Mais do que uma rede de restaurantes, o Hard Rock Cafe se tornou um ícone da cultura popular mundial, ao longo de suas cinco décadas em atividade. São mais de 200 unidades em 68 países — incluindo quatro aqui no Brasil — que são verdadeiros museus da música.
A coleção de memorabília do Hard Rock Cafe é a maior do mundo, com mais de 80 mil itens. Vários deles estão aqui em Curitiba.
Para celebrar essa vibrante cultura musical — e os 50 anos do Hard Rock Cafe, completados em 2021 —, separamos 10 curiosidades sobre a famosa rede de restaurantes.
Siga o Hard Rock Curitiba no Instagram e fique por dentro das novidades!
1. Tudo começou em Londres
Apesar de ser tipicamente americano, o primeiro Hard Rock Cafe do mundo foi aberto em Londres, em 14 de julho de 1971.
Mas tudo faz sentido, já que os criadores foram dois ianques, Isaac Tigrett e Peter Morton, que estavam com saudades de um autêntico hambúrguer. Como não havia nada parecido na Terra da Rainha, eles resolveram abrir seu próprio restaurante.
Esse primeiro Hard Rock Cafe foi aberto em uma antiga concessionária da Rolls-Royce, que foi alugada para os fundadores por apenas seis meses. Mas se o dono do imóvel achava que a ideia não ia para frente, estava redondamente enganado: o primeiro restaurante da rede ainda funciona no mesmo lugar.
2. O primeiro show
Os shows são um dos principais itens do cardápio do Hard Rock Cafe em todo o mundo. Mas você sabe qual foi o primeiro? Ninguém menos que Sir Paul McCartney, com sua banda Wings. Isso aconteceu em 1973, de forma improvisada, enquanto os músicos se preparavam para sair em turnê pelo Reino Unido.
Hoje, os mais de 200 restaurantes do Hard Rock pelo mundo sediam cerca de 15 mil shows ao ano, dando suporte para as cenas do rock nas cidades onde atua.
3. O favorito dos rockstars
Uma das maiores atrações do Hard Rock Cafe é sua imensa coleção de memorabília , que cobre as paredes de todos os restaurantes da rede. Tudo isso começou porque o lendário Eric Clapton era frequentador assíduo da unidade de Londres e deu uma guitarra para reservar a sua mesa favorita, em 1979. Pete Townshend, do The Who, logo fez o mesmo e ainda deixou um bilhete: "A minha é tão boa quanto a dele! Com amor, Pete".
A coleção de memorabília do Hard Rock Cafe é, hoje, a maior do mundo, com mais de 80 mil itens, entre aqueles que foram doados pelos próprios artistas ou adquiridos em leilões. O HRC é tão querido pelos artistas que Carole King até fez uma música sobre ele, em 1977:
4. Funcionária do mês
A primeira funcionária do Hard Rock Cafe em Londres foi a garçonete irlandesa Rita Gilligan, que continuou trabalhando na rede por décadas. Depois de se aposentar, ela continuou como embaixadora da marca, posto que ocupa até hoje, e lançou um livro para contar sua história.
5. Expansão mundial
O primeiro Hard Rock dos Estados Unidos foi inaugurado em 1982, em Los Angeles. No ano seguinte, a rede também abriria uma unidade em Tóquio, marcando o início de sua expansão mundial, chegando a 68 países.
Siga o Hard Rock Curitiba no Instagram e fique por dentro das novidades!
6. Uma mania que começou por acaso
A partir dos anos 1980, as camisetas do Hard Rock Cafe se tornaram clássicos da moda. Porém, você sabia que essa história começou por acaso? Em 1973, os dois fundadores do HRC patrocinaram um time de futebol local de Londres. Como algumas camisas sobraram, os donos decidiram dar de presente para frequentadores assíduos.
Não demorou para que outras pessoas ficassem sabendo, pedissem mais camisetas do Hard Rock Cafe e a mania começasse a se espalhar. Hoje, a Rock Shop é uma das características mais marcantes dos restaurantes da rede.
7. A origem de um ícone
A famosa logo que estampa milhões de camisetas do Hard Rock Cafe em todo o mundo foi criada pelo grande artista Alan Aldridge, conhecido por seu trabalho com os Beatles. Mas ao contrário da arte psicodélica de Aldridge, a logo do Hard Rock é bem simples. Isso porque o pedido Isaac Tigrett era um design inspirado no ornamento de capô dos carros Chevrolet.
8. O mais antigo do Brasil
Anteriormente, o Hard Rock Cafe teve um restaurante no Rio de Janeiro, que fechou depois de alguns anos de atividades. Inaugurado em 2015, o Hard Rock Curitiba foi o primeiro da nova fase da rede no Brasil e é o mais antigo ainda em funcionamento. Com capacidade para 1090 pessoas (reduzida para 360 por conta da pandemia) é também um dos maiores do mundo.
Além do Hard Rock Curitiba, a rede também tem outros três restaurantes no Brasil: Gramado, Fortaleza e Ribeirão Preto.
9. A sustentabilidade é rock'n'roll
Além de ser um dos maiores restaurantes da rede no mundo, o Hard Rock Curitiba é também um dos mais sustentáveis. A construção tem diversas funcionalidades focadas na economia de energia, água e outros recursos naturais. Tanto que possui o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) de construções sustentáveis.
10. O toque local do Hard Rock Curitiba
O cardápio do Hard Rock Curitiba conta com os itens que tornaram a rede de restaurantes famosa em todo o mundo, como o Original Legendary Burger e as wings (asinhas de frango). Além disso, todo Hard Rock Cafe do mundo tem um Local Burger com receita original.
Além disso, o restaurante mundial recebeu mais um toque local em Curitiba, agregando o famoso submarino ao seu cardápio. O drink recebe o sugestivo nome Yellow Submarine e vem com chope artesanal, Jack Daniels Honey, Curaçao Blue e um toque de suco de limão.
Para entrar nessa cultura — memorabília, shows, gastronomia e muito mais! — você pode fazer uma reserva no Hard Rock Cafe Curitiba, que está funcionando todos os dias das 12h às 23h. O restaurante fica na Rua Buenos Aires, 50, no Batel, e também trabalha com delivery.
Very Merry X’mas: conheça o evento especial que o Hard Rock preparou para o Natal
Festa de ano novo em Curitiba: Hard Rock Cafe prepara “all inclusive” para o Réveillon 2022
Conheça os “pratos lendários” do Hard Rock Cafe Curitiba
Discos, instrumentos e roupas: conheça as relíquias que decoram o Hard Rock Cafe Curitiba