Cuidados com limpeza e higiene sempre foram importantes, mas nunca estiveram tão em evidência quanto nos últimos meses, durante a pandemia de Covid-19. Alguns hábitos reforçados neste período serão legados para o futuro e isso afetará mais do que os indivíduos e empresas, mas também o setor de limpeza profissional de maneira geral.
Para as residências e ambientes corporativos, essa fase impactou em buscar aprimoramento das técnicas já existentes e recorrer cada vez mais a empresas de limpeza profissional. Para estas, no entanto, o período incentivou uma movimentação maior no sentido de aprofundar a pesquisa e o desenvolvimento de materiais que atendessem a novas necessidades, mas também de divulgar e compartilhar conteúdos sobre a temática.
É o que tem feito o Grupo GS, que vem aproveitando o momento para incentivar o público leigo a entender melhor os processos de higiene e limpeza, por meio de ações como a criação de um podcast próprio. “O podcast veio com toda uma plataforma de divulgação para desmistificar o que é a limpeza profissional. Muitas pessoas acham que é só para ambiente comercial, então quando a gente trouxe toda essa linha editorial de lançamento digital é justamente para fazer essa desmistificação, mostrar que se você colocar essa limpeza profissional dentro da casa, vai estar fazendo uma limpeza e higienização, que é a forma correta, e vai ver que não é tão difícil e inacessível”, explica Michael Silva, Diretor de Marketing e Qualidade do Grupo GS.
Clique aqui para ouvir os episódios do Podcast Agora tá limpo!, do Grupo GS!
Apresentar produtos e instrumentos que são mais eficientes do que aqueles já bem conhecidos do público é outra maneira de ampliar a comunicação de forma educativa sobre o tema. “Hoje, ao invés de ter uma gama de produtos dentro de casa, a gente mostra que você consegue fazer uma higienização completa com um único, por exemplo. A gente traz também alguns temas que pareciam ser muito técnicos, mas de forma facilitada, para mostrar que, se não conhecer bem o produto que está usando, a pessoa pode eventualmente danificar o móvel ou superfície que está limpando. Esse conhecimento pode fazer toda a diferença”, comenta.
O presidente da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), David James Drake, explica que o setor precisou inovar para manter o consumidor consciente e o profissional informado. “Antes da pandemia, a melhor maneira de educar o consumidor era através do distribuidor, que ia de porta em porta, fazendo um trabalho constante. A gente tinha as cartas ordenadas, a pandemia veio e desordenou tudo, e agora estamos encontrando uma nova realidade, em que o grande ponto central é o mundo virtual. A Abralimp se ajustou rapidamente para atender essa nova necessidade”, comenta.
Entre os aspectos que marcam a transformação digital da Abralimp está o compartilhamento de materiais como manuais para limpeza, que estão disponíveis para download diretamente no site da associação, com instruções específicas como, por exemplo, métodos para higienização adequada no combate à disseminação do coronavírus.
Higiexpo digital em 2021
Outro exemplo de inovação da Abralimp nesse período foi trazer a HigiExpo, evento promovido a cada dois anos pela Abralimp, para o mundo digital. A feira, que todos os anos costuma reunir milhares de participantes em São Paulo para compartilhar tecnologias, produtos, experiências e promover o networking do setor, em 2021 acontecerá de maneira online, entre 17 e 25 de agosto.
“Isso vai permitir que muito mais gente participe, inclusive o consumidor final, que vai poder ampliar o conhecimento sobre o tema e sobre o trabalho que a Abralimp desenvolve”, comenta Michael.
Com mais de 80 expositores confirmados, a feira vai experimentar algumas modalidades inovadoras de interação entre os usuários para este tipo de encontro. “Os expositores terão salas para fazer exposição e apresentação dos produtos e novidades, chats com os clientes e a possibilidade de realizar reuniões com esses clientes no zoom em separado”, explica David.
Eventos digitais
Em paralelo à promoção da feira HigiExpo, a Abralimp também promove a 28ª edição do Congresso Educacional Higicon, inteiramente remota, e prepara o lançamento da Fundação UniAbralimp, um centro educacional dedicado exclusivamente à formação e capacitação de profissionais do setor. “Será um guarda-chuva do mercado profissional do setor de limpeza, em que será possível administrar cursos para nossa cadeia produtiva e também ao nosso usuário final, sobre diversos segmentos da limpeza”, explica David.
Além de aulas de preparo de mão de obra, no estilo de “como limpar” voltados a diferentes ambientes, estarão disponíveis ainda alguns cursos voltados aos pequenos empresários: “como vender, como ser mais eficiente, como fazer gestão, voltado a pequenas e médias empresas”, detalha David.
Para acompanhar as novidades, acessar os materiais e saber mais sobre os eventos da Abralimp, basta acessar o site da associação.