Todos com perda auditiva que não pode ser resolvida com tratamento médico ou cirúrgico devem utilizar aparelho
Todos com perda auditiva que não pode ser resolvida com tratamento médico ou cirúrgico devem utilizar aparelho| Foto: Shutterstock
  • Por Espaço Humanare
  • 13/03/2023 15:30

Os aparelhos auditivos são  dispositivos que melhoram o entendimento da fala em várias situações e dão suporte às muitas funções do sistema auditivo humano, como a compreensão e a localização sonora.

Quando você pensa sobre esse assunto, provavelmente algumas dúvidas e concepções antigas vem à mente. A tecnologia está revolucionando o funcionamento desses aparelhos, que são fundamentais para a comunicação de pessoas com qualquer grau de perda auditiva.

Neste texto, será explicado como funcionam os aparelhos auditivos, quem precisa usá-los, os tamanhos disponíveis no mercado e as suas funções. Cada um desses pontos será importante para a definição do que é mito e do que é verdade sobre os dispositivos.

Como funcionam os aparelhos auditivos

O aparelho auditivo possui um ou mais microfones que captam os sons do ambiente. O sinal acústico é então transformado em sinal elétrico, que é amplificado e adaptado de acordo com a perda auditiva do usuário. Em seguida, o receptor faz com que o sinal elétrico se torne acústico novamente e o direciona para dentro do canal auditivo.

Aqui vale destacar que a pessoa com perda auditiva não pode apenas comprar o aparelho e deixar de fazer acompanhamento com um especialista. O ajuste frequente é fundamental para que o tratamento seja mais efetivo.

Quem precisa usar aparelhos auditivos?

Todas as pessoas que têm algum grau de perda auditiva que não pode ser resolvida com tratamento médico ou cirúrgico devem utilizar aparelho auditivo.

Antigamente, era comum o pensamento de que pequenas perdas auditivas, que surgem principalmente com a idade, eram normais. No entanto, esse entendimento mudou, considerando as possíveis complicações que podem surgir.

O indicado é não esperar! Quando surgir o primeiro sinal de problema relacionado à sua audição, procure um médico.

Tamanhos dos aparelhos auditivos

Existem diferentes tipos e tamanhos de aparelhos auditivos, sendo que cada um deles é ideal para determinada necessidade.

Ainda hoje, muitas pessoas têm receio de usar aparelho pois acreditam que todos são grandes e desconfortáveis, mas esse é apenas um dos vários mitos contados sobre o dispositivo.

Conheça alguns tipos:

  • Receptor no canal (RIC): atende quase todas as perdas auditivas e é uma combinação dos modelos de aparelhos auditivos "retroauriculares" e "intra-auriculares". É um modelo discreto com excelente qualidade sonora (há também a opção recarregável);
  • Retroauricular (BTE): é o modelo perfeito para quem tem perda auditiva moderada ou severa, pois oferece maior amplificação e diversos recursos. É bastante resistente e prático de usar.
  • Customizados: existe o aparelho ideal para você, sim. É possível customizar e ainda aproveitar diversos benefícios como conforto e praticidade. Você pode escolher o formato, a cor e o tamanho. Eles podem ser classificados em CIC (menor modelo disponível, perfeito para quem valoriza discrição) e em ITC (modelos intracanais).

Esqueça aquela ideia de que aparelhos auditivos são grandes e ultrapassados. Atualmente você pode adaptar-se facilmente a eles!

Funções dos aparelhos auditivos

A tecnologia tem exercido um papel importante no que diz respeito às funções dos aparelhos também, que agora podem ser diversas. Eles são dispositivos eletrônicos e, mesmo com seus recursos avançados, ainda não são capazes de substituir a estrutura completa do ouvido humano.

Além de amplificar as ondas sonoras para que o usuário com perda auditiva possa compreender esse som, os aparelhos estão evoluindo e hoje em dia contam com outras funções como:

  • sensor de movimento;
  • transmissão de música e outros sons que saem do celular;
  • transmissão de sons que saem da TV;
  • microfones direcionais;
  • gerador que alivia os sintomas do zumbido no ouvido. 

Em alguns modelos está disponível um aplicativo para que a pessoa possa fazer os ajustes necessários e utilizar o aparelho da melhor forma! Com o app, você adequa o dispositivo ao ambiente em que está.

Encontre o aparelho auditivo ideal para sua necessidade

O acompanhamento e a manutenção profissional são indispensáveis. Esses e outros serviços você encontra no Espaço Humanare, onde a sua qualidade de vida é uma prioridade.

Oferecemos aparelhos auditivos de alta tecnologia produzidos por fabricantes de destaque no mercado. Antes de efetivar a compra do seu dispositivo, você irá fazer um teste de adaptação com os modelos existentes.

Após a aquisição do modelo que mais se adaptou a sua necessidade, fazemos um acompanhamento constante para regulagem, limpeza e manutenção.

O aparelho auditivo ideal e acompanhamento constante você encontra no Espaço Humanare.