Febre, que pode ser alta ou não, diarreia, vômito, obstrução nasal e tosse que podem durar de três a cinco dias. Pais e mães de crianças pequenas, independentemente da causa, conhecem bem esses sinais e sabem que muitas vezes serão chamados de sintomas de virose.
Sintomas de virose
O termo costuma ser usado para abranger diversas infecções, como influenza, rotavírus, dentre outras nomenclaturas. A médica pediatra Alessandra Vieira, do Hospital Novaclínica, afirma que “aproximadamente, 90% das infecções em crianças são causadas por vírus e têm sintomas semelhantes, por isso o termo viroses.”
Em cada época do ano um tipo de virose é mais frequente. No período de outono e inverno as infecções mais comuns são as otites, estomatites e gripes. No verão, são as gastroenterites virais, mas também tem sido comum um aumento da doença mão-pé-boca e das síndromes gripais.
“Os vírus sempre estão circulando e quando as pessoas comem fora, viajam, entram em contato com mais pessoas e, consequentemente, com mais tipos de vírus”, explica a Dra. Luize Pereira, também pediatra do Hospital Novaclínica.
Um dos sintomas da doença mão-pé-boca são bolhas principalmente nas palmas das mãos, na planta dos pés e ao redor e dentro da boca. As médicas recomendam sempre buscar um atendimento médico para avaliar o tratamento adequado, principalmente se a febre permanecer após três dias, em casos de vômitos frequentes ou desconforto para respirar.
Leia: Como a fé e a saúde espiritual impactam positivamente nossso bem-estar?
Vacinação e sintomas de virose
Em época escolar, o contágio também pode aumentar devido ao maior contato entre as crianças. “O principal é manter a carteira de vacinação atualizada e as medidas de higiene que tanto aprendemos na pandemia de Covid-19”, diz Dra. Alessandra Vieira.
As médicas ressaltam que as vacinas sempre ajudam na prevenção de doenças. Se os sintomas persistirem ou aumentarem, é imprescindível procurar por atendimento médico.
Prevenção
Para prevenir as viroses, as médicas orientam as seguintes medidas de higiene:
Antes da alimentação e sempre que voltar para a casa:
- Lavar as mãos adequadamente, com água e sabão, lembrando das pontas e entre os dedos antes de se alimentar;
- Carregue sempre um frasco de álcool em gel para o caso de não poder lavar as mãos.
Higienização de alimentos:
- Higienize corretamente, com água abundante, os alimentos que irá comer cru, como frutas, verduras e legumes;
- Cozinhe adequadamente carnes.
Objetos:
- Não compartilhe objetos pessoais como toalhas, lenços, copos e talheres.
Conheça mais sobre o Hospital Novaclínica!
Hospital Novaclicnica
Rua João Ângelo Cordeiro, 480 - São José dos Pinhais/PR
Fone: 41 3381-8100 / 3381-8101