A perda de audição em crianças pode gerar distúrbios no processamento auditivo central e possui tratamento.
A perda de audição em crianças pode gerar distúrbios no processamento auditivo central e possui tratamento.| Foto: Shutterstock
  • Por Espaço Humanare
  • 13/03/2023 16:01

Algumas crianças começam a apresentar sinais de dificuldade na audição logo cedo. Além do atraso na fala, elas parecem não entender o que ocorre ao seu redor, pois não identificam alguns sons. Existem diversas causas para o atraso e algumas delas podem apresentar alterações no processamento auditivo central, o PAC.

Quando o fonoaudiólogo considera atraso na fala, é importante investigar todas as possíveis causas. Em alguns casos não existe má formação do sistema auditivo, mas uma questão neurológica que pode ser corrigida.

Como identificar perda de audição em crianças?

Os principais sinais nos pequenos estão relacionados à falta de audição e demora no desenvolvimento.

Algumas crianças, por exemplo, não reagem quando alguém fala perto delas ou demoram a passar pelas várias fases de desenvolvimento para começar a falar. O desenvolvimento humano é bastante variado e as primeiras palavras surgem depois dos 2 anos e meio para alguns.

Existem outros sinais, como o desenvolvimento das musculaturas orofaciais, que ajudam um fonoaudiólogo a identificar quando um quadro é preocupante ou não.

O acompanhamento correto ajuda os pais a encontrarem um diagnóstico mais cedo para auxiliar no tratamento.

O que é PAC e como está relacionado à perda de audição?

O processamento auditivo central é uma etapa importante do processo de audição que conecta nossas funções cerebrais com o que ouvimos. Depois de captar os sons através de um sistema auditivo saudável, o corpo deve realizar algum tipo de reação.

Para os adultos e crianças mais velhas, isso inclui respostas ou reações mais complexas. Já nos bebês que ainda estão se desenvolvendo e crianças menores, isso se traduz como falta de atenção ou dificuldades de desenvolvimento.

Uma criança que não compreende o que a professora diz na creche, por exemplo, possivelmente apresenta dificuldades nesse sistema. O mesmo é válido para um bebê que com três anos não consegue imitar sons ao seu redor.

Isso é o que especialistas da fonoaudiologia chamam de distúrbio de processamento auditivo central, ou DPAC. É um distúrbio, não é uma deficiência e existe tratamento.

Características do PAC

O PAC é um sistema complexo do organismo que tem como responsabilidade traduzir os sons e gerar algum tipo de reação. É uma série de processos que ocorrem em poucos segundos, levando um som do aparelho auditivo até o córtex cerebral.

Algumas das características do PAC incluem as habilidades para:

  • Diferenciar uma voz da outra;
  • Identificar um som;
  • Dar nome verbalmente ao som;
  • Discriminar espectro e amplitude.

Um dos resultados do uso correto do PAC é a habilidade de dar mais atenção a certos sons do que a outros. É isso que ajuda crianças a identificarem comandos maternos e paternos, aprenderem como falar e até a prestarem atenção na escola.

Afinal, é perda de audição ou falta de atenção?

Um problema comum quando existe suspeita de perda de audição em crianças é confundir o diagnóstico com TDAH. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade possui alguns sinais semelhantes, como dificuldades no desenvolvimento cognitivo.

Graças à tecnologia e aos bons exames de audiometria, muitos casos estão sendo corrigidos ao constatarem que se trata de um distúrbio auditivo.

Só existe uma forma de comprovar que a criança apresenta dificuldades por uma ou outra causa: realizando exames.

Existe inclusive um exame para o processamento auditivo central que médicos usam nos pequenos. O procedimento pode ser solicitado pela própria escola ao perceber qualquer possível problema e pais também conseguem levantar a suspeita cedo quando realizam acompanhamento de rotina.

Espaço Humanare oferece o diagnóstico correto


O diagnóstico correto é imprescindível para realizar o tratamento mais eficiente. Com a audiometria é possível detectar se a criança realmente não escuta bem. O exame de processamento auditivo central (PAC) ajuda a interpretar como esse som está sendo transmitido.

Além de fornecer essas ferramentas para diagnóstico, o Espaço Humanare oferece terapias específicas para tratar o PAC. Dentro de uma cabine acústica, o fonoaudiólogo ensina o sistema auditivo do paciente a “aprender a ouvir” e desenvolver suas habilidades.

Fale com o Espaço Humanare e tenha acesso a diagnóstico preciso e tratamentos eficientes para distúrbios auditivos.