Hoje não basta a ausência de enfermidade para uma saúde plena, é preciso estar bem física, mental, social e espiritualmente| Foto: Shutterstock
  • Por Hospital Novaclínica
  • 20/06/2023 12:00
Ouça este conteúdo

Trinta e três anos a mais separam a expectativa de vida que se tinha no Brasil na década de 1930 e a que se tem a partir dos anos 2000, com uma média de 69,9 anos de idade – hoje a expectativa nas mulheres é de 81 anos e nos homens, de 77.

“Viver mais e com qualidade é o que mais se espera”, destaca o diretor médico do Hospital Novaclínica, Dr. Paulo Bozko.

Saúde, longevidade e qualidade de vida

Quando se fala em longevidade e bem-estar, entra em discussão o conceito de saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição é bem abrangente, pois se considera que é preciso ter um estado que contemple bem-estar físico, mental e social.

Muito antes desse conceito amplo ser divulgado na carta de princípios em 7 de abril de 1948, haviam definições muito variadas: desde achar que as doenças se originavam fora do organismo, até considerar a saúde dispensável – como faziam os românticos, ao normalizar morrer cedo, geralmente antes dos 30 anos e de tuberculose.

Hoje é mais evidente que não basta a ausência de enfermidade para ter uma saúde plena, é preciso estar bem física, mental e socialmente. Passar dos 80 ou chegar aos 100 anos pode ter um valor agregado que vai além de estar vivo, mas bem e consciente. Dentro dessa premissa mais ampla, é um grande desafio manter a saúde em dia.

Fé e saúde espiritual

O Dr. Paulo Bozko, cirurgião e oncologista, ressalta que mais um item deve ser adicionado a esse conceito: “Não importa qual é a sua religião e no que você crê, mas cuide da sua saúde espiritual.”

Ele acrescenta que uma saúde plena deve ser uma meta. “A prevenção de todas as doenças ainda é o nosso melhor remédio. A prevenção não nos exime de tê-las, porém toda doença em seu início e sem suas complicações é muito mais fácil de ser tratada”, afirma o diretor do Hospital Novaclínica.

Por isso, Dr. Paulo defende a importância de sempre estar atento às necessidades do corpo e da alma. “É sempre importante estarmos conectados a quem somos, ao que queremos e ao que desejamos. Estar conscientes e procurar cuidar com atenção de nós mesmos é o primeiro passo para uma vida com saúde”, diz.

O médico atenta para a importância de colocar em prática o que é há tempos é difundido pela ciência da saúde, e elenca uma série de dicas que devem ser seguidas para o bem-estar.

  • Tenha uma boa alimentação: Coma frutas, verduras, legumes, carne magras; evite excesso de gorduras e alimentos industrializados. Siga a máxima: descasque mais, desembale menos.
  • Beba água: Lembre-se que bebidas alcoólicas e refrigerantes não hidratam.
  • Faça atividade física regularmente: Há exercícios físicos para todos os gostos. Faça sozinho ou com amigos, em uma academia ou ao ar livre. Não importa como, escolha e faça!
  • Tenha uma boa qualidade de sono: Dormir é fundamental para estar ativo e alerta no dia seguinte. Durma pelo menos de seis a oito horas por noite.
  • Mantenha o peso ideal para a altura: Fique de olho na balança. Peso acima do normal para sua altura pode trazer muitas doenças.
  • Seja socialmente ativo: Cultive bons relacionamentos de amizade e vínculos afetivos.
  • Pratique a sua fé: Não importa qual é a sua religião e no que você crê, cuide da sua saúde espiritual.

Conheça mais sobre o Hospital Novaclínica!

Hospital Novaclínica
Rua João Ângelo Cordeiro, 480 - São José dos Pinhais/PR
Fone: 41 3381-8100 / 3381-8101