que isso acontece? A realidade é que os custos de integração de sistema são altos e difíceis de ver à primeira vista. Só quem realmente entende sobre o que é gestão integrada e como ela funciona que consegue saber rapidamente.

Quer evitar cair nas armadilhas desses custos escondidos da integração? Continue a leitura.

Integração de sistemas

Empresas e organizações de qualquer porte trabalham com diversos sistemas, softwares e bases de dados. Para a operação, isso significa tempo desperdiçado para consultar uma série de ferramentas nas tarefas do dia a dia. Sem um sistema de gestão integrado tudo fica mais difícil.

Ao realizar uma integração, um software faz com que todos os sistemas da empresa compartilhem dados. A equipe passa a usar somente uma plataforma para acessar tudo que precisa e evita retrabalho ou consultas em outros lugares.

Empresas que adotam um sistema de gestão integrada conseguem solucionar diversos problemas operacionais, de gestão e começam a performar com mais eficiência e segurança.

Custos de integração de sistema

Mesmo com todas as suas vantagens, os custos da integração de sistema assustam alguns empresários.

Fazer com que vários sistemas se comuniquem de forma rápida para permitir o uso no cotidiano não é tarefa fácil e algumas vezes demora para ocorrer com sucesso.

O custo geralmente envolve a contratação de um profissional de TI com experiência ou empresa especializada nesse serviço. Tudo varia um pouco de acordo com a tecnologia que a organização já utiliza, com as demandas internas de cada segmento de mercado e como ela se comporta em relação aos softwares de terceiros.

Custos ocultos da integração

O que realmente impressiona quem está pesquisando os custos da integração de sistema são os valores ocultos. Não basta contratar uma terceirizada de TI e esperar que ela faça todo o trabalho pela taxa fixa contratada.

Existem diversos adicionais que é preciso levar em consideração.

Desenvolvimentos personalizados

É raro que um sistema se adapte aos outros facilmente e transmita informações por canais seguros. Existem diversas aplicações em uso em qualquer empresa e muitas vezes o gestor que está fazendo o orçamento não conhece todas elas.

Quando chega o momento de realmente realizar a integração, o custo real é muito mais alto. O grande número de aplicações que precisam ser integradas pode exigir desenvolvimentos especializados, que demandam softwares e habilidades de mão de obra diferentes.

A codificação personalizada, por exemplo, está entre esses problemas inesperados. Alguns dos softwares que a empresa usa atualmente podem exigi-la para que a interface final realmente funcione.

Treinamento de equipe 

Depois de integrada, a plataforma muda. Ela não possui os mesmos comandos que os sistemas antigos por se tratar de um tipo de tradução de seus dados. Tudo que o colaborador precisa está na plataforma, mas deve ser acessado de outra forma.

Como resultado, a equipe precisa de treinamento e passa por um período de adaptação. Isso é ainda mais difícil quando as plataformas utilizadas não são no-code, ou seja, exigem conhecimentos de programação dos usuários.

Em casos extremos será necessário trazer novos colaboradores para auxiliar na transição e implementação. Mais um custo que o gestor costuma não antecipar antes de realizar uma integração de sistemas.

Projetos de TI de terceiros

A conexão de alguns softwares exige o uso de APIs (programas) de terceiros que devem ser adquiridos durante o processo. Além de caros, esses projetos também aumentam a insegurança de alguns dados quando não vêm de fontes confiáveis.

O processo é complexo e nem sempre a equipe consegue finalizá-lo rapidamente. Para uma empresa que conta com o ganho de produtividade da integração, isso significa perda de lucratividade importante.

Por que muitas empresas abandonam a integração?

Além dos custos da integração de sistemas, todo o processo é bastante complexo. Empresas especializadas no segmento cobram taxas mensais para manutenção ou atualização com novas necessidades que o contratante possa perceber futuramente.

Apesar de boa parte dos negócios considerar a integração como um investimento estratégico, precisam contratar o fornecedor de serviços e softwares certo para isso. Encontrar uma empresa que cobra um custo único para a integração é questão de garantir uma vantagem competitiva e diminuir razoavelmente o peso financeiro do processo.

A GoEPIK é a única plataforma de processos no mercado que não cobra taxas mensais para realizar a integração com qualquer sistema. Com seu sistema de gestão integrada, a empresa logo recupera o investimento na forma de lucro e ganho de produtividade.

Quer segurança na integração de sistemas e não quer pagar custos mensais com isso? Fale com a GoEPIK.