A cirurgia refrativa, também conhecida como cirurgia correção de grau, é um dos procedimentos mais seguros e eficientes para pessoas que possuem algum erro refracional (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) e desejam se livrar dos óculos e das lentes de contato.
Diversos são os motivos que levam os pacientes aos consultórios oftalmológicos de Curitiba para consultas, exames e indicação da cirurgia refrativa. Os mais comuns são os seguintes:
- Os pacientes querem ficar livres de óculos e lentes de contato;
- Estão cansados do próprio visual com os óculos;
- Os óculos atrapalham a praticar esportes;
- Não conseguem sair e ter uma vida social sem os óculos;
- Precisam colocar lentes de grau nos óculos de sol;
Em geral, as pessoas que fazem contato com um oftalmo em Curitiba estão cansadas de serem dependentes dos óculos quando saem à noite para um barzinho, quando vão à praia, em uma viagem ou ocasiões especiais.
O uso diário ou recorrente das lentes de contato também começa a incomodar, seja pela dificuldade de manuseio das lentes, ou por irritações oculares como alergias.
Consulte os especialistas na hora de cuidar da sua visão. Conheça o Hospital Barigui Oftalmologia.
Indicação para cirurgia refrativa
Pacientes que possuem entre 20 e 50 anos e que estiverem com dificuldades para enxergar de perto e de longe, podem receber a indicação para a cirurgia refrativa a laser. Na consulta, o médico faz uma investigação completa e solicita uma série de exames que são importantes para saber se o paciente está apto para realizar o procedimento.
Como existem muitas dúvidas a respeito da operação, a ocasião também é aproveitada para discutir os mitos e verdades sobre a cirurgia refrativa.
Cirurgia refrativa: mitos e verdades
Segundo a oftalmologista de Curitiba, Dra. Fernanda Piccoli, os principais mitos e verdades da cirurgia refrativa são:
Mitos sobre a cirurgia refrativa
- Cirurgia refrativa só corrige miopia;
- Tenho que ficar de repouso depois da cirurgia;
- Se no futuro aparecer mais grau, não posso mais operar nem usar óculos;
- A cirurgia não corrige o astigmatismo.
Verdades sobre a cirurgia refrativa
- Tenho que esperar ter 20 anos para operar;
- A cirurgia é rápida e indolor;
- A cirurgia corrige miopia, astigmatismo e hipermetropia;
- Minha córnea é muito fina e não posso operar.
“Para que a cirurgia refrativa seja possível, é necessário que, além de certa estabilidade de grau, a córnea tenha algumas características que observamos através de exames. Estas características, como curvatura e espessura normais, garantem a segurança do procedimento e a estabilidade dos resultados”, explica a médica.
Importância da tecnologia e cirurgiões especialistas para cirurgia refrativa
A cirurgia refrativa pode ser feita com aplicação de uma laser (chamado excimer laser) sobre a córnea. “Com o laser realizamos um remodelamento corneano capaz de corrigir o grau existente”. O procedimento completo demora cerca de 15 minutos e é feito com anestesia local, apenas com o uso de colírios anestésicos.
A cirurgia refrativa também pode ser realizada com implante de lentes intraoculares. Estas lentes podem ser implantadas como parte da cirurgia de catarata (após a remoção do cristalino), ou ainda sobre o cristalino natural. Esta última opção normalmente é reservada para casos de pacientes jovens, onde a cirurgia refrativa a laser não é possível, como por exemplo para graus muito altos ou córneas muito finas.
“Além de atendimento humanizado, aprimoramento constante do corpo clínico e da excelência tecnológica e dos médicos, o Hospital Barigui Oftalmologia usa os melhores insumos e tem uma Certificação ISO de qualidade, que assegura que usamos os melhores procedimentos em todas as etapas da cirurgia refrativa de nossos pacientes”, ressalta a Dra. Fernanda Piccoli.