Sua empresa tem a cultura de sempre buscar investimentos? Compliance empresarial garante conformidade para negócios em constante mudança
| Foto:
  • Por Grupo Urso
  • 10/07/2024 11:42

Mais do que fazer parte do movimento ESG, junto das boas práticas sociais, de sustentabilidade e governança, o compliance se tornou palavra de ordem para toda empresa em busca de investimentos em um mercado altamente competitivo, que passa por mudanças constantes. Em especial na última década, marcada por escândalos nacionais e internacionais envolvendo a falta de compliance em grandes empresas.

Além de ser especializada em gestão, fusões e aquisições (M&A), assessoria empresarial, contabilidade, viabilidade jurídica e gestão financeira, a Urso Consultoria oferece aos seus clientes de todo o Brasil estratégias de governança e compliance.

Precisa estruturar sua empresa com compliance e governança?  Clique aqui e converse com um especialista do Grupo Urso.

O que é compliance empresarial

Em linhas gerais, o compliance empresarial desenvolve e aplica, de forma estruturada, os projetos para os âmbitos social, ambiental e de governança da empresa, garantindo o cumprimento das metas. Mas o processo só terá êxito com o engajamento ativo das lideranças, a disseminação da cultura entre os colaboradores e o estabelecimento de métricas sólidas.

O processo de ética corporativa invariavelmente envolve uma prática regulamentada de compliance empresarial em um cenário de negócios dinâmico e regulatório. Para isso, é necessário a criação de estratégias avançadas de conformidade, que garantam a conformidade legal e ética em um ambiente de negócios cada vez mais complexo.

“Somos a única consultoria que oferece um modelo de centro de serviços compartilhados para empresas, abrangendo serviços de contabilidade em folha, Business Intelligence (BI), viabilidade jurídica, Recursos Humanos (RH), assessoria de investimento e M&A. Tudo de forma integrada e otimizada, que garantem o máximo retorno e elevam a competitividade dos nossos clientes”, define Ricardo Urso, sócio fundador do Grupo Urso.

A compliance e a cultura empresarial

Além disso, a Urso atua na profissionalização e implementação da governança corporativa, garantindo a apuração precisa do resultado por linha de negócio ou produto do cliente, independentemente de suas necessidades. “Nosso histórico mostra que existe uma previsão de  5% a 10% do faturamento do cliente como resultado. Ou seja, todo gasto com o nosso centro compartilhado de serviços se converte em um valioso investimento não só para a expansão da empresa, mas para aumentar seu valuation em caso de um processo de fusão ou aquisição”, detalha o executivo.

O processo envolve ainda a chamada Due diligence, ou devida diligência. “A Due Diligence é um processo rigoroso e detalhado de investigação e análise que ocorre durante transações comerciais, como fusões, aquisições ou investimentos. Nesse contexto, é imprescindível a organização e o fornecimento de todos os documentos necessários para evitar dúvidas e preocupações”, explica Ricardo Urso.

A Urso também se destaca nesse processo, pois participa ativamente da gestão do negócio. “Possuímos todas as informações necessárias para conduzir um processo tranquilo, fornecendo confiança aos investidores e esclarecendo eventuais dúvidas”.

Grupo Urso

O Grupo Urso conta com quase uma década de experiência no setor corporativo como centro de serviço compartilhado, oferecendo soluções integradas para auxiliar empresas a otimizarem seus resultados. 

Dentro das negociações no mercado de capitais, pautada pela ética corporativa e conformidade legal, o Grupo Urso atua em seis pilares: Business Intelligence, Contabilidade em Folha, Viabilidade Jurídica e Tributária, Gestão de Talentos, Assessoria de Investimento e Processo de M&A.

O Grupo Urso lançou recentemente a Urso Capital, primeira assessoria de investimentos contratada pela EQI Corretora no Paraná, que chega para complementar o portfólio de serviços do grupo no mercado de capitais. Como corretora de investimento, a Urso Capital está credenciada à Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), única entidade com permissão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para capacitar os profissionais que operam de modo autônomo.

“Realizamos toda a assessoria necessária para o sucesso na consolidação de vendas e aquisições corporativas. Estamos preparados e estruturados para projetar 100% do escopo e da estratégia de fusão e aquisição conforme o perfil de cada empresa. Somos especialistas em preparar empresas para venda”, reforça Antônio Urso.

Precisa estruturar sua empresa com compliance e governança?  Clique aqui e converse com um especialista do Grupo Urso

Siga a Urso nas redes sociais: Instagram | LinkedIn