Com o tipo correto de aparelho, o paciente consegue ouvir melhor e ter mais qualidade de vida
Com o tipo correto de aparelho, o paciente consegue ouvir melhor e ter mais qualidade de vida| Foto: Shutterstock
  • Por Espaço Humanare
  • 13/03/2023 15:46

Depois do diagnóstico do grau de perda auditiva, costuma ser necessário utilizar o grande medo de quem deixou de ouvir bem: aparelhos auditivos. Ainda temos na imaginação a ideia de um equipamento grande e que chama a atenção em todos os lugares, mas a tecnologia evoluiu muito.

Hoje, existem alguns tipos diferentes de aparelhos, um para cada condição específica. Graças à melhora no processo de diagnóstico e de produção dos equipamentos, eles se tornaram mais eficientes e discretos.

Isso significa que o paciente consegue ouvir melhor, preocupar-se menos com os tamanhos dos aparelhos auditivos e conquistar qualidade de vida. Entenda quais são os principais tipos e quando são recomendados abaixo.

O aparelho auditivo ideal

Quem precisa usar aparelhos auditivos não escolhe na loja o que achar mais bonito na vitrine. Existem diferenças nas funções e funcionamento de cada aparelho que fazem com que seu uso seja distinto de acordo com a condição apresentada.

Para definir qual aparelho é o melhor, o paciente precisa ser diagnosticado pelo médico, que analisa os resultados dos exames de audiometria. O especialista leva em consideração qual modelo trará melhor resultado para a audição e irá adaptar-se ao estilo de vida específico daquele indivíduo.

Pessoas com perda auditiva leve, por exemplo, não precisam de um equipamento muito robusto. Quem está no grupo de perda moderada ou severa precisa de maior amplificação de sons, não necessariamente de um aparelho maior.

Diferentes tipos de aparelhos auditivos

Considerando a variedade de graus de perda auditiva, fabricantes modernos trabalham com três tipos principais de equipamentos: internos, externos e recarregáveis. É importante lembrar que a escolha sempre deve ocorrer com a aprovação do médico.

Confira como cada um dos diferentes tipos de aparelhos auditivos funciona e quando devem ser utilizados pelo paciente.

Aparelhos auditivos internos

O aparelho auditivo interno ou intracanal possui um transmissor encaixado dentro do canal auditivo. Em geral, fonoaudiólogos recomendam seu uso em casos de perdas leves a moderadas por conseguir transmitir melhor os variados sons do ambiente. Esse modelo pode não ser tão eficaz em casos de perda auditiva mais severa.

Esse tipo de aparelho precisa de modificações personalizadas para adaptar-se ao tubo auditivo de cada paciente. Sua configuração correta ajuda a diminuir a captação de ruídos pelo aparelho e trazer melhor compreensão da fala.

Para a adaptação, o fonoaudiólogo precisa utilizar um molde do ouvido do paciente. Caso contrário, existe risco do aparelho não se encaixar perfeitamente e prejudicar a audição, causando desconforto.

Aparelhos auditivos externos

Os aparelhos externos ficam localizados atrás da orelha e são mais visíveis que os internos. Eles são mais recomendados para quem possui algum tipo de perda auditiva mais severa por proporcionarem melhor amplificação do som e uma variedade de recursos, como Bluetooth para chamadas no telefone ou ouvir música e controle remoto para ajuste de volume sem necesidade de remoção.

O modelo retroauricular (BTE) é um dos mais tradicionais e tem molde personalizado que se encaixa confortavelmente no ouvido do usuário.

Aparelhos auditivos recarregáveis

Os aparelhos auditivos recarregáveis são mais práticos e econômicos. Em vez de usar baterias descartáveis ou que precisam ser trocadas com alta frequência, basta utilizar o carregador do fabricante que seu aparelho estará apto para ser usado.

A praticidade fez com que os aparelhos recarregáveis ganhassem cada vez mais espaço, tornando-se hoje as opções mais comuns. Esses equipamentos possuem baterias com íons de lítio de carregamento rápido. Além de oferecer longa duração, o carregamento é simples.

Basta que o paciente com deficiência auditiva deixe seu equipamento carregando por algumas horas dentro de sua “caixa” ou “case”. Assim, consegue estar preparado para as atividades do dia a dia sem medo de acabar a bateria ou com dificuldades para a troca.

Procure um diagnóstico preciso

Quando falamos em funções do aparelho auditivo, o que realmente importa é o diagnóstico preciso. O Espaço Humanare oferece a melhor solução em aparelhos auditivos por meio de exames de audiometria no próprio consultório. Dessa forma, pacientes conseguem soluções personalizadas e mais eficientes para suas necessidades.

Tenha um diagnóstico correto e encontre o aparelho auditivo ideal para você. Fale com o Espaço Humanare.