Para algumas pessoas que se contaminaram com a Covid-19, deixar o hospital pode representar o início de uma nova (e longa) caminhada.
Estamos falando dos pacientes que, mesmo após recuperados da infecção, sofrem as consequências do vírus por um longo prazo.
Na síndrome pós-covid, ou covid longa, algumas pessoas, após superar a fase aguda da doença, continuam a apresentar sintomas como falta de ar, fadiga extrema, alterações cardíacas e neurológicas, entre outros.
Essa é uma situação que vem preocupando médicos em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Em Curitiba/PR, o Pilar Hospital criou um Centro de Cuidados Pós-Covid para dar suporte e oferecer um acompanhamento ainda mais especializado para os pacientes pós-contaminados.
Assistência completa
Em muitos casos, a recuperação pós-covid é um processo delicado e exige uma série de cuidados importantes e individualizados.
Exatamente por isso, o hospital curitibano idealizou o centro com o objetivo de oferecer um serviço voltado para a readequação físico-funcional e reintegração dos pacientes por meio da reabilitação pulmonar.
O Centro de Cuidados Pós-Covid é exclusivo a esse público e conta com diferentes especialidades e serviços, que atuam para recuperação completa e mais rápida, tanto de pacientes que tiveram um quadro leve e moderado, quanto dos que apresentaram sintomas graves da doença
Sequelas pós-recuperação
Segundo o pneumologista do Pilar Hospital, Dr. Daniel Bruno Takizawa, os principais sintomas da chamada síndrome pós-covid são: fadiga, falta de ar, tosse, dor torácica, perda de memória, dor nas articulações, dificuldade para se concentrar e dor de cabeça.
“Esses sinais podem acometer tanto pacientes que tiveram casos leves, que não necessitam de internação, quanto quadros graves. Caso esses sintomas persistam após a fase aguda, é melhor procurar um médico especialista para realizar exames complementares, como tomografia de tórax ou outros mais específicos”, explica o médico.
Outra sequela também presente em boa parte dos pacientes recuperados da Covid-19 é a perda de memória.
Um estudo realizado pelo Instituto do Coração (InCor), no início de 2021, apontou que 80% das pessoas apresentaram sequelas de ordem cognitiva, como perda de memória, lentidão de raciocínio e dificuldade de atenção e de concentração.
Essa dificuldade ocorre mais comumente para memórias recentes, como o que a pessoa vai buscar, falar ou fazer. Inclusive, essa perda de memória também foi identificada em pacientes assintomáticos.
Fibrose pulmonar
Outro problema que pode acometer pacientes após a recuperação da doença é a fibrose nos pulmões, conforme explica a coordenadora de fisioterapia do Pilar, Emmanuelle Monteiro Groszewicz.
Por isso, a procura por um profissional fisioterapeuta deve ocorrer a partir do momento em que o paciente não consegue mais realizar algumas atividades que fazia anteriormente sem dificuldades.
Ou ainda, quando a pessoa sente algum cansaço para realizar essas funções, mesmo que sejam coisas simples, como subir um lance de escada ou andar uma quadra, por exemplo.
Como funciona o tratamento no Centro
Esse atendimento pode ser feito em caráter particular ou via convênio — com exceção do serviço de fisioterapia, que não inclui convênios. O Centro de Cuidados Pós-Covid do Pilar está localizado ao lado do Hospital, na Rua Emílio de Menezes, 833 – 2º andar, em Curitiba (PR).
57 anos do Pilar Hospital
Um dos hospitais mais inovadores da capital paranaense, o Pilar Hospital acaba de completar 57 anos.
Considerado como o melhor hospital de Curitiba pela revista norte-americana Newsweek, a instituição também é referência em procedimentos de alta complexidade e, com o seu moderno centro cirúrgico, que traz equipamentos de ponta.
A infraestrutura do Pilar Hospital inclui ainda uma Unidade de Atendimento 24 Horas para o acolhimento de qualquer tipo de urgência e emergência, um centro médico voltado para consultas e, agora, o Centro de Cuidados Pós-Covid.
Um dos destaques do hospital são os investimentos constantes em padrões rígidos de qualidade, que garantem o bom funcionamento de todos os processos hospitalares.
Em consequência disso, a empresa possui o selo “Nível III – Acreditado com Excelência”, que é o ponto máximo da certificação de qualidade hospitalar outorgada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) por meio de avaliação do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS). Deseja saber mais detalhes sobre o tratamento pós-covid no Pilar? Clique e entre em contato diretamente com o Hospital.