As commodities, em português “mercadorias”, são as matérias-primas utilizadas para a produção de diversos produtos. São a base de qualquer produto, mercado ou segmento. Os seus tipos são: agrícolas, minerais, ambientais e financeiros.
Soja, trigo, milho, água, minérios de ferro, petróleo e as moedas são commodities.
Ou seja, desde o combustível que é distribuído ao seu posto, até os salgadinhos que você vende em sua loja de conveniência são feitos com commodities.
Como os preços das commodities afetam o mercado?
Fatores políticos, econômicos e climáticos são os grandes responsáveis pela flutuação do preço das commodities e, consequentemente, os valores dos produtos dessas matérias-primas também são afetados.
Quando a demanda pelas commodities está alta, o preço aumenta e, quando a demanda está baixa, o preço cai.
Isso é influenciado principalmente por conta da cotação internacional: se há uma valorização maior fora do país, o preço sobe.
Além disso, qualquer aspecto ambiental ou metereológico que faça diminuir a produção e, consequentemente, a demanda, o preço aumenta pela falta de matéria-prima.
É importante mencionar também que, além dos produtos básicos do nosso dia a dia, as commodities são responsáveis pelo emprego de milhões de brasileiros. No setor agropecuário, por exemplo, são cerca de 18,9 milhões de trabalhadores.
Commodities do Brasil
O Brasil é um grande produtor de commodities. Por conta disso, elas são responsáveis por cerca de 6,5% do PIB. As principais commodities produzidas no Brasil são:
- Soja: o Brasil é o maior exportador mundial;
- Minério de ferro: segundo maior exportador;
- Petróleo: o país está no top 10 mundial de produtores;
- Açúcar: maior produtor e exportador do mundo;
- Carne bovina: o Brasil é o maior produtor e exportador do mundo;
- Celulose: o país está no top 6 mundial;
- Milho: segundo maior produtor do mundo.
O Brasil se destaca quando o assunto é commodities agrícolas. Essa alta produção está presente em seu posto, principalmente petróleo, cana-de-açúcar e soja.
Grande parte dos combustíveis tem origem no petróleo, fonte de energia não renovável.
Clique aqui e saiba mais sobre o biodiesel.
A parceira certa para o seu posto
Na hora de escolher o parceiro para o seu posto, procure por aquele que se preocupa com o meio ambiente e com o próximo.
O Grupo Potencial é um exemplo de parceria sustentável e responsável, possuindo a maior unidade produtora de biodiesel do Brasil, com uma capacidade de produção diária de 2,5 milhões de litros.
Além de se preocupar com o desenvolvimento sustentável, o Grupo Potencial também auxilia mais de 13 mil famílias com a agricultura familiar, graças ao Programa Selo Combustível Social do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Em 2020, foram investidos mais de R$6,5 milhões para incentivar pequenos agricultores que cultivam soja, milho e coco seco.
Clique aqui e entenda como o Grupo Potencial pode fortalecer o seu negócio.