Os serviços oferecidos pelas administradoras atendem incorporadoras, síndicos e condôminos.
Os serviços oferecidos pelas administradoras atendem incorporadoras, síndicos e condôminos.| Foto:
  • Por Haus Anuário Imobiliário 2022
  • 09/06/2022 06:00

A decisão de morar em um condomínio costuma estar atrelada ao conforto, ao bem-estar e à segurança. A praticidade de uma série de serviços facilitada por uma boa gestão condominial é, certamente, um diferencial para quem investe em um imóvel.

Na busca por menos burocracia e mais transparência, administradoras especializadas na gestão condominial são amplamente aceitas em todo o país. Segundo uma pesquisa do portal SíndicoNet, 76% dos condomínios brasileiros contam com a gestão de uma administradora.

As empresas do setor oferecem diversos serviços, que vão desde a instalação do condomínio, passando pela completa gestão dos processos, até uma assessoria aos condomínios que optem por uma gestão mais autônoma. "Uma administradora faz a conexão entre os condôminos, síndico e o corpo diretivo”, resume Priscila Floriano, gerente de Marketing e Relacionamento com Clientes da Administradora Paraná, empresa que atua exclusivamente na gestão condominial e na implantação de condomínios.

As administradoras são responsáveis pelos processos de implantação e 
gestão de um condomínio, como o 
Portal do Lago, no bairro Champagnat, gerido pela Administradora Paraná.
As administradoras são responsáveis pelos processos de implantação e gestão de um condomínio, como o Portal do Lago, no bairro Champagnat, gerido pela Administradora Paraná.| Priscilla Fiedler/Gazeta do Povo

Entre as atribuições de uma administradora estão os estudos de custeio, contratação de equipe operacional, elaboração do regimento interno, avaliação de contratos, contratação de seguro predial, organização das assembleias, gestão documental, entre outros. "A compra de um imóvel é a realização de um sonho, contudo, é necessário um apoio profissional para se tornar possível o que foi idealizado”, pontua Priscila.

Para atender a essa demanda, as administradoras personalizam as experiências, entendendo as particularidades de cada condomínio. Os de alto padrão, por exemplo, têm um perfil específico de gestão operacional. “Além da questão da segurança, o foco está na otimização dos custos e no atendimento diferenciado. Por este motivo, nosso objetivo é oferecer um atendimento personalizado e humanizado aos nossos clientes. Por mais que a tecnologia tenha tido grandes avanços no mercado condominial, entendemos que a administração de condomínios necessita desta humanização, afinal, o resultado do nosso trabalho reflete diretamente na vida e no dia a dia dos nossos condôminos”, ressalta.

Administradora Paraná
As administradoras intermediam a relação de síndicos e condôminos.| Priscilla Fiedler/Gazeta do Povo

E por falar em tecnologia, ela se tornou uma aliada da administração condominial, aproximando o morador da gestão do local onde mora. “A plataforma online permite que o condômino, por meio de seus dispositivos móveis, tenha acesso a toda documentação, como atas e regimento interno, além de possibilitar o agendamento e reserva dos espaços comuns, comunicação direta com a portaria, participação em assembleias virtuais ou híbridas, e consultar a qualquer tempo a prestação de contas de seu condomínio. É um processo muito democrático e transparente”, afirma Priscila.

Administradora Paraná
76% dos condomínios brasileiros são geridos por administradoras condominiais, como a Administradora Paraná.| Priscilla Fiedler/Gazeta do Povo

Ainda assim, o principal diferencial segue sendo o relacionamento interpessoal. “Nossos clientes contam com o apoio de um gerente exclusivo de atendimento, e este canal direto com a administradora possibilita que todas as informações sejam conduzidas e distribuídas aos responsáveis, promovendo mais agilidade, segurança e conforto para os síndicos”, avalia.

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