Dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti.
Dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti.| Foto: Shutterstock
  • Por Hospital Paranaguá
  • 12/03/2024 15:23

A dengue é uma doença viral causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti.

Este transmissor se reproduz em depósitos de água parada, como pneus e vasos de planta. É fundamental atentar-se para este tipo de problema em potencial dentro de casa ou no quintal, pois a doença tem se alastrado e até gerado estado de emergência em alguns locais do Brasil nos últimos meses.

Mas você sabe reconhecer os sintomas da dengue, suas formas de prevenção e tratamento? Fique até o final para entender tudo sobre o tema.

Quais os sintomas da dengue?

Há casos de dengue assintomática, mas o que mais preocupa são os quadros mais graves, quando há possibilidade até de hemorragias.

Os principais sintomas da dengue são febres altas, de pelo menos 39º, dores de cabeça, atrás dos olhos e no corpo, desidratação, fraqueza, náuseas, erupções cutâneas, letargia, irritabilidade e vômitos, que podem gerar perda de peso. São sintomas similares aos de gripe ou resfriado, mas, neste caso, eles são mais intensos.

Nos casos mais simples, os sintomas diminuem e a pessoa fica curada sem maiores complicações, mas nos casos mais graves, pode haver até choque, que é quando um grande volume de plasma sanguíneo é perdido, o que pode gerar pulso rápido e fraco, diminuição da pressão e agitação. Estes quadros mais graves podem ainda levar a óbito, então a atenção deve ser redobrada.

É necessário ligar o alerta em relação aos sintomas desde o começo, especialmente com a questão da febre, ainda mais quando a pessoa está em um local com alta incidência da doença.

As pessoas com maior potencial de desenvolver complicações da doença são grávidas, crianças e idosos.

Quanto tempo dura a dengue

Na maioria dos casos, a dengue é curada de forma espontânea em até 10 dias.

Como tratar a dengue?

Se estiver sentindo sintomas de dengue, é necessário procurar orientação médica imediata.

Não há medicamentos específicos para curar a dengue, mas o tratamento dos sintomas pode envolver necessidade de repouso e de ingestão de líquidos de acordo com o peso do paciente.


Além disso, podem ser recomendados analgésicos para aliviar os sintomas. 

Prevenção contra a dengue

A principal forma de prevenção contra a dengue é manter os ambientes limpos e sem acúmulo de água parada, o que ajuda a combater a presença e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Também é possível evitá-la com o uso de mosquiteiros e telas em janelas e portas, bem como repelentes e inseticidas.

O seu cuidado é único, assim como o Hospital Paranaguá

Se estiver sentindo sintomas de dengue, não hesite em procurar ajuda médica.


E se estiver você estiver no litoral do Paraná, busque os serviços do Hospital Paranaguá, que proporciona atendimento médico-hospitalar de qualidade, satisfazendo as necessidades e expectativas dos pacientes por meio da competência do seu corpo clínico, com atendimento ambulatorial 24h.

Fundado em 1978, o Hospital Paranaguá oferece qualidade no atendimento ao público de todo o litoral, contando com toda a infraestrutura de apoio para diagnósticos e procedimentos diversos, com média mensal de 5000 pacientes e pautado em valores como ética, respeito, profissionalismo, transparência, humanização e excelência.

Procure os pontos localizados em Pontal do Paraná (Rodovia PR 412, número 442 - Balneário Praia de Leste), Matinhos (Rua Ernesto Postarek, 311 – Centro) e Guaratuba (Avenida Ponta Grossa, 631 – Centro) ou, ainda, a sede do Hospital Paranaguá (Rua Nestor Victor, 222, João Gualberto – Paranaguá).

Para sanar dúvidas, entre em contato:
(41) 3721-8000 / (41) 99841-1264
faleconosco@hospitalparanagua.com