| Foto:
  • Por Grupo Servopa
  • 19/09/2023 14:27
Ouça este conteúdo

Os veículos elétricos ainda geram muitas dúvidas em relação ao seu custo-benefício. Afinal, quais são as vantagens que fazem de um carro eletrificado ser melhor que um veículo a combustão?

Alguns pontos principais, como sustentabilidade, economia e um futuro melhor para a sociedade podem ser destacados, mas os benefícios do carro elétrico não se resumem a isso.

Além de ter uma excelente autonomia, os carros elétricos ainda podem ser abastecidos por eletricidade gerada da energia solar, tornando o processo ainda mais econômico e amigável ao meio ambiente.

Confira aqui as diferenças entre carro elétrico e veículo movido a combustão. Continue a leitura para saber mais!

Diferenças entre carro elétrico e carro a combustão

Confira uma lista dos principais pontos que diferenciam um modelo do outro.

Abastecimento

O primeiro ponto de divergência entre os dois é o abastecimento.

Um carro comum, movido a combustão, pode ser abastecido com gasolina, álcool, GNV ou diesel, componentes amplamente encontrados em postos de cidades e estradas.

Um veículo 100% movido a energia elétrica é abastecido em postos específicos e levam mais tempo para a carga completa. Em contrapartida, o abastecimento de um carro elétrico geralmente fica mais em conta.

Em alguns casos, pode ser até que os veículos elétricos sejam abastecidos em um local que use energia solar, tornando o abastecimento ainda mais vantajoso.

Autonomia

Um carro movido a combustão, com o tanque cheio, consegue ter uma autonomia média de 400 a 500 km. Alguns modelos de carros elétricos conseguem andar aproximadamente 1.000 km com uma carga.

Colocando na balança, o carro elétrico possui uma excelente autonomia. No quesito financeiro, fica ainda melhor. Abastecer o veículo com combustível pode sair muito mais caro do que recarregar.

Custo de aquisição e manutenção

A aquisição de um carro elétrico pode custar de duas a quatro vezes mais do que um veículo a combustão. Essa discrepância pode ser justificada por precisarem de um banco de bateria grande, feita por componentes como cobalto e manganês, materiais mais resistentes e caros.

Essa é a única característica que faz um carro elétrico ser mais caro que um carro a combustão, visto que todo o restante do veículo é igual ao convencional, o que garante que as manutenções tenham custos similares.

É preciso considerar que comprar um carro elétrico é um investimento maior no ato da compra, que é compensado com a economia de combustível e os benefícios para o meio ambiente.

Isenção de taxas

Em alguns estados do Brasil, como no Paraná, os veículos elétricos possuem isenção de IPVA. Esse benefício é válido desde 2019 e existe para incentivar a compra de veículos elétricos.

Veículos movidos a combustão são isentos de IPVA somente depois de 20 anos.

Resumo de vantagens e desvantagens de carros elétricos

Além de ser uma opção mais sustentável e benéfica para o meio ambiente, os veículos elétricos podem ser mais econômicos e vantajosos, pois a energia é relativamente mais barata e, em determinadas regiões do país, eles são isentos de pagar IPVA.

Como desvantagem, o ponto principal é a baixa quantidade de eletropostos. Essa costuma ser a principal dor dos compradores de veículos movidos a energia.

Apesar disso, o cenário está se revertendo. Curitiba já conta mais de 50 eletropostos distribuídos pela cidade e novos pontos estão sendo planejados e implementados.

Para facilitar o processo de encontrar novos eletropostos, já existem tecnologias para ajudar, como os apps PlugShare e Google Maps.

Agora você já conhece as principais diferenças entre os dois tipos de veículos, que tal investir em um futuro mais sustentável?

Os veículos elétricos são o futuro da eletromobilidade. Vá até uma concessionária do Grupo SERVOPA e saiba mais!

Audi Center Curitiba | 41 3333-2000 | R. General Mário Tourinho, 1082 – Seminário, Curitiba.
BYD Servopa | 41 3072-3030 | R. Rockefeller, 1217, esquina com a Rua Chile.
Volvo Open Point | 41 3340-6650 | R. Jerônimo Durski, 943 – Batel, Curitiba.