Cada criança tem seu tempo de desenvolvimento próprio, mas é importante ficar atento a alguns marcos para identificar possíveis atrasos.| Foto: Shutterstock
  • Por Espaço Humanare
  • 13/03/2023 15:24
Ouça este conteúdo

Um bebê se comunica com as pessoas à sua volta ainda nos seus primeiros dias de vida. Mesmo que ainda não fale, ele pode expressar-se de diversas formas: com sorrisos, choro e até balbuciando. O desenvolvimento da linguagem e da fala humana começa cedo.

Espera-se que, por volta de um ano de idade, as aguardadas primeiras palavras apareçam, o que é motivo de muita alegria para os pais. Nessa fase, cada nova palavra é motivo de comemoração, até que a criança completa 2 anos e já é capaz de formar frases inteiras.

Esse cenário descrito acima é o considerado “normal”, por isso, quando não acontece, gera uma preocupação nos pais. Dúvidas e apreensões invadem a vida em família, que passa se pergunta se há algum problema com seu filho. Como é possível estimular sua fala?

Neste texto, esclarecemos alguns pontos essenciais sobre o assunto, acompanhe.

Como identificar atraso na fala

Cada criança tem seu tempo de desenvolvimento próprio. No entanto, isso não significa que não se deva ficar atento a alguns marcos:

  • Um ano de idade: a criança aponta o que quer e combina palavras; 
  • Dois anos: o repertório de palavras e combinações deve aumentar;
  • Três anos: passa a compreender conceitos de oposição, como quente/frio; forte/fraco; grande/pequeno e começa a apresentar fatos que foram vivenciados.
  • Quatro anos: ainda ocorrem alguns errinhos de pronúncia, mas já conseguem contar histórias completas. Apresentam a fala fluente, utilizando frases com todos os elementos.

Como mencionado anteriormente, esse desenvolvimento pode variar bastante, mas toda atenção é válida. Caso a criança demore muito para falar e chegar nesses marcos, é recomendado que os pais procurem a causa e um diagnóstico com um médico especialista.

O que causa atraso na fala

As causas de atraso de fala são diversas. Elas podem ir desde uma dificuldade de audição, apraxia da fala, falta de estímulos adequados, excesso de tempo de tela (esta vem sendo uma causa cada vez mais frequente), dificuldades cognitivas, síndromes genéticas, até o autismo.

E como a fala da criança pode ser estimulada?

Primeiramente, assim que esse atraso for identificado, os pais devem levá-la a um fonoaudiólogo para uma avaliação especializada. A partir de uma investigação clínica completa, é possível saber se existe realmente um atraso na linguagem infantil ou não.

De acordo com o caso, o especialista irá direcionar para uma intervenção mais adequada,  sem separação de casos criticos. Surgindo uma dificuldade, o fonoaudiólogo deve intervir com terapia para solucionar o problema, sendo que muitas vezes são os pais que causam o atraso na fala da criança e têm que receber instruções.

Características do autismo

Dentre as causas do atraso de fala, é possível listar o autismo. Esse é um transtorno de neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação e a socialização das pessoas. Além disso, aqueles que estão no Espectro Autista apresentam comportamentos repetitivos, dificuldade em manter contato visual e têm hiperfocos.

O autismo tem diversos graus, podendo afetar mais ou menos o desenvolvimento da criança. O grau de suporte 1, por exemplo, pode passar despercebido durante muitos anos, fazendo com que a pessoa receba o diagnóstico já na idade adulta.

Algumas outras características desse transtorno:

  • Hipersensibilidade a sons ou cheiros;
  • Dificuldade em entender piadas ou sarcasmo;
  • Preferência por atividades solitárias;
  • Desgaste muito grande ao envolver-se em situações sociais;
  • Apego à rotina e planos.

O autismo comporta diversos aspectos que variam de pessoa para pessoa, mesmo que alguns sintomas sejam marcantes. Por isso, destacamos novamente a importância de consultar um profissional da saúde (psiquiatra ou neurologista) para investigar o possível diagnóstico.

Também é importante lembrar que o atraso na fala da criança não é necessariamente um indício de autismo, assim como muitas pessoas do Espectro podem não ter apresentado esse sintoma em nenhuma fase da vida. Como já descrito aqui, existem diversas causas envolvidas.

Busque ajuda no Espaço Humanare

Se você está buscando terapia para o seu filho que apresenta dificuldade ou atraso na fala, o Espaço Humanare pode ajudar. Somos um espaço especializado em fonoaudiologia que atende com excelência todas as onze especialidades da área. Melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes é nossa prioridade.

Entre em contato com o Espaço Humanare para oferecer o melhor acompanhamento ao seu filho.