É praticamente impossível falar de qualquer novo projeto sem falar de sustentabilidade. Mas você conhece quais são os pilares do ESG e o que agregam a cada empreendimento?
A sigla ESG significa Environmental, Social e Governance, isto é, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança. E estabelece pilares para as empresas criarem ações que apoiem uma rede de sustentabilidade.
Empresas que aplicam esses pilares em suas estratégias obtêm uma resposta muito positiva nas questões ambientais e sociais, em conjunto com um retorno financeiro.
Vamos nos aprofundar no assunto agora.
Environmental
Essa tá na ponta da língua: se não protegermos o meio ambiente agora, talvez não exista um meio ambiente para proteger no futuro. Portanto, todas as ações que reflitam diretamente em como lidamos com a natureza entram nessa categoria.
Desde acordos firmados entre empresas e Sociedades Protetoras da Vida Selvagem, para a compra de créditos de carbono, até sistemas que atuam diretamente na diminuição do impacto ambiental, como reutilização de água das chuvas ou placas de energia solar.
Qualquer ação, por menor que pareça, pode ajudar na questão ambiental e deve ser exaltada e replicada. Portanto, empresas devem ter essa questão muito clara em suas plataformas de contato com o cliente, como a RAC Engenharia, que apresenta todos os seus projetos em seu site.
Social
Quando uma empresa se instala em uma região, é feita toda uma análise do impacto da obra e de seu entorno. Por isso, a pauta de responsabilidade social é tão importante.
E isso significa ir bem além das campanhas sazonais de arrecadação de alimentos e roupas. Cada empresa precisa criar um projeto de revitalização do bairro em que está inserida, ou até mesmo adotar uma instituição de caridade.
Esse pilar é essencial para um impacto positivo na região em uma perspectiva micro e macro. A sociedade como um todo está atenta a esse tipo de ação, e uma empresa pode inspirar outras a fazerem sua parte no desenvolvimento de um futuro melhor a quem não tem recursos.
Conheça aqui os projetos de responsabilidade social do grupo RAC.
Governance
De nada adianta ter projetos de energia renovável e responsabilidade social sem uma política de governança corporativa sólida. Aliás, sem a governança, não existiriam projetos sustentáveis em nenhum setor da cadeia de produção.
Esse pilar sustenta os princípios que regem o processo decisório de uma empresa. E esses princípios devem estar totalmente alinhados com os outros pilares do ESG.
Além disso, ao usar business intelligence, os resultados das ações da empresa ficam disponíveis para os investidores analisarem suas opções.
Agir agora
Após uma conferência das Nações Unidas, o termo ESG surgiu em 2005, e a urgência de ações alinhadas a esses pilares é extrema.
E em um país continental como o Brasil, projetos de desenvolvimento social e ambiental devem ser incentivados, replicados e trazidos ao público.
Empresas e sociedade precisam atuar de forma constante para transformar a realidade hoje, e garantir um futuro amanhã.
Parceira Ideal
A HIEX Empreendimentos é a parceira ideal na procura de um lar confortável e exclusivo.
Cada projeto executado tem um aprendizado, o que motiva a busca contínua por inovação e vanguarda. E essa inquietude é o principal combustível para criar alicerces e superar desafios.
Pensando nessas diretrizes, conceitos que já são ótimos na teoria são colocados em prática pela HIEX Empreendimentos, trazendo obras que se preocupam com o seu bem-estar, trazendo soluções que a alinham ao ESG.
Conheça mais sobre a HIEX Empreendimentos