Já não é novidade que, além de mudar a nossa forma de trabalhar, estudar e nos relacionar com as pessoas, a pandemia do coronavírus que começou em março de 2020 gerou também diversas mudanças nos nossos hábitos de consumo, principalmente aqueles relacionados à gastronomia e aplicativos de delivery.
Hoje em dia, pedir comida em casa se tornou cada vez mais comum.
Segundo os dados divulgados no jornal da USP: os pedidos em aplicativo aumentaram 975% entre março e abril do ano passado, e o número de usuários novos teve um crescimento de 155%.
Além disso, um levantamento da empresa Statisa mostrou que o Brasil é o líder nesse segmento na América Latina, sendo responsável por quase metade dos pedidos feitos entre todos os países vizinhos.
Para se adaptar a esse novo cenário, é essencial que o seu restaurante ofereça uma experiência inesquecível em casa, da mesma forma que o cliente teria no ambiente físico.
Mas, como garantir essa experiência de restaurante em casa? O primeiro passo é investir em produtos de qualidade que foram desenvolvidos especialmente para suprir essa demanda.
A embalagem certa para sua demanda
Enviar toda a experiência do restaurante para a casa de um cliente é um grande desafio, provavelmente o principal quando estamos falando de gastronomia e delivery. Pode parecer algo banal, mas questões como atendimento, decoração do espaço e música do ambiente fazem toda a diferença na hora da refeição. Portanto, com o delivery, a comida se torna a única responsável por criar esse momento especial.
Para garantir que todos os pratos cheguem ao cliente com a sua qualidade original e proporcionem uma experiência tão positiva quanto se teria no salão, é essencial investir em embalagens com tamanho, características, materiais e finalidade adequados. E o mercado está repleto de soluções para as mais diversas aplicações.
Por exemplo, à disposição dos restaurantes existem opções:
- - Resistentes a altas e baixas temperaturas, ideais para pratos pensados para irem diretamente ao micro-ondas, freezer ou forno.
- - Com fluxo de ar, para manter a crocância e textura por mais tempo.
- - Selagem forte, para líquidos como molhos, sopas e caldos.
- - Formatos específicos, como para cachorro-quente e hambúrguer.
Um exemplo de como o uso correto de uma boa embalagem impacta diretamente na experiência do seu cliente é no envio de molhos.
Um recipiente sem a selagem adequada demandará erroneamente que sua equipe enrole em plástico, ensaque e sele com fita adesiva para tentar garantir que não haja vazamentos durante o transporte.
Já o cliente, ao receber, precisa remover todos esses resíduos e ainda corre o risco de derramar seu conteúdo durante o manuseio. Nesse caso, a solução é uma embalagem pensada especialmente para molhos, com selagem forte e que precisará somente do lacre de segurança, em conformidade com a legislação vigente.
Ingredientes específicos para delivery
Além de pensar nas embalagens, um outro ponto crucial para investir em uma boa experiência através do delivery é levar em consideração o contexto em que os pratos serão consumidos na hora de realizar as compras do seu restaurante.
Isso significa que, ao fazer a seleção de produtos que serão utilizados na cozinha, é preciso pensar estrategicamente, escolhendo aqueles que foram feitos para o delivery.
Um bom exemplo disso são as batatas com banho de amido, que recebem duas camadas de amido em sua fabricação, para que a crocância permaneça por mais tempo. Isso evita com que os clientes recebam batatas fritas já murchas por causa da espera.
A combinação de um produto como este e uma embalagem adequada garantirá um resultado final impecável ao seu cliente!
Além disso, há alternativas para os já conhecidos sachês. Diversas marcas de molhos oferecem blisters, que são embalagens mais práticas e versáteis, transformando a experiência do seu cliente.
No mercado é possível encontrar molhos orientais, azeites, geleias (de pimenta, por exemplo), e ainda doces, como goiabada e doce de leite, que podem ser ótimos complementos tanto para seu cardápio, quanto para seu ticket médio!
As opções são virtualmente infinitas e contando com um bom fornecedor, que saiba te orientar na hora das compras de produtos, você com certeza conseguirá colocar em prática uma boa estratégia de vendas, aproveitando a demanda atual do mercado de delivery de comida, que tende a crescer cada vez mais no Brasil.
Conheça a Gold Food Service
A Gold é uma distribuidora focada em gastronomia, onde, com apenas três cliques, você encontra o que procura e recebe no seu estabelecimento em até 24h. No site você encontra 3 mil opções de produtos para montar o cardápio ideal do seu restaurante.
Além disso, a Gold oferece também consultorias para ajudar o seu negócio a crescer cada vez mais!
Batata frita belga: conheça a marca que vai mudar a experiência do seu cliente!
Ofereça no seu restaurante uma marca que está se destacando cada vez mais no mercado brasileiro.
Limpeza profissional para restaurantes: conheça todos os benefícios desse serviço
Como ter um buffet de sucesso? Conheça os principais mitos sobre esse negócio