Logo após alguns espirros insistentes seguidos de tosse, lá vem a pergunta: é rinite, resfriado, gripe ou outra doença? Essa é uma dúvida frequente para quem mora em Curitiba e Região Metropolitana, uma das regiões mais frias do país.
Rinite
Sozinho o paciente ou os pais não conseguem identificar, por isso a importância do auxílio médico para o diagnóstico e tratamento adequados. “A rinite é uma doença crônica que leva à irritação e edema da mucosa nasal. Está muito associada a fatores alérgenos e à história familiar. Não é uma doença transmissível e nem grave, mas em alguns casos leva a intenso desconforto e piora da qualidade de vida”, explicam as pediatras Alessandra Vieira e Luize Pereira dos Santos, do Hospital Novaclínica.
A rinite está ligada a alergias: pólen, ambientes úmidos, diferentes odores e até mesmo a mudança de clima que afeta a mucosa respiratória das pessoas suscetíveis podem desencadear as crises.
Amenizando a rinite
Manter o ambiente limpo, com ar fresco evitando o maior período de polinização do dia são recomendáveis, assim como a limpeza de aquecedores e de filtros do ar-condicionado.
Uma dica na hora da limpeza é trocar as vassouras, que podem levantar o pó, pelos panos úmidos. Proteger a cama com um cobre leito, que será retirado à noite, ajuda a mantê-la limpa e favorece a uma noite tranquila e longe de espirros.
Sintomas da rinite
Os sintomas mais associados à rinite são secreção e obstrução nasal, coceira, leves dores de cabeça e garganta. Como são sintomas também atribuídos a resfriado, gripe ou até Covid-19, é importante consultar um médico para o tratamento adequado, assim como evitar complicações.
Gripe e resfriado
Diferentemente da rinite, a gripe e o resfriado são causados por tipos de vírus. “Os vírus que causam gripe ou resfriados são transmissíveis e pode haver complicações: as mais comuns são sinusite, otite e pneumonias”, alertam as médicas.
Para se prevenir contra a gripe influenza, as médicas informam que uma medida importante é a vacina, que faz parte do calendário anual do Ministério da Saúde. “Se a vacina estiver em falta na unidade de saúde que você procurou, a própria unidade indica onde encontrar, ou converse com seu pediatra para ver outras opções”, orientam.
Para o resfriado não há vacina, mas, comportamento preventivo. “O resfriado comum requer cuidados básicos: evitar aglomerações, fazer a higiene das mãos e não ter contato com outras pessoas doentes”.
O Hospital Novaclínica conta com ambulatório, internamento e pronto atendimento adulto e pediátrico 24 horas.
Conheça mais sobre o Hospital Novaclínica!
Hospital Novaclínica
Rua João Ângelo Cordeiro, 480 - São José dos Pinhais/PR
Fone: 41 3381-8100 / 3381-8101