| Foto:
  • Por Grupo Urso
  • 02/07/2024 18:33
Ouça este conteúdo

Os investimentos voltados aos indicadores de ESG (ambientais, sociais e de governança) já representam mais de um terço do total de ativos sob gestão e podem chegar a 53 trilhões de dólares (cerca de R$ 273 trilhões) até 2025, segundo levantamento da Bloomberg Intelligence. Para não ficar de fora do cenário global de investimentos, solidificar e expandir seu negócio, é fundamental investir nas três letras do ESG.

Para além das estratégias de sustentabilidade e responsabilidade social, os conselhos e diretorias das empresas devem aprimorar seu desempenho em relação à governança corporativa e prestação de contas, recrutando membros com experiência e repensando a alocação de recursos. Para isso, o ideal é contar com uma consultoria de gestão que seja especialista no segmento.

Quer solidificar e expandir seus negócios? Clique aqui e converse com um especialista em Governança Corporativa do Grupo Urso.

Governança corporativa

O Grupo Urso  é especializado em estruturar e promover práticas de governança que impulsionam a transparência, a ética e o engajamento entre seus clientes, o mercado financeiro e investidores.

“A Urso trabalha com implementação de governança corporativa, mais conhecida como compliance, para potencializar a atuação da organização e minimizar os riscos.  Desenvolvemos os colaboradores das empresas clientes por meio de políticas, regras e procedimentos que garantem o atendimento das legislações aplicáveis para cada setor”, explica Antônio Urso, sócio fundador da Urso Consultoria.

Quase metade das empresas brasileiras quer implementar um programa de integridade baseado em políticas de compliance, segundo o estudo “Anticipating more scrutiny”, divulgado em 2023. Dentre essas empresas, 4% identificaram a importância da iniciativa e 44% já estão no estágio de planejamento e desenvolvimento de seus programas.

O Grupo Urso atua como um grande centro de serviços compartilhados, voltados à profissionalização e implementação das melhores práticas de mercado: controle, gestão e cultura de resultado, segundo destaca Antônio Urso.

Sociedade e sucessão

Ao falarmos em sociedade na gestão empresarial, também é imperativo pensar estrategicamente sobre a sucessão e a necessidade de uma governança corporativa bem estruturada. “Buscamos proporcionar melhores chances de perpetuidade para os negócios, agregando valor aos nossos clientes. É doloroso de se constatar, mas toda empresa só tem dois caminhos: a perpetuidade ou a falência. Com uma consultoria especializada, ela aumenta as chances de ter a sucessão patrimonial realizada, a venda ou instauração de executivos que toquem o negócio”, afirma o executivo.

“Quando falamos em fusões e aquisições (M&A), muitas famílias fundaram empresas há 30 anos, com a estabilidade trazida pelo Plano Real. Hoje em dia, estamos no ápice da sucessão familiar no país. E infelizmente, os números são assustadores: na primeira sucessão, a taxa de mortalidade das empresas é de 65%; na segunda sobe para 80%; na terceira, chega a 90% e na quarta, a 95%. Ou seja, a chance de uma sucessão empresarial dar errado é mais provável do que dar certo”.

Na hora de escolher uma consultoria para sua empresa, o ideal é ter um objetivo claro e procurar integrar as áreas por meio de uma cultura organizacional coesa. “Nossa recomendação é buscar uma solução que atenda integralmente às suas necessidades, evitando lacunas. Caso surja alguma demanda, estejam preparados para oferecer um suporte abrangente, abarcando áreas como o setor de viabilidade jurídica, contábil, financeiro e demais aspectos relevantes”, recomenda Urso.

Grupo Urso

O Grupo Urso conta com quase uma década de experiência no setor corporativo como centro de serviço compartilhado, oferecendo soluções integradas para auxiliar empresas a otimizarem seus resultados.

Dentro das negociações no mercado de capitais, pautada pela ética corporativa e conformidade legal, o Grupo Urso atua em seis pilares: Business Intelligence, Contabilidade em Folha, Viabilidade Jurídica e Tributária, Gestão de Talentos, Assessoria de Investimento e Processo de M&A.

O Grupo Urso lançou recentemente a Urso Capital, primeira assessoria de investimentos contratada pela EQI Corretora no Paraná, que chega para complementar o portfólio de serviços do grupo no mercado de capitais. Como corretora de investimento, a Urso Capital está credenciada à Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), única entidade com permissão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para capacitar os profissionais que operam de modo autônomo.

“Realizamos toda a assessoria necessária para o sucesso na consolidação de vendas e aquisições corporativas. Estamos preparados e estruturados para projetar 100% do escopo e da estratégia de fusão e aquisição conforme o perfil de cada empresa. Somos especialistas em preparar empresas para venda”, reforça Antônio Urso.

Quer solidificar e expandir seus negócios? Clique aqui e converse com um especialista em Governança Corporativa do Grupo Urso.

Siga a Urso nas redes sociais: Instagram | LinkedIn