A osteoporose é uma doença que fragiliza os ossos, aumentando o risco de fraturas.| Foto: Shutterstock
  • Por Hospital Paranaguá
  • 12/03/2024 16:16
Ouça este conteúdo

Considerada uma doença silenciosa, a osteoporose é a diminuição da massa óssea, e em geral não causa sintomas perceptíveis. Também afeta aos homens, mas é mais comum em mulheres na pós-menopausa. A Fundação Internacional de Osteoporose estima que uma a cada três mulheres e um a cada cinco homens sofrerão alguma fratura osteoporótica ao longo da vida.

Esta condição médica não tem cura. Seu tratamento é baseado na busca por melhoras na qualidade de vida do paciente, além da diminuição dos riscos de fraturas. Confira todas as informações sobre este mal, como prevenir-se e os tratamentos existentes para ele.

O que causa osteoporose?

A principal causa de osteoporose é a redução dos níveis de estrogênio no organismo. Isso gera dificuldades para que cálcio e outros minerais sejam depositados a contento nos ossos, tornando-os mais porosos e fracos.

Outros fatores também compõem o rol de razões para a osteoporose, como baixo consumo de vitamina D e cálcio, maus hábitos alimentares, tabagismo, sedentarismo, diabetes e artrite, além de histórico familiar.

Esta doença é detectada pela densitometria óssea, um exame de imagem rápido e simples. O mesmo teste também tem poder de atestar a osteotenia, um estágio anterior da osteoporose que, tratada a tempo, pode não evoluir.

Outros exames, como de sangue e urina, podem ser solicitados para complementar o diagnóstico.


As regiões mais afetadas pela osteoporose são punhos, quadris, coluna e bacia, mas qualquer osso pode ser afetado.

Sintomas

Os principais sintomas da osteoporose são dores de coluna, diminuição de altura de pelo menos 3cm, formigamento nas pernas e postura curvada.

Como a doença é silenciosa, é comum que só seja detectada depois da ocorrência de fraturas em quem sofre dela.

Como tratar osteoporose

Como dissemos, a osteoporose não tem cura. 

Seu tratamento visa diminuir as dores e aumentar a qualidade de vida do paciente, a fim de evitar riscos de fraturas e outras complicações.

A depender da gravidade do caso, pode ser necessário usar remédios que ajudam a manter a densidade óssea, como alendronato, e anticorpos monoclonais, como denosumabe.

Além disso, pode ser indicada reposição hormonal com estrogênio, que evita a perda de massa óssea. No caso de homens, pode haver necessidade de reposição de testosterona, caso seu nível seja baixo.

Suplementos de cálcio, magnésio e vitamina D também podem integrar o tratamento de quem sofre de osteoporose, bem como a recomendação para que o paciente melhore a qualidade de sua alimentação e pratique exercícios físicos de forma regular.

Como prevenir a osteoporose?

Hábitos simples como manter uma alimentação balanceada, com consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite, ovos e peixe, tomar sol diariamente, praticar exercícios físicos e evitar hábitos danosos como o tabagismo e uso de bebidas alcoólicas, podem ser praticados ao longo da vida e ajudam a evitar a osteoporose.

Também é importante que as casas de pessoas idosas sejam arranjadas de forma que haja menos risco de quedas que podem levar a fraturas. São adaptações como a retirada de tapetes, organização de cabos eletrônicos para que não fiquem no meio dos cômodos, uso de barras de proteção e instalação de pisos antiderrapantes.

O seu cuidado é único, assim como o Hospital Paranaguá

Se estiver com algum sintoma que possa indicar osteoporose, não hesite em procurar o Hospital Paranaguá, que tem atendimento ambulatorial 24h com profissionais altamente qualificados, que podem diagnosticar e oferecer tratamento para esta doença silenciosa.

Fundado em 1978, o Hospital Paranaguá oferece qualidade no atendimento ao público de todo o litoral, contando com toda a infraestrutura de apoio para diagnósticos e procedimentos diversos, atendendo mensalmente uma média de 5000 pacientes pautado em valores como ética, respeito, profissionalismo, transparência, humanização e excelência.

Se precisar de atendimento médico no litoral, procure os pontos localizados em Pontal do Paraná (Rodovia PR 412, número 442 - Balneário Praia de Leste), Matinhos (Rua Ernesto Postarek, 311 – Centro) e Guaratuba (Avenida Ponta Grossa, 631 – Centro) ou, ainda, a sede do Hospital Paranaguá (Rua Nestor Victor, 222, João Gualberto – Paranaguá).

Para sanar dúvidas, entre em contato:
(41) 3721-8000 / (41) 99841-1264
faleconosco@hospitalparanagua.com