Independentemente da fase que esteja passando, a mulher sempre precisar estar prestando atenção no seu corpo e na sua saúde
Independentemente da fase que esteja passando, a mulher sempre precisar estar prestando atenção no seu corpo e na sua saúde| Foto: Shutterstock
  • Por Hospital Novaclínica
  • 12/12/2022 17:27

Quando a menina começa a ficar uma pouco mais velha, já é uma tradição entre as famílias a mãe levá-la ao ginecologista. Desde antes da primeira menstruação até após a última, a vida da mulher é toda permeada de exames, consultas com ginecologista e com muitos outros especialistas. O cuidado com a saúde e formas de prevenção são uma espécie de valores passados de mãe para filha.

Primeira visita ao ginecologista

A ginecologista Clarissa Thiesen Honaiser Toderke, do Hospital Novaclínica, explica quando e por quais motivos as mulheres devem procurar um auxílio médico. A primeira consulta ginecológica é recomendada no início da adolescência, antes mesmo da primeira menstruação.

“Esse primeiro encontro pode servir apenas para o início do vínculo entre o médico ginecologista e a paciente, será apenas uma conversa, talvez um exame físico nada invasivo e um importante momento para tirar dúvidas e aprender os cuidados com seu corpo desde cedo”, diz.

Menarca

Ao iniciar o ciclo menstrual, as consultas serão mais frequentes e, dependendo da situação, até alguns exames podem ser solicitados. A médica explica que a menstruação poderá apresentar irregularidades por até três anos, contudo, se forem associadas às cólicas intensas ou fluxo acima do normal, o ginecologista poderá solicitar exames de sangue e uma ecografia para ajudar na avaliação e detecção do problema.

Início da vida sexual

Quando há a intenção de começar a vida sexual também são necessários vários procedimentos: “O início da vida sexual é um importante marco na vida da mulher. Nenhum exame é necessário antes da sua iniciação, mas aqui vale ressaltar a necessidade do acompanhamento ginecológico prévio em que o médico ginecologista vai reafirmar a importância do uso do preservativo, ensinar a utilizá-lo de maneira adequada e ajudar a menina a prevenir tanto a aquisição de uma IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) como de uma gestação não planejada. Porém, se a relação já aconteceu e foi desprotegida alguns exames para investigação de infecções sexualmente transmissíveis podem ser solicitados”, explica.

Linha do tempo dos principais momentos da saúde feminina, da adolescência à menopausa
Linha do tempo dos principais momentos da saúde feminina, da adolescência à menopausa | Divulgação

Preventivo de câncer de mama e de útero 

A partir dos 25 anos, uma nova fase na vida das jovens começa: elas precisarão fazer o exame Papanicolau - um método de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil e que precisa ser realizado até os 64 anos.

“A rotina recomendada para o rastreamento no país é a repetição do exame a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano. Em alguns casos isolados, essa conduta pode ser individualizada conforme avaliação do ginecologista”, diz Dra. Clarissa.

Para manter a saúde em dia, com check-ups regulares abrangendo várias especialidades, a consulta ginecológica deve ter intervalo anual. “Cada paciente deve ser individualizada levando-se em consideração seus fatores de risco, sua história familiar e seus hábitos de vida”.

Entre os 40 e 50 anos, inicia o rastreio do câncer de mama. A Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia recomendam realizar mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Menopausa

Já o Ministério da Saúde preconiza o rastreamento de mamografia a cada dois anos em mulheres entre 50 e 69 anos. “As situações diferentes desse intervalo devem ser avaliadas individualmente considerando os fatores de risco”, afirma. Ao ser descoberto no estágio inicial, as chances de cura do câncer de mama ultrapassam 90%.

Segundo a dra. Clarissa Thiesen Honaiser Toderke, da equipe médica do Hospital Novaclínica, a menopausa na mulher brasileira se dá por volta dos 48 aos 52 anos de idade e quando entra nesta fase, novos cuidados serão necessários.

“Após a menopausa, a mulher deve permanecer realizando os exames de rastreamento para câncer de mama e colo uterino e dar atenção especial a parte cardiovascular, que representa a principal causa de morte nesse grupo etário, com a intensificação do controle dos níveis de colesterol, diabetes e estímulo a hábitos saudáveis”, diz.

A médica explica ainda que outro exame precisa estar no radar da mulher nesta fase é a densitometria, que faz o diagnóstico da osteoporose. “Independentemente da fase que esteja passando, a mulher sempre precisar estar prestando atenção no seu corpo e na sua saúde”, afirma.

Conheça mais sobre o Hospital Novaclínica!

Hospital Novacliníca
Rua João Ângelo Cordeiro, 480 - São José dos Pinhais/PR
Fone: 41 3381-8100 / 3381-8101