| Foto: Divulgação
  • Por Grafin Partners
  • 27/02/2024 17:52
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No universo dinâmico das fusões e aquisições, cada transação é única, repleta de desafios e oportunidades. No entanto, há bons casos que demonstram a importância de um processo competitivo estruturado na maximização do valor para os acionistas envolvidos. Um exemplo é a venda do controle acionário da Volk do Brasil para a Bunzl, assessorada pelo time da Grafin Partners. Esta transação não só alcançou resultados excepcionais, mas também ilustrou como uma abordagem meticulosa pode transformar expectativas em realidade.

A Volk Enterprises, sediada nos Estados Unidos, possui presença em diversos países ao redor do mundo, fornecendo soluções para indústrias de processamento de alimentos e fabricando equipamentos para segurança industrial (produtos de EPI). Em 2018, diante dos números saudáveis da operação brasileira e do bom momento de mercado, os acionistas decidiram efetivar o desinvestimento da Volk do Brasil – que atuava focada na distribuição de EPIs, tais como luvas médicas, domésticas e industriais, máscaras, macacões, aventais, entre outros.

Diante do processo competitivo criado pela Volk Enterprises para encontrar um assessor de M&A, a Grafin Partners foi chamada para participar da oportunidade, competindo com grandes bancos de investimento, big four’s e boutiques de M&A do Brasil. A Grafin se destacou ao mergulhar profundamente na empresa e na indústria, apresentado um material de análise setorial, valuation preliminar e diferenciais competitivos da empresa bastante alinhados com as expectativas dos acionistas. Como mencionado pelo sócio fundador da Grafin Partners, Luiz Bessa, que liderou o projeto: "Nós vimos na Volk um potencial único e nos dedicamos a apresentar esse valor de forma estratégica e conduzindo as interações sempre reforçando nossos valores, como humildade e resiliência."

Com uma expectativa de valor definida entre R$ 120-140 milhões e uma lista criteriosamente selecionada de potenciais compradores, a Grafin iniciou um processo de abordagem meticuloso. Das 45 empresas mapeadas - incluindo 32 multinacionais com sede fora do Brasil - 44 foram contatadas inicialmente, e uma, que era um grande concorrente direto, foi estrategicamente reservada para o estágio final do processo.

À medida que três players avançaram e apresentaram propostas indicativas, a Grafin optou por contatar este último player reservado, a Bunzl, uma gigante global com sede no Reino Unido, que acabou se tornando o comprador final. Essa estratégia de abordá-los em um estágio avançado do processo permitiu à Grafin explorar propostas competitivas de todos os players, ao mesmo tempo em que protegia informações sensíveis do principal concorrente.

Produto EPI da Volk do Brasil| Foto: Imagem: Divulgação

A Bunzl destacou-se como um encaixe estratégico ideal, dadas as notáveis sinergias operacionais e a oportunidade de expandir sua presença no mercado brasileiro. Com a estrutura robusta da Bunzl para M&A, a equipe da Grafin conseguiu manter um período de exclusividade breve, conduzir uma diligência ágil e concluir a transação em apenas 4 semanas de diligência e negociação dos contratos – e 9 meses no total desde o início do processo, um prazo também breve para este tipo de operação – em Chicago, sede da Volk Enterprises.

A competição acirrada impulsionou o valor da transação para mais de R$ 190 milhões - um aumento de 60% em relação à expectativa mínima dos acionistas. Este sucesso não só ressalta a capacidade do time da Grafin em orquestrar processos competitivos eficazes, mas também destaca a importância de uma abordagem dedicada e estratégica em cada etapa do processo de M&A. Como observa Bessa "Este caso reforça a necessidade de uma assessoria experiente e comprometida para maximizar o valor para os acionistas, enquanto permite que eles continuem focados na operação do negócio."

A venda da Volk do Brasil para a Bunzl não foi apenas uma transação bem-sucedida, mas uma prova concreta do poder de um processo competitivo estruturado na criação de valor. Ao adotar uma abordagem meticulosa e estratégica, o time da Grafin Partners não só alcançou resultados excepcionais, mas comprovou que o valor de um assessor qualificado se paga com ampla folga naquela que é a transação mais importante na vida de qualquer empresário, a venda da sua empresa. Este caso serve como um lembrete poderoso da importância de uma parceria sólida e comprometida entre assessores e clientes na busca pela excelência em transações corporativas.