Edifício Villa Bellaza, no Campo Comprido, foi entregue em 2017 e tem apartamentos de 600 m² privativos. | Divulgação| Foto:
  • Por Haus Anuário Imobiliário 2023
  • 19/04/2023 17:03
Ouça este conteúdo

Todo mês de abril é de celebração para a Construtora Pessoa, mas este tem um sabor especial: marca os 45 anos da empresa, que nasceu em 1978 com foco na construção de casas e se transformou em uma das mais longevas construtoras de edifícios de alto padrão de Curitiba.

“A Pessoa começou como uma sociedade minha e da minha esposa, Berenice J. R. C. de Mattos Pessoa. Naquele primeiro momento, nós construíamos casas. Depois, minha esposa saiu da sociedade e meu irmão, Flávio de Lacerda Pessoa, se tornou meu sócio. Com isso, a partir de 1984, passamos a construir edifícios, principalmente na região do bairro Batel, focando no público de alto padrão”, conta o sócio fundador Plínio de Mattos Pessoa Filho.

Edifício Porto Príncipe, no Batel, foi um dos primeiros empreendimentos da construtora. As unidades têm 350 m² privativos.| Foto: Divulgação

Com a mudança, a empresa começou a contribuir para a ocupação do sistema trinário do Eixo Norte-Sul, com edifícios como Porto Seguro e Porto Imperial, implantados na Av. Sete de Setembro e na Av. Visconde de Guarapuava. Depois, vieram empreendimentos em outras vias centrais e estruturais do sistema viário de Curitiba, como a Rua Padre Anchieta e a Rua Pedro Viriato Parigot de Souza.

Ao mesmo tempo, passou a desenvolver e executar projetos de edifícios comerciais, sedes de empresas, obras industriais e também hotéis. “Somos um dos maiores construtores de hotéis de Curitiba e região. Temos seis empreendimentos construídos, sendo quatro na capital e dois em São José dos Pinhais, próximo ao aeroporto”, conta Plinio Pessoa.

Edifício Porto Imperial, um dos que compõem a paisagem da Av. Visconde de Guarapuava, tem apartamentos com 330 m² privativos.| Foto: Divulgação

Além disso, a empresa foi a responsável pelo primeiro centro médico de Curitiba, o edifício Plínio de Mattos Pessoa, que fica na Rua Bruno Filgueira e homenageia o pai do fundador da construtora, que era médico. “O empreendimento foi feito com a preocupação e o cuidado de poder acolher, além de diferenciais focados no uso, como uma laje que suporta equipamentos pesados, como um aparelho de raio-x, elevadores para macas e coleta de lixo em separado, devido ao lixo hospitalar”, enumera.

Qualidade e pessoalidade

Cada projeto executado pela Construtora Pessoa é único, mas todos compartilham algumas características comuns. Uma delas é a seriedade e o carinho com que são desenvolvidos e executados.

Porto Vitória, no Ecoville, era o terceiro prédio mais alto de Curitiba na sua entrega (2000). Hoje é o sétimo. | Divulgação| Foto: LeonardoSalomao

“Sempre tivemos muito cuidado com a qualidade do material empregado e com a execução dos projetos. E sempre procuramos fazer nosso trabalho com esmero. Tem um ditado que diz: ‘quem ama, cuida’, e nós amamos o que fazemos, então cuidamos do que fazemos e das pessoas que nos ajudam a fazer. Por isso, estamos há tanto tempo no mercado”, afirma Plinio Pessoa, que ressalta: “Não é o luxo que define a maior ou menor qualidade do apartamento. Você pode ter qualidade numa construção que não é tão luxuosa”.

Outro ponto comum é que os empreendimentos são desenvolvidos para resistirem ao tempo, tanto em termos conceituais quanto materiais. “A construtora sempre teve uma preocupação de fazer empreendimentos atemporais e com qualidade, que vão envelhecer bem”, diz o diretor de incorporações da Construtora Pessoa, Pedro Caldas Lorenzi, que hoje compõe a sociedade ao lado de Plinio Pessoa e de Plínio de Mattos Pessoa Neto.

Hotel Mercure, no Batel, é um dos seis com assinatura da Construtora Pessoa em Curitiba e região metropolitana. | Divulgação| Foto: LeonardoSalomao

Há ainda a questão da forma como a empresa opta por se relacionar com os clientes que, embora não diga respeito diretamente aos produtos finais apresentados por ela, faz com que seu trabalho seja reconhecido. “Há grandes incorporadoras que são impessoais, nas quais o cliente não tem acesso ao proprietário. Conosco, todos têm acesso direto aos sócios. É possível nos conhecer, ver quem são os responsáveis pelos empreendimentos. Nós acreditamos muito na importância do relacionamento pessoal”, explica Plínio Pessoa.

Projetos de hoje e amanhã

O cuidado, a atemporalidade e a pessoalidade nas relações também estão presentes no trabalho atualmente desenvolvido pela construtora, assim como a conexão com as necessidades atuais do mercado e dos clientes. É o que acontece no caso do Edifício Plural, empreendimento em obras na Rua Petit Carneiro, no bairro Água Verde.

Centro Médico Plinio de Mattos Pessoa, o primeiro centro médico de Curitiba, foi desenvolvido para atender às demandas da área da saúde.| Foto: Divulgação

“A ideia por trás do Plural é fazer um mix de apartamentos, com diferentes plantas – estúdio, 2 quartos e 2 suítes duplex – se encaixando, como num jogo de Tetris. O empreendimento tem um apelo moderno e atende ao público que não precisa de apartamentos tão grandes mas que não abre mão de qualidade e boa localização”, conta Lorenzi.

Além desse, há três projetos em desenvolvimento para os bairros Batel, Bigorrilho e Mercês – o último em estágio mais avançado. “Ele vai ficar em frente à Praça da Araucária, que deve ser entregue esse ano. O terreno fica em uma região alta da cidade, então tem uma bela vista, e o conceito é o de apartamentos com cara de casa, com bastante iluminação e ventilação natural”, adianta.

Em construção no Água Verde, edifício Plural mistura diferentes tipos de planta para atender pessoas com diferentes necessidades.| Foto: Divulgação

Pioneirismo

Além de ter sido pioneira na implantação de um centro médico em Curitiba, a Construtora Pessoa sempre esteve atenta às novidades do mercado e buscou implementar todas as inovações que considerou que poderiam ser benéficas para os moradores ou usuários de seus empreendimentos.

“Sempre buscamos nos manter atualizados em termos de tecnologia e inovação, mas sem exageros, buscamos o melhor equilíbrio entre tradição e modernidade, com uma visão de longo prazo”, resume Lorenzi.

Além dos residenciais e hotéis, a Construtora Pessoa também foi responsável pela implantação de diversos empreendimentos comerciais como a sede da Racco Cosméticos.| Foto: Divulgação

Assim, teve a oportunidade de trazer em primeira mão algumas novidades como:

Dry wall: “Fomos uma das primeiras a utilizar dry wall nas paredes internas dos apartamentos. Já existia na Europa e nos Estados Unidos há muitos anos e veio para cá há pouco mais de 20 anos”, diz Plinio Pessoa.

Fachadas caprichadas: “Desde o começo, acreditávamos que as fachadas mereciam um tratamento mais cuidadoso, então acrescentamos varandas, mármore, floreiras. Depois, isso virou lugar comum”, relembra o sócio fundador da construtora.

Banheiros prontos: Quando começou a projetar e construir hotéis, a construtora decidiu empregar uma tecnologia usada na construção de navios nas acomodações: banheiros prontos que são “encaixados” no espaço destinado a eles. O que além de otimizar tempo de obra, acaba por cuidar do meio ambiente, pois diminui o desperdício de materiais e a pegada de carbono como um todo.

Serviço:

  • Endereço: Rua Francisco Rocha, 45, Batel, Curitiba, PR.
  • Telefone: (41) 3018-6723
  • Site: https://construtorapessoa.com.br/
  • Redes: @co.pessoa/