Urso Capital
Ricardo Urso, fundador da Urso Capital e Juliano Custodio, CEO da EQI Investimentos.| Foto: Divulgação
  • Por Grupo Urso
  • 14/12/2023 11:23

A Urso Capital chega para complementar o portfólio de serviços do Grupo Urso e já prevê investimento de R$ 7 milhões em expansão nos próximos 24 meses. O novo braço de investimentos do Grupo, que há sete anos constrói uma trajetória sólida de consultoria empresarial – atuando em frentes como fusões e aquisições (M&A), contabilidade e folha, viabilidade jurídica, gestão de talentos e uso de tecnologia de ponta para gestão –, será a primeira assessoria de investimento contratada pela EQI Corretora no Paraná.

De acordo com o sócio-fundador do Grupo Urso, Ricardo Urso, a empresa nasceu com foco em realizar operações M&A, mas, ao longo do processo, foram construindo outras áreas, complementando os serviços que entregam. "Somente nos últimos dois anos, o Grupo Urso registrou mais de R$ 250 milhões de liquidez no mercado, incluindo sete operações de M&A nesse período", destaca Ricardo.

Entre os cases mais relevantes está a assessoria exclusiva na venda do Grupo Force para o Grupo GPS, a maior empresa do Brasil no segmento de vigilância e serviços, com mais de 150 mil funcionários em todo o país. O Grupo Urso também conduziu o turnaround do Grupo Poliservice, transformando um EBITDA negativo em uma transação de venda de milhões com o Grupo GPS, após dois anos de trabalho.

Outro marco foi prestar assessoria exclusiva no processo de M&A da Nanica Brasil, especializada em tortas tipo banoffee, que conta com Tiago Abravanel como sócio. A Urso Consultoria realizou a venda de participação minoritária da Nanica para o Grupo SMZTO, líder em franchising no Brasil,  liderado pelo empresário e investidor José Carlos Semenzato.

Urso Capital e EQI Corretora

A Urso Capital, ao integrar-se à EQI Corretora, tem acesso aos produtos, plataformas e estratégias definidas pela corretora. Isso permite que a Urso Capital amplie seus serviços como assessoria de investimentos, oferecendo um pacote completo de produtos.

“Guiados por princípios éticos e de confidencialidade, contamos com profissionais renomados, tecnologia de ponta e visão estratégica de longo prazo, além de reforçar o compromisso em fazer a diferença na realidade dos clientes – sempre entendendo o perfil e os objetivos de cada um”, explica Ricardo.

“Temos vasta experiência e capacidade de nos adaptar aos movimentos do mercado global e sabemos que isso faz a diferença, estando especialmente vinculados a uma marca como a EQI”, completa.

Para se ter uma ideia do cenário, a EQI Corretora foi pioneira ao obter a primeira licença do Banco Central para atuar como corretora. O resultado disso é a possibilidade de dar um passo em direção ao status de banco de investimento. Essa evolução significa uma expansão estratégica que permite à EQI não apenas distribuir, mas também originar e estruturar seus próprios produtos.

O Grupo Urso, já experiente em investimentos, fortalece ainda mais sua posição com a parceria com a EQI. Os sócios do Grupo Urso são investidores ativos dos dois principais fundos de Venture Capital de Curitiba, somando investimentos em mais de 40 startups. A parceria com a EQI, portanto, oferece uma perspectiva ainda mais abrangente a investidores novos e experientes, unindo experiências sólidas e inovadoras em um mercado em constante evolução.

Patrocínio em evento exclusivo no litoral paranaense

Para apresentar a divulgação da união entre a Urso Capital e a EQI Corretora,  a Urso Capital está patrocinando, junto a outras marcas, o verão no Iate Clube Caiobá (ICC). O evento, que será realizado de dezembro a março, promete movimentar o litoral paranaense com uma variedade de ações que conectam o universo financeiro à celebração do verão.

Ao longo da temporada, mais de 3 mil sócios do ICC terão a oportunidade de desfrutar de uma programação exclusiva, incluindo atividades como beach tênis, pesca, shows e muito mais. A iniciativa não apenas agrega valor às experiências de lazer, mas também fortalece os laços entre as marcas e a comunidade local.