Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Pilar Hospital alerta sobre os perigos da dor de cabeça

Mesmo sendo extremamente frequentes, as dores de cabeça podem ser sintomas de uma doença mais grave

As dores na cabeça exigem atenção para evitar problemas maiores
As dores na cabeça exigem atenção para evitar problemas maiores (Foto: Getty Images)

Pilar Hospital - Conheça agora o Pilar Hospital, suas especialidades e a diferença do atendimento oferecido há 56 anos para você e sua família.

02/12/2021 às 12:22

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

A dor de cabeça é um incômodo muito frequente na vida das pessoas. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 70% da população é atingida por essa dor em algum momento da vida. Mesmo que na maioria das vezes seja algo rápido e passageiro, as dores na região podem ser um sinal de alerta para uma doença muito mais complexa.

O termo "cefaleia" é utilizado na medicina para se referir às dores de cabeça como um sintoma. Ao todo, as cefaleias são divididas em dois grupos: a cefaleia primária e a cefaleia secundária

Cefaleia primária e secundária

A cefaleia é considerada primária quando ela é o único ou o principal sintoma do paciente. Nesses casos, a dor não ocorre por conta de outras doenças, ela é a doença em si. As três cefaleias primárias mais recorrentes são: enxaqueca, cefaleia tensional e cefaleia em salvas.

Existem também as cefaleias secundárias, que são as dores que ocorrem como sintoma de outra doença pré-existente. As cefaleias secundárias podem ocorrer em consequência de doenças graves, como tumores cerebrais, AVC hemorrágico ou aneurisma cerebral.

Para evitar qualquer tipo de problema, é preciso evitar o uso de analgésicos sem indicação médica, pois é possível agravar a dor e intensificar o problema de saúde. A realização de exames neurológicos são as melhores medidas de prevenção para uma doença mais grave.

A importância do diagnóstico

Segundo a neurologista do Pilar Hospital, Dra. Claudia Baeta Panfilio (CRM PR 15370 RQE Nº: 8642), dor de uma forma geral é sinal de que algo não vai bem.

“Dificilmente alguém vai passar pela vida sem ter tido ao menos um dia de dor de cabeça – não dormiu bem, não se alimentou direito, está estressada. O perigo vem quando a pessoa reluta em admitir a possibilidade de ter realmente algo mais grave com a dor de cabeça e culpa um outro fator, não procurando ajuda”, destaca a médica.

A médica explica que a dores de cabeça podem ser resultado, por exemplo, de uma meningite fúngica, uma doença infecciosa causada por fungos, e que traz riscos à saúde.

Também pode ser reflexo de hematomas após traumas, que muitas vezes não causam preocupação inicial.

“Em idosos, que são mais frágeis, não é preciso grandes traumas para ter hematomas, que podem vir acompanhados inclusive por uma confusão mental e trazer a falsa suspeita de um Alzheimer”, destaca a neurologista.

“A dor de cabeça mudou de característica? Está mais intensa, mais frequente? Então tem que procurar um serviço médico imediatamente. É sempre bom lembrar que a dor de cabeça também pode ser um aneurisma ou trombose. Não podemos achar que toda a cefaleia é causada por estresse. Antes de rotular a dor, temos que investigar”, afirma Dra. Claudia.

Tecnologia e atendimento humano

Pensando em tudo isso, o Pilar Hospital contratou os melhores profissionais de neurologia e hoje é considerado uma das referências da área no país.

Com uma grande infraestrutura e equipamentos de última geração, o hospital conta uma área de emergência 24 horas, com especialistas das mais diversas áreas, para um diagnóstico rápido e preciso:

“Um dos grandes diferenciais de nossa emergência está no apoio integral de todas as especialidades que possam ser necessárias em situações graves, incluindo: ortopedia, cardiologia, neurologia e cirurgia geral, entre outras”, destaca o coordenador do Pronto Atendimento, Dr. Fabio Ogata.

A unidade conta também com suporte do centro cirúrgico Pilar, além de laboratórios, diagnóstico por imagem, exames cardiológicos e ecodoppler.

Deseja marcar seus exames neurológicos? Clique e entre em contato diretamente com o Hospital Pilar.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.