O exame de audiometria é uma das principais ferramentas de diagnóstico de problemas auditivos e ajuda pessoas de todas as idades a identificarem dificuldades. O ideal é realizá-lo anualmente, especialmente quando a pessoa começa a apresentar sinais de problemas.
Quem está em grupos de risco para perda de audição, como indivíduos que lidam com poluição sonora diariamente, também deve realizar check-ups anuais. O exame de audiometria é tão importante que vale a pena dedicar um artigo inteiro para sua realização, quais problemas que ajuda a diagnosticar e como acontece. Continue lendo para entender mais sobre esse assunto.
O que é audiometria?
O teste de audiometria avalia a capacidade para ouvir sons de um indivíduo. Uma pessoa que relata ao médico que anda aumentando demais o som da televisão, por exemplo, possivelmente receberá indicação para fazer o teste.
Em alguns casos, o exame de audiometria também é indicado como avaliação complementar. Esse é o caso de pacientes que passaram por traumas recentes que podem afetar o sistema auditivo ou no período de recuperação de uma infecção.
Após sua realização, o fonoaudiólogo consegue usar os resultados para recomendar o melhor tratamento. Caso ainda não exista perda auditiva, o processo é usado de forma preventiva para indicar as principais atitudes que o paciente deve tomar para que isso não aconteça precocemente.
Como é feito o exame de audiometria?
Antes de entender como é feita a audiometria precisamos saber que existem dois tipos principais de teste. A indicação deve sempre partir de um otorrino e cada um deles ajuda a identificar alguns tipos de deficiências auditivas.
Audiometria tonal e vocal
O primeiro tipo de audiometria é a tonal, que avalia a capacidade do paciente de analisar tons puros. Durante a realização do teste o paciente permanece dentro de uma cabine acústica e submetido a sons de variadas frequências. Isso permite identificar qual é o grau de perda auditiva.
Já quando ocorre o exame de audiometria vocal, o fonoaudiólogo usa a mesma cabine acústica para submeter o paciente a sons orais. Ele deve demonstrar sua capacidade de identificar e compreender a fala durante o procedimento.
Ao longo de todo o teste, fonoaudiólogo e paciente ficam conectados por meio de um microfone. É assim que a pessoa recebe as instruções do que deve fazer ou como responder ao exame. Os sinais de comunicação são combinados com antecedência entre as partes para garantir um resultado mais confiável.
Indicações para o exame
As principais indicações do exame de audiometria são para comprovar uma possível perda auditiva ou acompanhar processos que prejudicam o sistema auditivo. Uma pessoa que passou por uma fratura do tímpano, por exemplo, precisa de testes regulares para orientar seu tratamento.
Também existem possibilidades do uso do exame para identificar quando o trabalho está prejudicando a audição. Isso ocorre na saúde ocupacional e, dependendo do segmento de atuação, é dever que a própria empresa solicite a realização de uma audiometria.
Exame de audiometria na saúde ocupacional
A saúde ocupacional tem como objetivo identificar fatores de risco à saúde no ambiente de trabalho e preveni-los. Os ruídos e a poluição sonora são riscos, porém nem sempre é possível eliminar o barulho alto de uma máquina, por exemplo.
Nesse caso, existem algumas maneiras de garantir a saúde auditiva do colaborador. Uma delas é por meio do uso correto de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e a outra é pelo diagnóstico correto.
Os exames relacionados à saúde do trabalho devem ser realizados rotineiramente. Quem possui atividades laborais em ambiente insalubre no quesito sonoro, precisa passar por audiometrias de rotina para evitar uma perda auditiva permanente.
Realize sua audiometria em um ambiente de credibilidade
O Espaço Humanare possui uma equipe preparada, além de toda estrutura e tecnologia para atender diversos casos de indicação de audiometria. O exame pode ser realizado em crianças, profissionais, idosos ou adultos que passam por check-ups de rotina. Graças ao acompanhamento humanizado, tudo ocorre sem qualquer desconforto para o paciente.