A catarata é um problema de saúde ocular que atinge milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, mais de 50% dos casos de pessoas cegas em todos os países são decorrentes da doença.
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, calcula que 28,7% das pessoas com 60 anos ou mais sofram de catarata.
O que é catarata e quais são os principais sintomas
“Catarata é a opacificação da lente natural que temos dentro dos olhos, chamada de cristalino. Os sintomas normalmente são dificuldade de focar objetos e detalhes, sensação de embaçamento visual (como se estivesse enxergando através de um vidro embaçado ou de um dia com neblina), diminuição do contraste das cores, desconforto para dirigir principalmente à noite e desconforto com reflexos luminosos”, explica a Dra. Mariel P. Monclaro Sanson, médica oftalmologista especialista em cirurgia de catarata.
No vídeo abaixo, o Dr. Arthur Schmitt, do Hospital Barigui, também explica:
Porém, nem todas as pessoas apresentam estes sintomas, já que eles podem variar conforme o tipo e fase evolutiva da catarata. Em muitos casos, a evolução pode ser lenta e o paciente não percebe a perda da qualidade visual, pois se acostuma a enxergar mal.
Quer entender melhor sobre a cirurgia de catarata? Conheça o Hospital Barigui Oftalmologia
Entre as mudanças no dia a dia e os prejuízos provocados pela doença da catarata em idosos,estão as seguintes:
- Dificuldade para dirigir durante o crepúsculo e a noite;
- Visão nublada;
- Não conseguir passar no teste do Detran;
- Insegurança para sair de casa sozinho;
- Sensibilidade a luz;
- Dificuldade nas tarefas rotineiras.
Cirurgia de catarata é a correção definitiva para o problema
Pessoas com mais de 60 anos que estão com dificuldade para enxergar podem procurar um oftalmologista em Curitiba para fazer exames que identificam se o paciente tem catarata.
Depois de uma avaliação completa e personalizada, a recomendação da cirurgia de catarata costuma ser o tratamento adequado para que o paciente recupere a capacidade de enxergar e aumente a qualidade de vida.
Como é feita a cirurgia de catarata
A oftalmologista Dra. Mariel Monclaro Sanson, do Hospital Barigui Oftalmologia, explica que o método de facoemulsificação para a cirurgia de catarata é considerado a técnica mais eficiente para a remoção da catarata.
A cirurgia de catarata por facoemulsificação consiste em realizar a remoção do cristalino opaco por completo e fazer a substituição da lente natural por uma lente intraocular artificial.
“A cirurgia é feita com anestesia local e o procedimento é rápido, dura em torno de 15 minutos apenas. Não exige internação, repouso ou cuidados maiores no pós-operatório. Como usamos os aparelhos mais modernos que existem no mundo, os índices de complicação são raríssimos”, destaca a médica.
Hospital Barigui Oftalmologia
O Hospital Barigui Oftalmologia está localizado em Curitiba e oferece atendimento humanizado, atencioso e personalizado, para que o paciente se sinta seguro para fazer a cirurgia de catarata.