O RPA, sigla em inglês para robotic process automation, está trazendo soluções eficientes para empresas de diversos segmentos. As ferramentas que usam essa tecnologia ajudam nos processos que precisam de recursos computacionais.
Sua aplicação traz uma série de vantagens, incluindo melhor produtividade e lucratividade ao negócio. Quer entender como os “robôs” automatizados com automação RPA podem ajudar seu negócio?
Continue a leitura para entender a aplicação dessa tecnologia e seus benefícios.
RPA - robotização de processos
RBA, robotic process automation, é uma sigla para designar processos de automação que fazem as tarefas repetitivas mais simples, rápidas e eficientes.
Um RPA developer, profissional responsável por programar processos em automação, consegue utilizar a ferramenta para executar tarefas parcial ou completamente.
Algumas das funções que podem ser realizadas com a automação:
- Transações financeiras;
- Manipulação de dados;
- Comunicação com outros sistemas;
- Disparo de mensagens;
- Respostas de e-mails;
Existem diversas possibilidades para aplicar a robotização de processos. Ao entender o que é RPA, precisamos saber que não se trata do mesmo que inteligência artificial. A grande diferença está nos tipos de tarefas que as duas tecnologias conseguem automatizar.
Um robô RPA realiza somente atividades mais repetitivas, o que significa que qualquer mudança em processos exige novas configurações na automação. Alguns sistemas resolvem o problema integrando o robô com machine learning ou inteligência artificial.
Vantagens da automação
O uso da automação RPA permite tornar processos mais eficientes. Entenda como esse tipo de robô ajuda sua empresa com suas principais funções e por que promove reduções de custos para os negócios.
Aumento de produtividade
A robotização de processos permite que atividades operacionais repetitivas sejam realizadas sem o auxílio de um operador humano. Para a empresa, isso significa que tudo fica mais rápido mesmo que ocorra aumento de demandas. Além disso, não há erros humanos.
Colaboradores são um ativo importante para qualquer organização e seu uso deve ser estratégico. Dedicar mão de obra para tarefas que poderiam ser automatizadas significa desperdício de recursos financeiros, criativos, intelectuais e de tempo.
Até os processos de seleção de novos funcionários ficam mais eficientes quando existe automação. É possível focar a seleção de pessoas com habilidades essenciais para tarefas que aumentam o diferencial competitivo da organização.
Foco no crescimento
Tarefas repetitivas que o RPA poderia automatizar são um problema para colaboradores e para as empresas que visam crescimento mais acelerado.
Colaboradores que desperdiçam energia e tempo com tarefas repetitivas não focam no core business e acabam são menos lucrativos do que deveriam para sua organização.
Graças à automação, os gestores não se preocupam mais com isso. O sistema permite que colaboradores deixem de lado tarefas operacionais que agregam pouco valor e foquem no que realmente importa: desenvolver soluções, tecnologias, estratégias, atender clientes ou focar nas finanças.
Melhor compliance para todos
Muitos erros de compliance ocorrem quando colaboradores deixam de seguir protocolos ou processos. Isso vale para todos os setores, especialmente aqueles que lidam com as regras da LGPD para gestão apropriada de dados de clientes. Vazamentos e erros são problemas sérios no âmbito legal.
Com a utilização do RPA, os processos ficam mais seguros. As chances de quaisquer vazamentos ou processamentos incorretos de informação tornam-se mínimas. Dependendo do sistema usado, o robô também trabalha com autenticação para melhorar ainda mais a segurança.
Redução de custos
Esse é um resultado natural do uso da robotização de processos e sem perder qualidade ao longo da cadeia de produção. A automação garante que processos fiquem mais seguros, eficazes e precisos, diferentemente de operadores humanos, que são sujeitos aos erros de rotina.
A tecnologia também proporciona a realização de processos em tempo integral sem custo extra. Portanto, a empresa consegue cortar despesas e adicionar produtividade aos fluxos de trabalho simultaneamente.
Melhor controle da operação
A gestão só tem a ganhar quando usa a robotização de processos. Ao contrário de uma operação manual, escalar tarefas fica mais rápido e simples porque não exige aumento de equipe, treinamentos e infraestrutura.
Case de sucesso: Banco Votorantim
O time de inovação do Banco BV identificou diversos gargalos nos processos de inovação no setor de recuperação de crédito e apontou que as soluções da GoEPIK atendiam às suas necessidades.
O desafio apresentado pelo BV era único e complexo: um processo manual que dependia de muitas pessoas, áreas e fornecedores ao mesmo tempo.
Muitas plataformas foram testadas, mas devido à flexibilidade e capacidade de personalização, a GoEPIK conseguiu atender às necessidades do cliente.
A GoEPIK é uma plataforma “all in one”, robusta e que permite atender um processo de ponta a ponta. No caso do BV, trouxe fluidez, rastreabilidade, diminuiu atrito com o cliente, maior controle de SLA e obteve um retorno de R$ 8 milhões para a área de recuperação de crédito do banco.
Automatize os processos e foque no crescimento
Automação de atividades repetitivas, eliminação de erros operacionais, aumento de performance e redução de retrabalho são as principais vantagens do RPA.
O sistema de gestão GoEPIK ajuda empresas de todos os segmentos a colherem os benefícios da automação. Com uma interface simples de usar, ela é a solução perfeita para quem ainda não sabe como introduzir tais soluções em seu dia a dia.
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