Quanto o assunto é guarda-corpo, a segurança deve ser prioridade. Um pequeno erro na montagem ou na escolha de materiais pode ocasionar acidentes graves. Mas isso significa que é preciso abrir mão de designs modernos utilizando vidro? Não. A verdade é que os guarda-corpos de vidro são seguros, mas o que determina ainda mais a sua segurança é a forma como são instalados e os materiais utilizados.
AVidraçaria Cometa, responsável por inúmeros projetos na capital paranaense, inclusive nos guarda-corpos do Museu Oscar Niemeyer, tem várias opções para oferecer, sempre pensando na segurança, no design e na funcionalidade do espaço. Afinal, o principal papel dos guarda-corpos é proteger as pessoas ao redor, agindo como uma barreira para evitar quedas em escadas e sacadas.
Confira, então, as vantagens de escolher um guarda-corpo de vidro, assim como os detalhes da sua segurança e implantação.
Principais vantagens dos guarda-corpos de vidro
Qual modelo melhor valoriza minha sacada? Devo escolher com ou sem corrimão? Qual material escolher para os degraus da minha escada? E entre botões, pinças, presilhas e tubos, qual combina mais com o meu estilo?
Essas são algumas perguntas que surgem durante a escolha dos guarda-corpos. São tantas as formas de aplicação e detalhes que é possível deixar a inspiração guiar esse processo. Além disso, graças ao visual clean que oferecem, ajudam a integrar a paisagem exterior, iluminar o ambiente e dar a sensação de amplitude.
Também harmonizam muito bem com outros materiais, como madeira, pedras e alumínio. Dessa forma, não precisam ficar restritas ao ambiente interno, dando maior elegância também à parte externa de edifícios e residências.
Qual vidro escolher?
A recomendação é utilizar vidros de segurança como os temperado-laminados, que são formados pela união de placas de vidro temperado com películas PVB ou EVA. É o mesmo tipo de vidro usado piscinas, passarelas e escadarias.
A razão para isto deve-se à alta resistência à impactos que os temperados-laminados oferecem. Em caso de quebra, seus fragmentos ficam presos no filme plástico, evitando acidentes graves. Além disso, bloqueiam quase que completamente a radiação ultravioleta.
Pode-se ainda, usar o vidro laminado, mas neste caso o mesmo deve ser instalado encaixilhado em estruturas como de alumínio, inox ou de madeira.
Normas de aplicação
A norma NBR14718 prevê que a distância da parte superior dos guarda-corpos até o ponto mais alto do espaço com circulação de pessoas deve ser de, no mínimo, 1,10 metros. Entretanto, é válido consultar a legislação do Corpo de Bombeiros, pois, em algumas regiões, a altura mínima estabelecida pode ser maior do que a sugerida pela norma técnica.
Outro ponto fundamental é escolher muito bem a empresa que fará o projeto. A Vidraçaria Cometa possui know-how de mais de 50 anos e trabalha com profissionais altamente qualificados e especializados no ramo vidreiro. É a união entre design e expertise técnica para instalar o guarda-corpo dos seus sonhos.
Clique e encontre o modelo que mais combina com o seu projeto.
Fachadas de vidro valorizam os imóveis e dão um ar de notoriedade e elegância ao empreendimento
Saiba como escolher corretamente seu guarda-corpo de vidro
Conheça os 3 requisitos básicos para escolher a melhor vidraçaria para o seu projeto
Sistema Reiki de envidraçamento valoriza sua sacada o ano inteiro