Quando a artrose ocorre no quadril, é chamada também de coxartrose ou osteoartrose
Quando a artrose ocorre no quadril, é chamada também de coxartrose ou osteoartrose| Foto: Shutterstock
  • Por Hospital Novaclínica
  • 20/06/2023 12:28

Com o envelhecimento natural do corpo humano, é comum ficarmos mais suscetíveis às doenças. Uma delas é a artrose: doença degenerativa crônica que ocorre devido ao desgaste do tecido responsável por revestir as extremidades das cartilagens.

As cartilagens são os tecidos lisos que sustentam grande carga de peso e recobrem os ossos para reduzir o atrito entre eles, facilitando o movimento das articulações. Conforme a cartilagem vai sofrendo degeneração natural, a região por ela revestida é afetada e logo dá sinais desse desgaste.

A artrose é mais comum em pessoas acima de 45 anos, mas pode ocorrer mais cedo em atletas ou pessoas com predisposição genética. A doença pode ocorrer na coluna, região lombar, tornozelos, mãos e dedos. Contudo, é mais comum no joelho e no quadril.

O Hospital Novaclínica conta com serviço especializado de Ortopedia para diagnóstico, tratamento e atendimento de emergência. A recomendação é que ao menor sinal de dor, deve-se buscar atendimento especializado. Quanto mais avançado o problema, mas difícil o tratamento.

Para marcações de consultas, ligue para (41) 3381-8100. Para fazer o agendamento pelo Whatsapp: (41) 99891-0061. O horário é das 8h às 18h. O Pronto Atendimento Ortopédico funciona às terças e sextas-feiras, das 7h às 19h, e nos demais dias das 8h às 20h.

Para saber se tem artrose, o paciente deve consultar seu médico ortopedista de confiança, quando passará por uma consulta detalhada e fará exames de imagem para confirmação ou descarte da doença. Normalmente, o primeiro exame solicitado é a radiografia.

Em alguns casos, podem ser solicitadas ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Artrose no Quadril

Quando a artrose ocorre no quadril é chamada também de coxartrose ou osteoartrose.

O quadril é uma das maiores articulações e sustenta grande parte do corpo humano. É formado pela cabeça do fêmur e pelo acetábulo (parte côncava externa da bacia).

A parte interna do quadril é revestida por uma membrana chamada sinovial, que produz o líquido de mesmo nome cuja função é lubrificar as articulações e evitar atrito. Com o passar do tempo, o líquido sinovial diminui e a cartilagem se desgasta ou é danificada.

Prevenção

Uma forma de prevenir a doença é evitar o sobrepeso corporal e diminuir as chances de inflamação e desgaste da região afetada. Exercícios, como Pilates, são recomendados para a prevenção e para quando o problema já está instalado.

Sintomas

Os sintomas da doença podem variar conforme a fase. A dor mais frequente ocorre na virilha e pode irradiar para a região anterior da coxa e para o joelho.

A intensidade aumenta ao fazer movimentos, como se levantar da cama ou após ficar muito tempo sentado. Em alguns casos, podem ocorrer estalos no quadril, ter a sensação de areia na região, formigamento nas pernas e rigidez nas articulações.

Outros sintomas recorrentes são limitações progressivas de mobilidade do quadril que trazem dificuldade para os afazeres mais simples, desde calçar um sapato até abaixar-se ou entrar e sair de um carro. Nas fases mais avançadas, o paciente pode se queixar de encurtamento da perna, o que dificulta o caminhar e pode levar a pessoa a mancar.

Tratamento

O tratamento da artrose de quadril pode ser conservador ou cirúrgico. A escolha do tratamento é realizada pelo médico ortopedista e depende da fase da doença e dos sintomas do paciente.

As formas iniciais de tratamento da artrose de quadril são terapia medicamentosa e fisioterapia. Nesse início, analgésicos e anti-inflamatórios costumam aliviar os sintomas, mas podem ser ineficientes à medida que a artrose piora. Para esses casos, é indicada a cirurgia.

Conheça mais sobre o Hospital Novaclínica!

Hospital Novaclínica
Rua João Ângelo Cordeiro, 480 - São José dos Pinhais/PR
Fone: 41 3381-8100 / 3381-8101