204 unidades da rede estadual são elegíveis para o Projeto Parceiro da Escola, que será expandido pelo Governo do Estado a partir de 2025| Foto: Divulgação
  • Por Governo do Estado do Paraná
  • 24/09/2024 15:47
Ouça este conteúdo

O Paraná lidera, pelo segundo ano consecutivo, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O reconhecimento pela qualidade da nossa educação se dá em um contexto de constantes melhorias e é uma forma de valorizar e aprimorar as práticas educacionais do estado.

Neste cenário, conheça o Projeto Parceiros da Escola, que formaliza parcerias entre escolas da rede pública com pessoas jurídicas de direito privado especializadas em gestão educacional, visando implementar estratégias que contribuam para a modernização da administração das nossas escolas, bem como do processo didático aplicado nelas. Nossas crianças e adolescentes agradecerão.

Conheça o Programa Parceiro da Escola 

A lei 22.006/2024, de iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed), do Governo do Estado, permite a implantação do Programa Parceiro da Escola em 204 unidades elegíveis da rede estadual, em cerca de 110 cidades, em que foram observados pontos passíveis de aprimoramento. 

Aprovado por ampla maioria na Assembleia Legislativa, recebendo emendas que disponibilizam a possibilidade do professor efetivo trocar de escola, caso queira, por concurso de remoção, além da garantia aos professores contratados de receber os mesmos salários e direito à hora-atividade constantes na legislação. 

Agora é hora de consultas a professores, pais, alunos e responsáveis a respeito da implantação desta nova dinâmica que visa melhorar a educação do Paraná. O projeto prevê que as empresas parceiras fiquem responsáveis por gerir as áreas administrativas de escolas selecionadas, além de setores terceirizados como limpeza e segurança. Dentro de um processo democrático, é hora de ouvir a comunidade escolar e construir soluções em conjunto. A previsão é que a implantação das medidas influencie na melhora de indicadores fundamentais, como a diminuição da taxa de evasão escolar.

Empresas parceiras precisam comprovar capacidade técnica 

Os parceiros precisam comprovar cinco anos de experiência no setor em que se habilitarem, capacidade técnica e competência para participar do programa que devem ser critérios de edital. Além disso, também serão avaliados constantemente conforme parâmetros da Seed relacionados à frequência, evolução da aprendizagem, manutenção e conservação das instalações e satisfação da comunidade escolar.

A autonomia absoluta sobre o projeto pedagógico segue a cargo da Seed e dos diretores concursados. 

O programa não atinge as escolas indígenas, as que atendem as comunidades quilombolas e comunidades de ilhas, bem como as cívico-militares.

Melhora de indicadores de aprendizagem 

O objetivo do Programa Parceiro da Escola é manter a dianteira que o Paraná já tem no setor de educação e avançar na melhoria de indicadores fundamentais, como aprendizagem, frequência escolar, número de matrículas, taxa de abandono e taxa de evasão escolar.

Ao desonerar o gestor escolar de algumas responsabilidades, ele pode concentrar esforços nos aspectos pedagógicos de sua função, ajudando a gerar um ambiente propício para o ensino e a aprendizagem, liderando a escola com eficiência, aproveitando um sistema de parcerias semelhante ao encontrado em países como Canadá, Coreia do Sul, Inglaterra e Espanha – líderes em educação.

Ao contar com a expertise de empresas de áreas diversas ao ensino, educadores, diretores e gestores poderão focar cada vez mais no desenvolvimento de metodologias pedagógicas, treinamentos e acompanhamento de progresso dos alunos.

Projetos-piloto de sucesso comprovado 

Desde 2023, dois colégios da rede estadual aproveitam os benefícios de uma versão piloto do Parceiro da Escola: Anita Canet, em São José dos Pinhais, e Aníbal Khury, em Curitiba.

Os 2,1 mil estudantes matriculados nas duas escolas já vivem os efeitos benéficos do Parceiro da Escola, com melhoras nos índices de matrículas, frequência e desempenho dos estudantes, bem como taxa de 100% de matrícula no Enem 2023.

Prova da qualidade da iniciativa é o resultado de pesquisas realizadas com pais e responsáveis por alunos das duas escolas, que mostram aprovação de mais de 90%.

O Parceiro da Escola vai melhorar ainda mais o ensino no Paraná

O Parceiro da Escola não prevê privatização, não aumenta custos e não tira o poder de decisão sobre aspectos pedagógicos de educadores, diretores e gestores. As empresas terceirizadas serão responsáveis por limpeza, merenda, manutenção e segurança, mantendo o foco dos líderes das escolas em seguir criando o amanhã.

Ajude a desenvolver mais uma iniciativa que vai melhorar os índices de educação do Paraná. Afinal, é assim, de maneira democrática, que pais e professores devem decidir sobre a adoção, ou não, do projeto, além de avaliar seu progresso e continuidade.
Clique aqui e conheça o Programa Parceiro da Escola.