Na hora de escolher uma consultoria para sua sucessão empresarial, o ideal é ter um objetivo claro e procurar integrar as áreas por meio de uma cultura organizacional coesa
Na hora de escolher uma consultoria para sua sucessão empresarial, o ideal é ter um objetivo claro e procurar integrar as áreas por meio de uma cultura organizacional coesa| Foto: Divulgação
  • Por Grupo Urso
  • 10/07/2024 11:51

A “Pesquisa Global de Empresas Familiares”, de 2022, revela que 67% da próxima geração de brasileiros admitem a existência de um plano de sucessão para os negócios da família. Passados 20 ou 30 anos, em média, após a fundação de uma empresa, torna-se imperativo planejar de forma estratégica o processo de sucessão após a aposentadoria ou eventual falecimento dos sócios fundadores. Para isso, também é necessária uma governança corporativa bem estruturada, conquistada por meio de uma consultoria empresarial especializada.

“Buscamos agregar valor aos nossos clientes e proporcionar melhores chances de perpetuidade para os negócios. É uma constatação dolorosa, mas toda empresa só tem dois caminhos: a perpetuidade ou a falência. Com uma consultoria especializada, ela aumenta as chances de ter a sucessão patrimonial realizada, de realizar um processo exitoso de venda ou fusão, ou mesmo a instauração de executivos que toquem o negócio”, afirma Ricardo Urso, sócio fundador do Grupo Urso, especializada em gestão, fusões e aquisições (M&A), assessoria empresarial, contabilidade, viabilidade jurídica e tributária.

Na hora de escolher uma consultoria para sua empresa, o ideal é ter um objetivo claro e procurar integrar as áreas por meio de uma cultura organizacional coesa. 

“Nossa recomendação é buscar uma solução que atenda integralmente às suas necessidades, evitando lacunas. Caso surja alguma demanda, estejam preparados para oferecer um suporte abrangente, abarcando áreas como o setor de viabilidade jurídica, contábil, financeiro e demais aspectos relevantes”, recomenda.

Deseja perpetuar o sucesso de seus negócios? Clique aqui e converse com um especialista em sucessão empresarial do Grupo Urso.

Sucessão empresarial

“Quando falamos em fusões e aquisições (M&A), muitas famílias fundaram empresas há 30 anos, com a estabilidade trazida pelo Plano Real. Hoje em dia, estamos no ápice da sucessão familiar no país. E infelizmente, os números são assustadores: na primeira sucessão, a taxa de mortalidade das empresas é de 65%; na segunda sobe para 80%; na terceira, chega a 90% e na quarta, a 95%. Ou seja, a chance de uma sucessão empresarial de suceder uma empresa e dar errado é maior do que dar certo”, enfatiza Urso.

Segundo o executivo, a área de assessoria empresarial é uma das mais importantes do Grupo Urso. “Atuamos em parceria com as empresas, mergulhando no dia a dia dos negócios juntamente com os colaboradores internos, por meio de uma equipe alocada na sede do cliente com dedicação exclusiva”, explica.

Outro desafio constante na maioria das empresas é a convivência entre os sócios. “Steve Jobs dizia que uma parceria societária perfeita é formada por uma pessoa que sabe fazer, e outra que sabe vender. É uma boa definição. O ideal é que esses ajustes sobre a atuação de cada sócio sejam delimitados já no início da empresa, para evitar desgastes futuros. É como um casamento, mas sem o lado romântico que adoça as coisas”, exemplifica Ricardo Urso.

E o raciocínio também vale para o plano sucessório e os processos de herança. “Muitas vezes o filho ou neto de um sócio fundador não tem o mesmo perfil de liderança, ou perfil comercial para tocar a empresa. Afinal, não é uma exigência para alguém ser herdeiro, nem uma obrigatoriedade de testamento. Para isso, entram em cena a estruturação patrimonial da empresa, a governança e o conselho de acionistas, que deverá analisar os melhores caminhos para aquele negócio num processo de sucessão. E se for o caso, dar início a um processo bem estruturado de fusão ou venda da empresa, a partir das negociações e estratégias de crescimento em seu segmento de mercado”.

Grupo Urso

O Grupo Urso conta com quase uma década de experiência no setor corporativo como centro de serviço compartilhado, oferecendo soluções integradas para auxiliar empresas a otimizarem seus resultados. 

Dentro das negociações no mercado de capitais, pautada pela ética corporativa e conformidade legal, o Grupo Urso atua em seis pilares: Business Intelligence, Contabilidade em Folha, Viabilidade Jurídica e Tributária, Gestão de Talentos, Assessoria de Investimento e Processo de M&A.

O Grupo Urso lançou recentemente a Urso Capital, primeira assessoria de investimentos contratada pela EQI Corretora no Paraná, que chega para complementar o portfólio de serviços do grupo no mercado de capitais. Como corretora de investimento, a Urso Capital está credenciada à Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), única entidade com permissão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para capacitar os profissionais que operam de modo autônomo.

“Realizamos toda a assessoria necessária para o sucesso na consolidação de vendas e aquisições corporativas. Estamos preparados e estruturados para projetar 100% do escopo e da estratégia de fusão e aquisição conforme o perfil de cada empresa. Somos especialistas em preparar empresas para venda”, reforça Antônio Urso.

Deseja perpetuar o sucesso de seus negócios? Clique aqui e converse com um especialista em sucessão empresarial do Grupo Urso.
Siga a Urso nas redes sociais: Instagram | LinkedIn