Procurar um profissional é fundamental para obter informações de qualidade sobre cirurgia bariátrica| Foto: Shutterstock
  • Por Hospital Novaclínica
  • 20/06/2023 12:34
Ouça este conteúdo

A obesidade é um problema de saúde pública no Brasil. Um dos procedimentos utilizados por quem não consegue emagrecer pelos métodos tradicionais, é a gastroplastia ou cirurgia bariátrica.

Cirurgia Bariátrica

O procedimento visa reduzir o peso do paciente, evitando danos à saúde. Contudo, trata-se de uma cirurgia com alto risco, por isso todas as orientações devem ser rigorosamente seguidas.

Apesar de ser um procedimento conhecido, há muitas dúvidas sobre, entre elas: quando se recorre à cirurgia bariátrica, é preciso engordar para ser submetido a ela? Como é a alimentação após a cirurgia? As perguntas são muitas.

Para responder essas e outras questões, a Gazeta do Povo entrevistou a nutricionista especializada em acompanhamento de pacientes no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, Dra. Carina Plocharski, nova integrante do Hospital Novaclínica.

Critérios para a bariátrica

Gazeta do Povo: Quando a pessoa deve procurar ajuda para se submeter a uma cirurgia bariátrica?

Nutricionista Carina Plocharski: O interessante é que primeiramente o paciente procure ajuda médica para buscar informações sobre o procedimento e principalmente para verificar se ele tem indicação para realizar a cirurgia bariátrica.

Um dos critérios estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e a Agência Nacional de Saúde (ANS) é de que o paciente já tenha passado pelo tratamento clínico convencional orientado por profissionais durante um período de no mínimo dois anos, e que não tenha obtido resultados satisfatórios na perda de peso.

Outro critério é que o paciente apresente IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou acima de 35 kg/m2 com doenças associadas (do tipo diabetes, hipertensão, gordura no fígado) ou IMC igual ou acima de 40 kg/m2.

Quando acionar um nutricionista

Gazeta do Povo: Quando procurar um nutricionista para fazer o procedimento?

Nutricionista Carina Plocharski: É de extrema importância procurar um nutricionista logo que o paciente saiba que vai realizar a cirurgia.

A procura pode ser por encaminhamento do cirurgião ou do médico endocrinologista, mas nada impede que o paciente faça uma consulta diretamente com o profissional.

Outro ponto relevante é fazer o acompanhamento com um nutricionista especializado na área de nutrição em cirurgia bariátrica. Isso faz toda a diferença no tratamento, tanto no pré quanto no pós-operatório.

Engordar para fazer a bariátrica

Gazeta do Povo: É correto e recomendável engordar para fazer a cirurgia bariátrica?

Nutricionista Carina Plocharski: Nunca, nunca se deve engordar para realizar o procedimento.

Deve-se fazer o contrário: emagrecer para fazer a cirurgia.

A perda de 5 a 10% do peso antes do procedimento pode diminuir o risco de intercorrências e resultar em um tempo menor de cirurgia, menos chance de trombose, diminui a gordura visceral (da barriga) e pode desinflamar o fígado (para aqueles pacientes que têm diagnóstico de esteatose hepática, também conhecida por gordura no fígado).

Trabalho do nutricionista

Gazeta do Povo: Qual o papel do nutricionista num procedimento bariátrico?

Nutricionista Carina Plocharski: O nutricionista desempenha um papel superimportante na cirurgia bariátrica. Podemos dividir o tratamento com o nutricionista em três períodos distintos: pré-operatório, pós-operatório imediato e educação alimentar contínua.

No pré-operatório, podemos identificar possíveis carências nutricionais que devem ser corrigidas antes da cirurgia, além de incentivar e dar ferramentas para que o paciente passe por mudanças nos hábitos alimentares e que incorpore isso no seu dia a dia para que consiga ‘tirar de letra’ a dieta do pós-operatório.

No pós-operatório imediato, o nutricionista fará a evolução da dieta, avaliando a particularidade de cada técnica cirúrgica e de cada indivíduo, a fim de evitar possíveis intercorrências relacionadas à alimentação. Inicialmente começamos com dieta líquida, passando pela pastosa, depois branda e, por fim, após 45 dias da cirurgia, vamos para a dieta sólida.

Por último, acompanhamos o paciente pelo resto da vida. Sim, é isso mesmo: é necessário fazer o acompanhamento para sempre! O processo de reeducação alimentar é contínuo para que os hábitos saudáveis não se percam ao longo do tempo e resultem no temido reganho de peso pós-cirúrgico.

Atendimento

A nutricionista Carina Plocharski atende no Hospital Novaclínica às sextas-feiras, das 10 às 12h. Os agendamentos podem ser feitos pelo (41) 3381-8100 ou por mensagem para o número (41) 99891-0061.

Conheça mais sobre o Hospital Novaclínica!

Hospital Novaclínica
Rua João Ângelo Cordeiro, 480 - São José dos Pinhais/PR
Fone: 41 3381-8100 / 3381-8101