O uso da madeira na decoração é um clássico que não sai de moda, deixa o ambiente confortável, com um ar rústico ou elegante. Contudo, seja pela questão ambiental, pelo alto custo ou pela procura de espécies proibidas de extração, o MDF (Medium Fiberboard Density) é a primeira opção para substituir a madeira nos projetos, sem perder em beleza, qualidade e durabilidade.
Visando a preservação de determinadas espécies de árvores nativas, alguns tipos não podem, por lei, serem extraídas. O MDF é fabricado com madeira de árvores de Pinus de reflorestamento e alguns padrões amadeirados proporcionam a reprodução fiel de madeiras com desenhos e texturas realistas, sendo a opção mais sustentável.
Além disso, sua manutenção é menor e, em casos de danos em alguma peça, é fácil encontrar o produto para repor, ou até para dar continuidade a um projeto mais tarde. Já as lâminas naturais, podem oxidar com o passar do tempo e sofrem alteração de cor e, ao precisarem ser trocadas, o cliente encontra dificuldade para ter peças parecidas, já que outros lotes terão desenhos e tonalidades diferentes.
Tipos de MDF amadeirados
A Guararapes, uma das maiores produtoras de MDF do Brasil, possui padrões que representam os principais tipos de madeiras encontradas no mundo, além de opções exóticas que proporcionam mais personalidade e um visual diferenciado aos ambientes.
Confira as opções que selecionamos e as características de cada um:
O MDF Imbuia representa com perfeição essa madeira nobre da Mata Atlântica (em risco de extinção) que é muito associada a móveis de luxo. Com este padrão de MDF, você pode adquirir essa sofisticação nos ambientes.
Em contraste aos tons escuros da Imbuia, a Guararapes tem também um padrão de outra madeira ameaçada, símbolo do Paraná, o MDF Araucária.
O MDF Freijó da Guararapes representa uma lâmina de madeira natural recém-cortada da espécie nativa da América do Sul. A madeira natural, com o tempo, adquire um aspecto mais alaranjado e escuro.
Se a ideia é ter o aspecto da madeira antiga e rústica, com linhas e nós bem aparentes, o MDF Antiqua é a escolha certa para seu móvel ou ambiente.
O Pau-Ferro, madeira nobre da Mata Atlântica, traz um aspecto exótico, com seu tom avermelhado e catedrais bem definidas. O MDF Pau-Ferro da Guararapes tem textura com efeito super natural de madeira aplainada e levemente lixada, com poros profundos e toque macio com uma interferência sutil de microrrelevos.
O Ipê é uma madeira nobre brasileira. Nesta reprodução em MDF, além de estarem presentes os tons naturais do Ipê, foram adicionados pigmentos dourados à sua composição, para realçar ainda mais a elegância do produto.
O Curupixá é uma madeira exótica da região Norte. A sutileza dos poros com a cor natural e textura perfeita de lâmina de madeira levemente lixada resulta em um padrão delicado e elegante.
Com grande variedade de cores, tonalidades e detalhes, o MDF amadeirado é a melhor opção para trazer o elemento natural da madeira para dentro de casa. Este tipo de decoração converge com o design biofílico, ou seja, a presença de jardins verticais e plantas em casa, algo que já deixou de ser tendência para ser uma realidade em projetos decorativos, proporcionando ainda mais proximidade com a natureza.