O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento da área de Oncologia
O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento da área de Oncologia| Foto: Shutterstock
  • Por Hospital Santa Cruz
  • 12/09/2023 11:21

O câncer é uma das doenças mais temidas do mundo. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que serão diagnosticados mais de 700 mil casos de câncer por ano até 2025. Existem vários fatores para o desenvolvimento da doença, como ambientais, genéticos e os intrínsecos ao paciente.

Os ambientais são os fatores modificáveis, que são definidos pelo tabagismo, etilismo, exposição solar, alimentação inadequada (com pouca ingestão de frutas e verduras) e excesso de carne vermelha (principalmente carne vermelha processada, como embutidos). Os fatores genéticos estão relacionados ao histórico familiar de câncer e os fatores intrínsecos ao paciente dizem respeito a idade ou gênero (que estão relacionados a um tipo de câncer específico, como o de próstata no homem ou colo uterino na mulher).

Em Curitiba, o Hospital Santa Cruz tem uma equipe especialista no tratamento dos diversos tipos de câncer, além de contar com um aplicativo desenvolvido em que os pacientes podem relatar a rotina, agendar consultas, acessar exames, além de receber orientações médicas de forma rápida e prática.

Para o oncologista Dr. Guilherme Luiz Stelko Pereira, a tecnologia oferece mais qualidade de vida aos pacientes. “Todos os pacientes podem acessar o aplicativo e relatar sintomas, como crises, controle de glicemia, sintomas após a quimioterapia. É interessante porque o médico tem acesso a todo histórico do paciente, o que ajuda muito na hora de desenvolver um tratamento individualizado e mais eficaz", garante o médico.

Independentemente de qual cidade o paciente for consultar, a equipe médica da Oncologia D’Or tem acesso ao histórico por meio do aplicativo. A ideia é justamente facilitar a vida deste paciente que, muitas vezes, tem que anotar o dia a dia em um caderno, mas muitas vezes acaba esquecendo.

“No aplicativo, o paciente pode informar a intensidade de dor ou das crises que sentiu após a quimioterapia. Com essas informações disponibilizadas e dependendo da gravidade do caso, o médico ou a equipe entra em contato com este paciente para orientar se deve ir ao hospital ou o que fazer para amenizar esses sintomas. O aplicativo é intuitivo, os menus têm avatares que ajudam todos os pacientes, inclusive os mais idosos, a identificarem o que precisam e acessarem os serviços corretos”, afirma o Dr. Guilherme.

Tipos de câncer, diagnóstico precoce e tratamento

O câncer é uma das doenças mais temidas e que mais preocupam a população mundial. A doença é causada pelo crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos do corpo humano.

No Brasil, os principais tipos de câncer que afetam a população, excluindo os de pele não melanoma, são: câncer de mama, cólon (intestino) e colo uterino nas mulheres; e câncer de próstata, cólon e câncer de pulmão nos homens.

O diagnóstico precoce do câncer é fundamental para o sucesso do tratamento. “A realização de exames antes do aparecimento de sintomas é a forma mais eficaz de identificar a doença. Os principais programas de rastreamento incluem a mamografia e ultrassom de mamas para as mulheres, PSA e toque retal para os homens e colonoscopia para ambos os sexos”, informa o oncologista do Santa Cruz, Dr. Guilherme Luiz Stelko Pereira.

Atualmente, existem diversas opções de tratamento para pacientes com câncer, como cirurgia, radioterapia, quimioterapia, bloqueios hormonais, ablações não invasivas e imunoterapia. “A escolha do tratamento depende do tipo e estágio do câncer, bem como da condição geral de saúde do paciente”, orienta o especialista.

Acompanhamento no Hospital Santa Cruz

No Hospital Santa Cruz, o acompanhamento do paciente em tratamento oncológico é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por oncologista clínico, cirurgião oncológico, médico radiointervencionista, nutricionista, além de enfermagem e farmacêuticos especializados em oncologia.

“O acompanhamento não se restringe ao período de tratamento, mas continua por anos após o término para obter melhores resultados a longo prazo. O acompanhamento é feito por meio de consultas médicas com exame físico dedicado, exames de imagens avançados e exames laboratoriais”, destaca o Dr. Guilherme.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná.

O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento.

É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado. Mais informações em www.hospitalsantacruz.com.

Sobre a Rede D'Or

Fundada em 1977, a Rede D’Or é a maior rede privada de cuidados integrados em saúde do Brasil. O grupo conta atualmente com 72 hospitais e marca presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Ceará e Bahia.

São cerca de 9 mil leitos operacionais, 60 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizaram aproximadamente de 2,7 milhões de atendimentos de emergência, 256 mil cirurgias, 39,8 mil partos e 523 mil internações nos últimos 12 meses.