Empreender não é uma tarefa fácil. Porém, com muito planejamento, trabalho e atenção aos detalhes, é possível se destacar da concorrência e criar um negócio de sucesso. E, independentemente do segmento, existem alguns pontos que são fundamentais para qualquer empresa que busca crescer.
Na abertura de um posto de gasolina, você precisa refletir sobre a bandeira, a localização, e buscar por um distribuidor que ofereça mais do que combustíveis, que se preocupe em te auxiliar com o desenvolvimento de seu negócio.
Antes de trazer algumas dicas, vale reforçar que o ponto zero para qualquer negócio é a qualidade. Não importa se você decidiu abrir um posto de gasolina ou está criando um serviço de aluguel de celulares, você precisa oferecer qualidade no produto ou serviço.
Partindo dessa premissa, veja outras dicas essenciais.
5 dicas para ter um negócio de sucesso
1 - Explore outros serviços
Você certamente tem definido um produto ou serviço principal, o carro-chefe da empresa. Ótimo.
Agora, veja de que forma, quais produtos adicionais, acessórios ou serviços complementares você pode oferecer para reforçar o benefício do produto/serviço principal e deixar a vida do seu cliente ainda mais fácil.
Um posto de combustível, por exemplo, pode oferecer muito mais do que apenas etanol, gasolina e diesel. Conveniência, troca de óleo, borracharia e outros autoserviços podem ajudar muitos clientes com problemas no carro.
Nesse exemplo, pense também nas lojas de conveniência e comércios, excelentes para oferecer outras várias opções aos clientes.
2 - Marketing
Não existe um negócio de sucesso sem marketing. É a velha história do “saber se vender” — o que, hoje, está mais para “saber falar e se conectar com o seu público”.
O marketing é tão fundamental que deve estar previsto desde o plano de negócio, com orçamento destinado para a área e plano de estratégias e investimentos.
Aqui, invista muito em uma equipe ou fornecedores de qualidade, e esteja atento às oportunidades de comunicação que a internet e as mídias digitais oferecem.
3 - Capacitação dos colaboradores
Um dos princípios básicos da qualidade é a capacitação técnica. Pessoas que estudaram sobre suas áreas têm mais capacidade de realizar tarefas, propôr ideias e resolver problemas.
Então, do comercial ao atendimento, passando pelo financeiro, marketing e demais áreas, invista em treinamentos para os colaboradores.
Isso terá um efeito positivo em vários aspectos: satisfação dos colaboradores, desenvolvimento das equipes, mais produtividade e eficácia, o que resulta em mais comprometimento, produtividade e eficácia.
4 – Tecnologia, softwares e sistema automatizado
CRM, softwares de gestão de pedidos e caixa, sistemas financeiros e de gestão de projetos, você tem uma quantidade imensa de ferramentas para facilitar a vida das suas equipes.
Hoje, a automação e automatização das operações dos postos por meio de ERPs (Planejamento de Recursos Empresariais), que oferecem gestão de qualidade para os proprietários, possibilita a expansão do negócio com equipes cada vez mais reduzidas nos serviços de escritório e mais focadas no cliente.
Ao investir em sistemas de controle e acompanhamento, programas de organização de estoque e gestão de pessoas, você facilita muitas tarefas operacionais e deixa as equipes com mais tempo para planejamento e análises.
5 – Sustentabilidade e responsabilidade social
A discussão sobre a situação ambiental de nosso planeta é mais urgente a cada dia. Por isso, o sucesso é mais certo para empresas que estão comprometidas com a sustentabilidade e oferecem soluções renováveis, ou criam processos ambientalmente responsáveis.
Como parte desse movimento, tem acontecido certa mudança de comportamento dos consumidores, que estão buscando comprar de empresas conscientes e que se importam com os impactos ao meio ambiente.
No mesmo exemplo do posto de gasolina que usamos mais acima, como o ramo de combustível é um dos que mais impacta o meio ambiente se não for gerido com profissionalismo, é importante que você tome todas as medidas de segurança necessárias para garantir que nenhum dano maior ocorra. Confira mais sobre estas especificidades neste link.
Outro ponto essencial é escolher parceiros alinhados com estas questões, que investem em soluções sustentáveis e que estejam contribuindo para o futuro do planeta de forma prática.
A parceira para o seu posto de gasolina
O Grupo Potencial é o seu parceiro no desenvolvimento de seu negócio e da sustentabilidade. Sua produção de biodiesel é em grande escala, sendo a maior unidade produtora de biodiesel das Américas.
Por meio da Potencial Petróleo, toda a distribuição dos combustíveis chega até você em segurança. Além da distribuição de um produto de qualidade, os funcionários da Potencial dão dicas de negócio para você aprender a como abrir um posto de gasolina e como ser um empresário de sucesso.
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