MDF Cinza traz beleza e atemporalidade a projetos de interiores. Saiba como e onde usar
| Foto: Divulgação
  • Por Guararapes
  • 11/01/2023 12:40

O MDF já faz parte de nosso cotidiano. Está presente em móveis, na decoração e no artesanato.

A sigla MDF vem do inglês Medium Density Fiberboard (placa de fibra de média densidade). O material é um aglutinado de fibra de madeira que é cozida no vapor e pressão. Depois, são adicionadas resinas sintéticas e então é realizada a prensagem. Assim, é possível formar o material de acordo com o tamanho desejado.

A homogeneidade do MDF proporciona estabilidade e boa capacidade de absorção de tinta e verniz, o que torna o acabamento do MDF versátil e muito especial. É um material com ótimo custo-benefício e com várias possibilidades de aplicações, principalmente para projetos de design de interiores.

Como surgiu o MDF? 

O MDF foi fabricado pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1960. Na década seguinte, o MDF chegou na Europa, sendo produzido na Alemanha Ocidental e na Espanha. No Brasil, o MDF surgiu mais tarde, apenas em 1994.

Atualmente, o MDF é uma das matérias-primas mais utilizadas no país para a produção de móveis. É possível adaptá-lo para diversas possibilidades de uso e projetos utilizando tanto equipamentos industriais quanto ferramentas de marcenaria.

MDF Cinza 

A versatilidade do MDF proporciona ambientes de diferentes cores e composições. Há quem goste dos amadeirados, mas o que vem ganhando espaço nos projetos são os tons de MDF cinza.

O cinza é perfeito para quem busca elegância, atemporalidade e equilíbrio na decoração. Nos tons mais claros, oferece a sensação de ambiente mais amplo, enquanto os tons mais escuros podem trazer mais conforto.

Ambiente com MDF em cinza escuro se torna mais aconchegante. MDFs Neblina e Petra, da Guararapes
Ambiente com MDF em cinza escuro se torna mais aconchegante. MDFs Neblina e Petra, da Guararapes | Divulgação

Ao planejar o ambiente, o cinza pode compor o design com preto e outras cores neutras, além de combinar com metais. Confira esta inspiração no estilo contemporâneo:

O MDF cinza fica bem em ambientes contemporâneos, que contam com a presença de metal, vidro e a cor preta. MDFs Cinza Urban e Antuérpia da Guararapes
O MDF cinza fica bem em ambientes contemporâneos, que contam com a presença de metal, vidro e a cor preta. MDFs Cinza Urban e Antuérpia da Guararapes| Divulgação

Ao optar por cores claras e itens de composição natural, como couro e tapete trançado, seu ambiente fica inspirado no estilo moderno e super aconchegante, como este abaixo:

Este ambiente em cinza combinado com a decoração natural demonstra a inspiração na arquitetura moderna. MDFs Níquel e Carvalho Natural da Guararapes
Este ambiente em cinza combinado com a decoração natural demonstra a inspiração na arquitetura moderna. MDFs Níquel e Carvalho Natural da Guararapes | Divulgação

É sempre importante buscar fabricantes de MDF que trabalhem com responsabilidade e sustentabilidade. Por exemplo, a Guararapes, uma das maiores indústrias de painéis de MDF e compensados da América Latina, utiliza apenas madeira de reflorestamento na produção, além de ter a ISO 14001, que comprova que a empresa segue padrões internacionais de gestão ambiental.

Somado ao MDF de qualidade, a Guararapes fornece segurança biológica. Todos os padrões de MDFs decorativos contam com a exclusiva tecnologia NanoxClean®, que garante proteção contra germes, bactérias, vírus e fungos.

Seja qual for o estilo da decoração que inspire seu ambiente, o MDF é uma excelente aposta para torná-lo aconchegante e contemporâneo.