Os estímulos visuais dos ambientes que frequentamos podem mudar a forma como estamos nos sentindo: um local cheio de informações, texturas e detalhes coloridos pode nos deixar eufóricos e animados; já um ambiente de cores neutras pode contribuir para a sensação de relaxamento e bem-estar.
Por isso, em um contexto em que estamos expostos à grande quantidade de informação, é natural buscarmos o oposto, principalmente dentro de casa. E nessa direção está o minimalismo, tendência para a decoração em 2023.
Conheça as principais características da decoração minimalista
Na arquitetura, decoração e no design de interiores, os projetos minimalistas buscam criar um espaço clean, de linhas retas, com combinações entre branco, bege, cinza e preto. Mas isso não quer dizer que as cores sejam proibidas: tudo depende da harmonia entre elas.
Toques amadeirados, sejam no mobiliário, revestimento ou em pequenos detalhes, também compõem os projetos minimalistas e ajudam a aquecer o ambiente. Para isso, os MDFs das linhas Naturale e Madeiras do Brasil, da Guararapes, são ótimas opções, já que trazem a naturalidade da madeira, com seus veios e texturas, para dentro das casas e ambientes comerciais.
Pouca informação visual
A funcionalidade é levada a sério na decoração minimalista. Isso significa deixar o ambiente o mais livre possível de adornos e optar pelo famoso ‘menos é mais’. O minimalismo é baseado na simplicidade e procura ter poucos elementos, fazendo o melhor uso destes.
Dica: geralmente, portas, armários e gavetas não possuem puxadores. O design minimalista prioriza as linhas retas e sem interferências.
Cores básicas e simples
Branco, bege e cinza costumam ser as cores mais utilizadas na decoração minimalista, normalmente de forma monocromática, por ajudarem a ampliar o ambiente e promover a luminosidade. Porém, é possível, sim, adicionar um toque de cor!
O MDF Rosa Milkshake, da Guararapes, é uma ótima opção para criar ambientes delicados; já o MDF Alecrim adiciona um ponto de cor sem criar um alto contraste.
Dica: almofadas, mantas e quadros em tons mais escuros também podem fazer parte de um ambiente minimalista. O segredo é manter dentro da mesma paleta de cores, sem criar grandes contrastes.
Iluminação natural
Visto que um dos objetivos da decoração minimalista é acalmar a mente, a iluminação natural faz toda a diferença nessa estética. Optar por um mobiliário claro ajuda a propagar a luz natural.
Dica: quando não for possível utilizar a luz natural, opte pela iluminação indireta com tonalidade mais quente, como abajures e pendentes modernos.
Toque amadeirado
Seja em detalhes ou como protagonista do espaço, ele potencializa a sensação de aconchego, principalmente quando combinado com outros elementos.
Dica: os padrões amadeirados remetem à natureza, trazendo a sensação de bem-estar para ambientes internos.
Confira outras opções da Guararapes e escolha a que mais combina com o seu projeto.